protesto porta tv globo jardim botanico 2013

Cerca de 300 ativistas lacraram a entrada da TV no Jardim Botânico e pediram aprovação de uma nova Lei das Comunicações no Brasil. As principais críticas foram a manipulação da cobertura das recentes manifestações e a denúncia de que a emissora teria sonegado impostos. Durante o ato, integrantes da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Fale Rio) recolheram assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática, que pretende atualizar a legislação brasileira de 1962.

Ativistas presentes também protocolaram na TV Globo o documento da Receita Federal  divulgado pelo blog  ‘O Cafezinho‘, do jornalista carioca Miguel do Rosário. Os organizadores lacraram a entrada da Rede Globo para simbolizar a atitude do poder público contra as rádios comunitárias que estão com alguma irregularidade, mesmo que pequena.

Ao final do protesto, foi realizada uma assembleia temática sobre Democratização da Mídia. Os participantes pediram a saída do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e reafirmaram a importância do fortalecimento da luta pelo Direito à Comunicação através da aprovação do Projeto de lei da Mídia Democrática. A manifestação foi transmitida pelo grupo NINJA da Pós TV e contou audiência de mais de 6 mil pessoas simultâneas, número maior que muitas rádios e TVs do país.