trabalhadores_ditadura

Nesta quinta-feira, 12 de março, a partir das 18h, a Livraria Antonio Gramsci recebe o historiador Marcelo Badaró e colaboradores para o lançamento do livro “Trabalhadores e Ditaduras. Brasil, Espanha e Portugal”. Organizado por Badaró e Rubém Vega, a obra retoma o debate sobre as ditaduras na América do Sul e no Sul da Europa, com a publicação de artigos de diversos autores que interpretam essas formas de dominação política e a resistência dos trabalhadores.

Em 2014, aos 50 anos do golpe de 1964 no Brasil, um conjunto significativo de debates acadêmicos foi realizado sobre o tema. Para os organizadores do livro, o espaço conferido à classe trabalhadora nesse debate – suas formas organizativas, lutas coletivas, projetos e manifestações culturais – foi insuficiente para o entendimento do processo de resistência e das lutas pela redemocratização.

Por isso, “Trabalhadores e Ditaduras” nada contra a corrente. Suas contribuições foram concebidas a partir da valorização do papel dos trabalhadores e dos conflitos sociais em que estavam envolvidos durante regimes ditatoriais, como a ditadura empresarial-militar no Brasil e os regimes franquista e salazarista, na Espanha e em Portugal, respectivamente.

Durante o lançamento, será realizado um bate-papo com Marcelo Badaró e os autores Kênia Miranda e Marco Pestana.

A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (rua da Câmara dos Vereadores, ao lado do Teatro Dulcina).