Ano após ano, as grandes cidades recebem contingentes cada vez maiores de homens e mulheres em busca de emprego, de oportunidades e de uma qualidade de vida melhor. Pessoas que, na maioria das vezes, vêem seus sonhos se frustrarem ante a total carência de políticas públicas para os segmentos mais pobres da população. O que fazer diante deste quadro? É um impasse insuperável. Existem alternativas? Essa é a discussão proposta por este documentário.

Indicação de uso: Entidades de trabalhadores rurais e urbanos, associações de moradores, pastorais da terra, universidades e escolas. 

Ficha técnica:

Direção: Mário Kuperman; 1975; 20 minutos

Produção: Futura Filmes 

Contato: (11) 3061-2676 (Mário K.). 

Discute as origens, causas e conseqüências do processo do êxodo rural no Brasil, consolidado na segunda metade do séc. XX. Este movimento levou ao esvaziamento do campo e à superpopulação nas metrópoles. No campo, a dramática situação dos bóias-frias, a falta de horizontes, a crescente concentração de terras e as altas taxas de natalidade e mortalidade. Nas metrópoles, o acelerado processo de urbanização desordenada aliado à falta de infra-estrutura.