radio mapuche kimche mapu chileA rádio comunitária mupuche ‘Kimche Mapu’ teve que parar suas transmissões em 2011 após receber uma punição por funcionar sem licença do governo chileno, apesar dos esforços para sua regularização. A diretora da emissora, Mireya Manquepillán, denunciou o caso esta semana em Genebra ao Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas.

A rádio é um dos poucos meios de comunicação mapuche do país. Manquepillán acredita que a denúncia busca que “outros países conheçam a situação dos meios de comunicação mapuches, a má legislação que há no Chile e como se desrespeitam dos direitos de liberdade de expressão do povo”.

O redator da apresentação, Branislav Marelic, afirmou que a ação junto à ONU busca instalar a perspectivas dos direitos humanos sobre a radiodifusão no direito a cultura dos povos indígenas. A localidade onde a rádio Kimche Mapu funciona tem frequências disponíveis, contudo os altos custos do estudo técnico obrigatório impedem a legalização de estações comunitárias dos povos originários.

Com informações da Rádio Tierra e da Agência Pulsar.