marx_selvagem

Nesta quinta-feira, 19 de março, a partir das 18h, a Livraria Antonio Gramsci realiza o lançamento do livro “Marx Selvagem”, do professor de Política Externa Brasileira Jean Tible. Na ocasião, faremos mais um bate-papo entre os presentes. O autor também convidou, os professores e pesquisadores Tatiana Roque (UFRJ), Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Alana Moraes (Museu Nacional) e Josué Medeiros (IESP/UERJ) para essa conversa.

“Marx Selvagem” pode ser considerada uma obra inovadora e provocadora. Propõe um encontro entre Karl Marx e a América Indígena. No livro, o autor critica o paradigma eurocêntrico marxiano do processo do superação do capitalismo, tradicionalmente defendido pela esquerda “ortodoxa”. Como destaca Michael Löwy, no prefácio do livro, Jean e aposta no debate sobre o “comunismo primitivo” ou “romântico” “para criticar a desumanidade do capitalismo e para pensar um futuro comunista.”

“Marx Selvagem” destaca as lutas das comunidades originarias, especialmente na América Latina, como um impedimento concreto do processo de acumulação presente nas frentes de expansão desses territórios. E também o protagonismo dos povos indígenas brasileiros na preservação do homem como agente e protetor da natureza, em contraposição à destruição promovida pelas empresas mineradoras e do agronegócio, hoje suportes essenciais no processo de reprodução do capital.

A Livraria Antonio Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (rua da Câmara dos Vereadores, ao lado do Teatro Dulcina).