Fotógrafo retrata movimentos sociais e valoriza cultura popular em seu novo site

ripper

“Olho, alma, razão e coração” é o lema do novo site do fotógrafo documentarista Thiago Ripper.

Inspirado na trajetória do pai, João Roberto Ripper, o trabalho de Thiago é também voltado para as causas sociais, buscando defender os direitos dos menos favorecidos, dos esquecidos e marginalizados. Quilombolas, indígenas, sem-teto e sem-terra, jovens e crianças de comunidades urbanas e artistas populares fazem parte de seus temas preferidos, com ênfase para a cultura popular rural e urbana.

Conforme ele mesmo define, sua lente, seu olho e sua mente são os instrumentos de que se utiliza “para ajudar na construção de um mundo mais plural, em que floresçam a igualdade e a justiça”. Seu novo site traz uma mostra dos seus mais recentes trabalhos, exibindo cenas dos subúrbios e da periferia do Rio, particularmente Sepetiba, onde residiu por um tempo. A página traz ainda trabalhos desenvolvidos na Cúpula dos Povos, em 2012, no Vale do Jequitinhonha (MG), em 2013, entre outros projetos.

Thiago Ripper começou a estudar fotografia aos 17 anos; aos 19,  publicou as primeiras fotos na revista bilíngue Nova América. Estagiou em empresas de comunicação, fotografando eventos e seminários. Posteriormente, clicou a noite da Zona Norte carioca. Em seguida, desenvolveu trabalhos no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, trabalhando com adolescentes em conflito com a lei. Na ONG Ação Comunitária do Brasil ministrou aulas de fotografia e documentou  eventos realizados no âmbito do sistema socioeducativo e também em favelas e comunidades do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha como freelancer para sindicatos e ONGs, além de fotografar diversos eventos sociais. Colabora também como midiativista do Coletivo Carranca.

Confira o trabalho de Thiago Ripper em:  http://thiagoripper.wix.com/thiago-ripper