Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal arrombaram na  manhã desta terça-feira, dia 4, os estúdios da rádio comunitária Pop Goiaba (FM 104,1), da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. A ação aconteceu por volta das 10h30 e não havia ninguém na rádio, apenas equipamentos, que foram apreendidos. Os fiscais deixaram no local duas cópias de um mandato de busca e apreensão.

Os agentes levaram transmissores, mesa de som, processador, compressor e o computador da rádio, além de 160 gigabytes de música em MDs (Mini Disks). Um agente que se identificou como Fitipaldi telefonou para um dos programadores da rádio, Cláudio Salles, e disse que ele deveria comparecer hoje mesmo, às 14h30, na Polícia Federal de Niterói.

“O fechamento da rádio não se deu por questões técnicas, mas políticas. Nossa rádio já havia sido autorizada pelo Ministério das Comunicações, publicada em Diário Oficial, faltava apenas a outorga, que depende da assinatura do presidente Lula”, diz Cláudio.

O diretor da rádio e da Federação dos Bancários RJ-ES, Paulo de Tarso informou que, poucas horas depois, a freqüência da Pop Goiaba já estava ocupada por uma emissora evangélica comunitária – outra ilegalidade já que emissoras comunitárias não podem ser de caráter religioso.

A Pop Goiaba foi montada dentro da Universidade Federal Fluminense, por iniciativa de alunos da pós Graduação do Departamento de Antropologia, onde funcionou por alguns meses. Há um ano a rádio saiu das dependências da universidade e foi instituída uma parceria entre a UFF e a Associação Niteroiense de Arte, Comunicação e Cidadania – AnarcoPop.

Na última sexta-feira, a Pop Goiaba comemorou um ano de funcionamento fora da UFF com uma grande festa, na qual tocaram 12 bandas independentes e três DJs.

A rádio Pop Goiaba cumpre importante papel de divulgação cultural, uma vez que é a única a promover os artistas independentes de Niterói, e também divulgação científica, pois trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense.

(Com Bruno Zornitta e Feeb RJ-ES)