As histórias da cidade de Volta Redonda e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) se confundem neste vídeo, precioso relato sobre a mais importante usina siderúrgica do Brasil, um dos símbolos da soberania nacional e palco de memoráveis lutas sindicais e políticas. Inaugurada na década de 1940 pelo presidente Getúlio Vargas, a CSN transformou-se num ícone de resistência dos trabalhadores de todo o país. Estão presentes neste importante documento as diversas etapas dessa história, desde a fundação da usina até as lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e contra a privatização.

 

O vídeo recorda também as perseguições políticas durante a ditadura militar, a ocupação da fábrica pelos operários e a sua invasão por soldados do Exército, resultando nas mortes dos operários William, Valmir e Barroso, em 1989. O atentado contra o memorial operário erguido em homenagem aos três trabalhadores executados também é lembrado.

 

O documentário é ilustrado por depoimentos de antigos e novos operários, moradores de Volta Redonda e importantes personalidades, como o bispo dom Valdir Calheiros e o líder sindical Juarez Antunes, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e ex-prefeito da cidade, morto num acidente de carro pouco tempo após ser eleito.

Sugestão de uso: Indicado para sindicatos, partidos políticos, estudantes, professores e pesquisadores da História do Brasil e das lutas sindicais.

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica

Direção: Luiz Arnaldo Campos; 60 minutos

 

Produção: Telenews Service

Realização: Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda

Contato:(24) 2102.2800 – 2102.2840 contato@sindmetalvr.org.br // www.sindmetalvr.org.br