Os perigos da concentração da mídia e as alternativas para evitá-la foram os assuntos discutidos na manhã de sábado, dia 25, no seminário intitulado Life after capitalism, realizado durante o FSM, que contou com a participação dos jornalistas Raimundo Rodrigues Pereira (Revista Reportagem e site Oficina de Informações) e David Barsamian (Alternative Radio – EUA) e dos representantes da Indymedia Brasil, Bolívia e Argentina.

A discussão foi aberta por Raimundo Pereira, que desenvolveu o tema “Jornalismo alternativo, o que fazer?”. Durante sua exposição, ele discutiu a situação da grande imprensa brasileira, que está falida, e apresentou o trabalho desenvolvido na revista Reportagem.

Barsamian iniciou sua fala citando a frase escrita na camiseta que vestia: “The batllefield is between your ears”, ironizando a forma como a grande mídia norte-americana divulga suas informações, na verdade mantendo as pessoas desinformadas. Como contraponto a isso, divulgou seu trabalho em uma rádio alternativa, na qual abre espaço para que grandes pensadores e o ouvinte, e não o mercado, decidam a programação.

Jovens representantes de Centros de Mídia Alternativa (Indymedia, em inglês) também apresentaram saídas à grande mídia, usando como exemplo o sucesso alcançado por seus trabalhos na internet. A troca de informações e experiências foi a grande contribuição desse seminário ao Fórum.

Após a exposição dos participantes foi exibido um filme feito na Argentina em janeiro de 2002 e que está sendo divulgado pelo Indymedia há três meses. Os autores são os argentinos Andrés Ingoglia e Raphael Lyon.

(Por Jerusa Rodrigues Pereira para a III Ciranda da Informação)