washington

[Por Claudia Santiago (NPC) e Fátima Lacerda (APN)] Na segunda-feira, 19 de maio, o Rio de Janeiro amanheceu menor. Naquela madrugada morreu, aos 57 anos, o comunista que realizava sonhos Washington Costa. O militante menino tornou-se operário metalúrgico e participou de todas as lutas da categoria desde a década de 70. Foi militante da Ala Vermelha (que depois passa a se chamar MCR – Movimento Comunista Revolucionário e posteriormente Força Socialista, e finalmente APS). Foi fundador do PT e da CUT. Até o dia de sua morte era militante do PSOL.

Em 1987 foi eleito presidente do Sindicato dos metalúrgicos do Rio. Em 1991 é eleito presidente da CUT-RJ. Participou de todas as manifestações do ano passado, até setembro quando ficou doente. Atualmente era professor do Cefet-RJ. Em 2013 foi eleito presidente da Associação de Docentes, a ADCEFET-RJ, gestão 2013/2015.

Washington Costa foi um grande comunista. No ano passado o NPC o escolheu como um dos entrevistados do seu programa Quintas Resistentes, representando os operários do Rio de Janeiro. Assista aqui a entrevista!