santiago_maldonado

[Por Ópera Mundi | 02/10/2017] Milhares de pessoas foram às ruas no domingo (01/10) pedindo pela aparição de Santiago Maldonado, jovem de 28 anos desaparecido na Patagônia no dia 1º de agosto, e a renúncia da ministra de Segurança argentina, Patrícia Bullrich. O ato foi chamado pela família do rapaz e contou com o apoio de organizações de direitos humanos como as Mães e Avós da Praça de Maio.

Manifestantes se reuniram na Praça de Maio, em Buenos Aires, debaixo de chuva. Também houve manifestações denunciando o desaparecimento de Maldonado em diversas outras regiões argentinas como Córdoba, Rosário, Bariloche e Mendoza.

Durante o ato, o irmão de Santiago, German Maldonado, afirmou em seu discurso que “a família Maldonado não milita em nenhum partido político e, em segundo lugar, a questão é política desde o início, uma vez que a Gendarmeria [polícia militar argentina] leva meu irmão, uma vez que esta instituição está subordinada ao Governo, vocês [gestão Macri] que são os políticos da mudança e principais responsáveis pelo desaparecimento do meu irmão”.

Onde está Santiago Maldonado?

O jovem de 28 anos foi visto pela última vez no dia 1º de agosto durante ação da polícia militar argentina contra um protesto mapuche na província de Chubut . Segundo testemunhas que estavam no local, Maldonado foi detido por policiais e levado a bordo de um veículo militar da região. A justiça de Chubut até o momento trata o caso como averiguação e não como desaparecimento forçado.