O desprezo da Veja pelo que representa o Fórum Social Mundial, seja ele realizado em Porto Alegre ou em Mumbai, na Índia; ou no futuro, na África, não muda e não é, sequer, disfarçado. Essa afirmação pode ser confirmada com uma vista d’olhos nas capas da revista, na semana logo após a realização do II e III fórum, em Porto Alegre, e do IV, na Índia. Em todas elas o Fórum foi solenemente ignorado.
Durante o II Fórum, em 2002, houve uma enorme passeata de mais de 50 mil pessoas, contra a Alca e por um “outro mundo possível”. Veja optou por trazer em sua capa a matéria: “Veja a sua idade sexual”. Ótimo título para fazer esquecer o Fórum. Após o 3º Fórum, em fevereiro de 2003, outro assunto doméstico para encobrir o evento: “Diabete: o mal oculto”. De novo típico artigo de gaveta para esconder os quase cem mil participantes, de 136 países, que foram a Porto Alegre condenar o neoliberalismo. Tudo serve. O apelo sexual em 2002, o medo da diabete em 2003. Em 2004, a revista inovou. Não precisou de apelações. Simplesmente ignorou o Fórum de Mumbai.  Sua matéria capa  em 28/01/2004 sai com um assunto qualquer, bom para qualquer data vazia: “Porque o Brasil não é 1º mundo”. Na revista inteira, nenhuma palavra sobre um fórum que reuniu mais de 170 mil pessoas durante quase uma semana, na Índia.

(Vito Giannotti)


.  Outra façanha do grande Senhor. Cumprindo suas ordens, a Rede Globo, no dia 25 de janeiro de 1984 tentou esconder de seu público o comício das Diretas-Já, em São Paulo.  No fim do dia 25, noticiou rapidamente o comício, dizendo que aquelas trezentas mil pessoas estavam lá porque era o aniversário de São Paulo.
.  Também é sempre bom se lembrar do que o Senhor Roberto fez, pessoalmente, na edição do famoso debate Lula x Collor, em 89, para o Jornal Nacional. Tão vergonhosa que levou dois dos principais jornalistas da emissora a pedirem demissão.

(Claudia Santiago)