Entrevista com Vito Giannotti, por Claudia Santiago, março de 2004

Três perguntas para Vito Giannotti sobre a cartilha O Dia da Mulher Nasceu da Luta das Mulheres Socialistas.

Boletim do NPC. Por que resolveu fazer este texto?

Vito Giannotti. Porque no ano passado saíram várias versões em jornais e revistas um pouco confusas sobre a origem da data. Ao mesmo tempo vi que era importante restabelecer a verdade sobre o Dia 8 de Março, criado pelo movimento socialista no começo do Século XX. O 8 de Março só tem uma origem: uma greve das tecelãs de São Petersburgo, que começou em 8 de março de 1917, pelo calendário gregoriano, e acabou sendo o estopim da Revolução Russa.

BNPC. Na cartilha, você fala pouco daretomada da luta das mulheres na década de 60.

Vito. A cartilha não pretende ser uma história da luta das mulheres e do feminismo. É só e unicamente, sobre a origem do 8 de Março. É claro que a luta feminista que se iniciou, no mundo, na década de 60, do século passado, tinha um forte caráter de contestação da opressão da mulher em todos os domínios. Os partidos comunistas da linha soviética, naquele tempo, se preocupavam mais com a luta política geral e pouco com a luta da mulher. O machismo reinava, mesmo nos sindicatos e nos partidos de esquerda. Para muitos socialistas, falar em libertação da mulher era quase desviar a atenção da luta geral. Mas isto é assunto para outro texto. Não dava para falar de tudo nesta cartilha.

BNPC. Você não acha que esta cartilha pode esfriar o ânimo de quem acreditava na história das 129 mulheres queimadas vivas?

Vito. Ao contrário. Ao invés de pensar que o 8 de Março nasceu de uma luta derrotada, de morte, com as mulheres vítimas dos patrões, a história mostra uma greve vitoriosa. Foi a greve das tecelãs de São Petersburgo, que entraram em greve de forma espontânea e autônoma. Até contra os planos do partido e do comitê sindical. Entram em greve e desencadeiam a primeira etapa da Revolução Russa. Na cartilha tem uma página inteira sobre este fato – Esta é a única origem do 8 de Março – um dia de luta, de vitória e de muitas bandeiras vermelhas.