Uma das mais esperadas medidas aprovadas pela “lei de meios” mexicana entrou em vigor no último dia 11 com o fim do duopólio da Televisa e TV Asteca no país. Ambas controlam 90 por cento do mercado de televisão aberta do México. Desde o dia 12 de março outros dois canais televisivos estão aptos a transmitir seus sinais: a Cadena Tres e Grupo Radio Centro.

Apesar de ser considerado o principal ponto da reforma do setor de telecomunicações, realizada em meados de 2014, o processo que resultou no fim do duopólio na TV aberta está sendo criticado no México. Isso porque, apesar das expectativas registradas nos primeiros dias, com a participação de 12 pretendentes, houve um esvaziamento nos concorrentes pela falta de atrativos da licitação.

Apesar das críticas, o presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT), Gabriel Contreras, classificou o processo como “inédito”. A última concessão de TV no país foi outorgada há 20 anos. De acordo com Contreras, o processo foi feito com o objetivo de “conseguir uma maior concorrência e pluralidade no setor de radiodifusão em benefício das audiências”. [Fonte: Agência Pulsar e Opera Mundi]