Documentário sobre a violência promovida pelo governo do Paraná – gestão Jaime Lerner – contra o MST. O filme apresenta imagens da desocupação violenta da fazenda Santa Gertrudes, em maio de 1998. A seguir, mostra o ato promovido pelo Movimento em abril de 1999, em Curitiba, contra a violência e a morte do agricultor Eduardo Anhioni. Conta a história do acampamento organizado no Centro Cívico da capital, que durou 172 dias e promoveu uma ampla integração dos trabalhadores rurais e urbanos. Foram feitas plantações, produziu-se pão, queijo e eram dadas aulas sobre a terra e sobre direitos. Em dezembro de 1999 a polícia isolou o local, sequestrou trabalhadores, impediu a ação de advogados e destruiu o acampamento e todos os bens do acampados. As imagens são emocionante.

Por fim, “Pés na Estrada” mostra-nos a tentativa do MST de participar do ato de 1º de maio de 2000, em Curitiba, abortada pela polícia do mesmo governador. Dezenas de ônibus foram parados na estrada e os trabalhadores violentamente atacados, deixando dezenas de feridos. Nessa ocasião, o dirigente do MST Antonio Tavares foi assassinado com um tiro.

“Pés na Estrada” termina apresentando alguns dados sobre a repressão durante o governo de Jaime Lerner contra o MST: 118 despejos; 322 lesões corporais; 464 prisões; 7 torturados; 45 ameaçados de morte; 31 tentativas de assassinato e 15 assassinatos.

Sugestão de uso: Impressionante documento para aulas ou debates políticos que tenham como tema a questão agrária no Brasil ou os Direitos Humanos.

Direção: Anderson Leandro; 2000; 15 min.

Realização: Quem TV

Contato: (41) 3324-0099 quemtv@cefuria.org.br // www.cefuria.org.br