O documentário narra a história do Partido dos Trabalhadores a partir das greves no ABC paulista, no final da década de 1970. Da histórica assembléia do estádio de Vila Euclides, que desencadeou a greve dos metalúrgicos do ABC, desafiando o governo militar, até a posse de Lula como presidente da República, em 2002, foi uma longa trajetória. Com depoimentos de petistas históricos, como o senador Eduardo Suplicy, o vídeo recorda a fundação do partido, no início dos anos 80, a sua consolidação ao longo de duas décadas e meia, homenageando grandes nomes que ajudaram a construir o PT, como Apolônio de Carvalho, Florestan Fernandes, Paulo Freire, o caricaturista Henfil, o publicitário Carlito Maia, Chico Mendes, Pe. Josimo Tavares e a trabalhadora rural Margarida Maria Alves, os três últimos assassinados a mando de grileiros e latifundiários, nas lutas pela posse da terra. 

 

Os militantes de base também participam, fazendo perguntas à direção nacional. O vídeo aborda a aprovação do manifesto de fundação do partido, as principais campanhas políticas em que o PT se envolveu, como as Diretas, Já! e a Constituinte, o crescimento da base parlamentar, a conquista de importantes prefeituras, a valorização de setores como saúde e educação nos municípios administrados pelo partido, as eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998 e, finalmente, a vitória do partido em 2002.  

 

Indicação de uso:

 

Militantes do partido, sindicalistas, jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores de História, Sociologia, Ciência Política e Comunicação, entre outros. 

 

Ficha técnica:

 

Direção: Eduardo Abramovy e Toni Ventura; 2003, 30 minutos

 

Produção: Olhar Imaginário

 

Realização: Fundação Perseu Abramo e Secretaria Nacional de Formação Política do PT 

 

Contato:(11) 3082-3448 producao.olhar@terra.com.br // www.olharimaginario.com.br/