10
Foi inaugurada no dia 19, no Rio de Janeiro, a nova sede do jornalismo da Rede Globo. A redação agora conta com 1.370 m², o dobro do tamanho anterior, e integra as equipes de TV e internet. No centro do novo espaço, está localizado o estúdio do Jornal Nacional, um cenário giratório, com o que há de mais moderno em tecnologia da informação. Um dos exemplos é o vidro de quinze metros, em curva, que recebe projeções em alta resolução e tela retrátil de led, ao fundo, que dá aos recursos gráficos uma perspectiva em 3D.

A exuberância do cenário serve de referência para uma comparação entre as forças das mídias alternativa e hegemônica. Enquanto a primeira vive um momento de estrangulamento financeiro e realiza diversas campanhas de financiamento coletivo para se manter, a outra, apoiadora de golpes, dá uma grande demonstração do quanto vem sendo favorecida pela política do atual governo.

Em seu quadro TV Afiada, o jornalista Paulo Henrique Amorim lembrou as ações executadas pela emissora, que feriram a democracia do país ao longo da história. Essas, é claro, não constaram no discurso de inauguração da nova sede, feito por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo e filho do fundador da emissora. Para assistir ao vídeo, acesse aqui.