nham nham

Cena Nham Nham – A criatura, de Lucas Barros
Obras audiovisuais destinadas ao público infanto-juvenil que apresentem e valorizem para as crianças e jovens a cultura nacional com estética própria livre de estereótipos e preconceitos receberão incentivo do Ministério da Cultura.
Uma das ações desenvolvidas pelo ministério para esta área é o edital Longa de Baixo Orçamento Infantil lançado pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Com inscrições abertas até 13 de março, este é o primeiro edital de longas-metragens dedicado a esse público aberto pela SAv. A Secretaria já realizou seis edições de editais Curta-Criança e Curta Infanto-Juvenil.

Outra ação importante do Ministério da Cultura para a infância é o GT Cinema e Educação, criado para formular subsídios para a regulamentação da Lei que inclui o cinema nacional na grade curricular da educação básica, exigindo a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção nacional nas escolas. Se aprovada, a legislação possibilitaria uma nova relação do audiovisual brasileiro com a infância e a educação.

Hoje, no Brasil, há mostras e festivais voltados especificamente às crianças, como a já tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, que, em julho deste ano, realiza sua 15ª edição e está com inscrições abertas até 19 de março. Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros, resultante do Edital Curta Criança 2013, da Secretaria do Audiovisual (SAv), foi eleito o Melhor Filme da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em junho de 2015. [Fonte: Portal Vermelho]