Por Ruben Berta, no Globo Online

Preso no dia 15 nas escadarias da Câmara, Ciro Oiticica, de 25 anos, reclama de excesso da polícia. O estudante de comunicação e de relações internacionais, que participa dos protestos desde junho, diz que as manifestações estão tornando a população mais consciente e alega “abuso de autoridade” em sua prisão.

ciro-agencia-oglobo

Ciro: “O sentimento de revolta é legítimo” Foto: Agência O Globo | Divulgação

Quando foi a sua primeira manifestação e por que você resolveu ir às ruas?

Desde junho tenho participado. As motivações foram inicialmente os serviços públicos de péssima qualidade, a pouca representatividade e a profundidade das desigualdades sociais.

Há muitos que acreditam que os protestos mais recentes não têm bandeiras definidas, não têm reivindicações claras. Na sua opinião, isso é verdade?

A profusão de demandas não significa que não sejam claras. A questão da CPI dos Ônibus, desmilitarização da polícia, democratização da mídia, educação pública, gastos com a Copa, Museu do Índio, entre muitas outras, são bandeiras bem definidas e têm reivindicações trabalhadas.

As recentes manifestações estão fazendo do Brasil um país melhor?

Estão tornando as pessoas mais conscientes e atuantes. Além disso, estão deixando mais claro que precisamos de conquistas sociais e que nossa democracia ainda é frágil. O processo é longo e certamente trará frutos.

Como foi a sua prisão? Os policiais que o prenderam alegaram o quê?

Estava na escadaria da Câmara colhendo informações para apurar como tinha se iniciado o confronto. Nesse momento raro de tranquilidade, uma centena de policiais nos acuou, batendo o cassetete nos escudos para nos intimidar. O cordão de isolamento foi formado. Fomos detidos um a um e levados à força para os ônibus. Não houve qualquer alegação, apenas abuso de autoridade e constrangimento ilegal.

E os momentos na prisão, como foram?

Muito mais tranquilos do que qualquer um possa imaginar. A convicção de que estava fazendo a coisa certa, partilhada com os demais manifestantes presos, me permitiu superar as dificuldades e humilhações do sistema carcerário brasileiro. Mantivemo-nos íntegros do início ao fim.

Atos de depredação representam você? Você acredita que eles tenham alguma legitimidade?

Nas ruas, todos representam a si mesmos. Toda manifestação política de insatisfação, desde que não atente contra a integridade física e a dignidade, tem minha simpatia. O sentimento de revolta é legítimo. Quanto às depredações, é sua aceitação política que definirá a legitimidade. E ela tem crescido à medida que as instituições negam o caminho do diálogo.