"Avenida Kalinin", de Víktor Akhlomov.
Exposição fica em cartaz até fevereiro de 2018. Vladímir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladímir Bogdanov, Iúri Krivonossov, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus retratam a complexa relação entre o indivíduo e o Estado na ex-URSS.

Na próxima quinta-feira (14), será inaugurada, às 18h30, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a exposição “A União Soviética através da câmera”, com 200 imagens em preto e branco realizadas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS.

“A União Soviética através da câmera” tem curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragovae, por meio do olhar de diferentes artistas de renome com formações e estéticas distintas, proporcionará ao público uma viagem a uma cultura longínqua.

As fotografias retratam a vida cotidiana, os habitantes e a história da Rússia pós-Stálin a partir de 1956 – ano do discurso secreto em que Nikita Khruschov denuncia os crimes cometidos por Stálin – até 1991, quando ocorre a dissolução da União Soviética.

Os fotógrafos exibidos são Vladímir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladímir Bogdanov, Iúri Krivonossov, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus.

A exposição também busca mostrar a complexa relação entre o indivíduo e o Estado, penetrando no fino espaço deixado para a interpretação individual pela censura soviética.

Desta forma, o espectador poderá observar a vasta nuance de olhares sobre o mesmo país, segundo a região retratada pelo artista, o posicionamento político e o grau de conformismo ou subversão de cada respectivo artista.

A exposição fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2018 e tem entrada franca.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond. https://br.rbth.com/historia/79592-paco-imperial-mostra-fotografia-sovietica