Como anunciamos no último boletim, a Semana da Democratização da Comunicação, que vai de 13 a 20 de outubro, terá debates e atividades em todo o país. No Rio de Janeiro, o relator especial da ONU sobre Liberdade de Expressão, Frank de La Rue, participa de uma reunião aberta à sociedade no domingo, dia 13, no Sindicato dos Petroleiros. Apesar de não ser uma agenda formal da ONU, La Rue vai ouvir os problemas que os comunicadores têm enfrentado no Brasil, como a criminalização das rádios comunitárias.

democom-253-ok

Em Brasília, haverá ato público pela implantação Conselho Distrital de Comunicação Social no dia 16, às 11h, no Palácio Buriti. O Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, vai realizar uma oficina aberta sobre direito à comunicação no dia 14/10, às 14h. Em João Pessoa haverá diversas atividades, dentre elas um debate sobre “Coronelismo eletrônico – política no ar e no sangue”, com os professores Suzy dos Santos (UFRJ), Heitor Rocha e Alfredo Vizeu (UFPE). A mesa acontece no dia 16, às 9h, na Universidade Federal da Paraíba.

Em São Paulo, entre as diversas atividades programadas está o lançamento da campanha de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática no dia 17/10, às 17h30, na Câmara Municipal.  No mesmo dia, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) vai realizar atividades em defesa da liberdade de expressão e do acesso de adolescentes e jovens à informação e à participação na produção da comunicação em pelo menos 25 cidades. A programação listada abaixo foi fornecida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e pela Fale-Rio. Caso saiba de alguma outra atividade pelo país entre em contato conosco pelo e-mail marina@piratininga.org.br para divulgarmos!

 

RIO DE JANEIRO

* Dia 13/10, domingo, às 17h, no Sindipetro, reunião com Frank de La Rue, relator especial da ONU sobre Liberdade de Expressão. O Sindipetro fica na Av. Passos, 34, Centro.

* Dia 14/10, segunda, às 14h30min, na ABI – Audiência Pública do Conselho Curador da EBC, para debater o processo de indicação/eleição dos próximos conselheiros da sociedade. A ABI fica na rua Araújo de Porto Alegre, 71, Centro.

* Dia 14/10, segunda, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio – Debate sobre Financiamento da Mídia Comunitária e Alternativa. Estarão presentes Virgílio de Souza (jornal Capital Cultural); representantes dos jornais “A Notícia por Quem Vive” (Cidade de Deus) e “O Cidadão” (Maré); integrantes dos coletivos “Voz da Rua” e “Rio na Rua”; ativistas de rádios comunitárias, além do diretor do Sindicato dos Jornalistas André Vieira. O sindicato fica na rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar, Centro.

*Dias 14/10 e 15/10 – Audiência Pública e Reunião Ordinária do Conselho Curador da EBC
Local: Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro (ABI), no endereço Rua Araújo de Porto Alegre, 71, 7º Andar, Auditório Belizário de Souza, Rio de Janeiro, Centro.  Todas as atividades podem ser acompanhadas pelo público presencialmente ou pela internet, pelo endereço http://www.conselhocurador.ebc.com.br/transmissaoaovivo ou pelos perfis do Conselho no Twitter, Facebook e Google+.

* Dia 16/10, quarta, às 16h, na Associação Brasileira de Imprensa – II Seminário sobre Democratização da Mídia, organizado pela Comissão de Direitos Humanos da ABI. A ABI fica na rua Araújo de Porto Alegre, 71, Centro.

* Dia 16/10, quarta, às 18h30 – Aulão público sobre direito à comunicação e liberdade na internet, no Ocupa Petrobras (em frente à sede da Petrobras). O endereço é avenida República do Chile, 65 – Centro).

* Dia 18/10, sexta, às 18h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio – Apresentação da pesquisa “Democratização da mídia”, da Fundação Perseu Abramo. O estudo será apresentado por  Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo; e Gustavo Venturi Jr, pesquisador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp). Haverá transmissão online pela tevêFPA.

* Dia 19/10, sábado, às 14h30min, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa – Rodas de Conversa sobre 10 anos de Luta pelo Direito à Comunicação – Comemoração dos 10 anos do Intervozes. Depois, às 22h, haverá festa dos 10 anos da entidade no Centro de Arte Maria Teresa Vieira. O endereço é Rua da Carioca, 85 – Centro e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

*Dia 22/10,  terça, às 15h – Ato pela valorização profissional e democratização da mídia. Protesto em frente à TV Globo. Apoio CUT-RJ, da Fitert e do Sindicato dos Jornalistas. Local: TV Globo – Rua Lopes Quintas nº 303 e na Rua Von Martius nº 22. A concentração para a manifestação começará às 15h na ABBR, na Rua Jardim Botânico nº 660. Informações

 

DISTRITO FEDERAL

* Dia 15/10, terça-feira, às 19h – Debate Barão lançamento livro “Príncipe da privataria”. Local: Sindicato dos Bancários.

* Dia 16/10, quarta-feira, às 11h – Entrega do Bolo de aniversário do 1 ano de descumprimento das promessas de Agnelo de criação do Conselho no Palácio do Buriti. Local: Buriti.

* Dia 16/10, quarta-feira, às 17h – Coleta de assinaturas para o PLIP. Local: Rodoviária.

* Dia 17/10, quinta-feira, às 19h – Debate sobre comunicação pública no DF. Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federela.

 

SÃO PAULO

* Dia 14/10, segunda-feira, às 12h – Oficina: Mulher, Estética e Mídia. Local: FFLCH/USP – Faculdade de Ciência Sociais – sala 109 – Cidade Universitária – Butantã.

* Dia 16/10, quarta-feira, às 17h – Ato pela Internet Livre. Local: em frente à VIVO-Telefônica – Rua Martiniano de Carvalho, 851 – Paraíso.

* Dia 16/10, quarta-feira, às 18h – Debate: A violência da mídia contra a mulher. Local: ECA/USP – Cidade Universitária – Butantã. (Atividade conjunta com a semana de Combate à Violência contra a Mulher)

* Dia 16/10, quarta-feira, às 19h30 – Lançamento do livro “Conselho de Comunicação Social – A interdição de um instrumento de democracia participativa”, de Venício A. de Lima, e debate com o deputado estadual Antônio Mentor e com o vereador José Américo, autores dos projetos de conselho estadual e municipal de comunicação. Local: Sede do Barão de Itararé – Rua Rego Freitas, 454, cj13 – República.

* Dia 17/10, quinta-feira, às 19h30 – Lançamento em SP do Projeto de Lei da Mídia Democrática e da pesquisa do Instituto Patrícia Galvão/Data Popular sobre concessões de rádio e TV para políticos. Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia.

* Dia 18/10, sexta-feira, às 19h – Coleta de assinaturas do Projeto de Lei da Mídia Democrática. Local: FMU da Rua Vergueiro.

 

PERNAMUCO

*Dia 13/10, domingo, das 10h às 20h – Ações de debate, divulgação e culturais no Marco Zero. Local: Marco Zero, Recife Antigo. Integrantes do Fórum Pernambucano de Comunicação, de entidades parceiras e voluntários da campanha “Para Expressar a Liberdade”  irão procurar dialogar com as pessoas sobre a importância da garantia desse direito e a urgência de se regulamentar a comunicação. O evento contará com projeção de imagens, DJs e a renovada Rural de Roger de Renor.

* De 14/10 a 18/10, de 11h às 12h – Rádio Universitária FM do Recife (99.9 no dial): Programa Para Expressar a Liberdade. Telefone aberto ao ouvinte que queira participar: (81) 3423-8124

* Dia 14/10, segunda-feira, às 14h – Oficina gratuita sobre o direito à comunicação aberta ao público (inscrições emwww.facebook.com/CentroLuizFreire). Local: Centro de Cultura Luiz Freire (rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda).

*Dia 16/10, quarta-feira, à tarde – Movimentos como o Levante Popular da Juventude e a RenajoC  irão circular pela cidade chamando a atenção para a campanha “Para Expressar a Liberdade”. Também haverá momentos de formação com diversos fóruns da sociedade civil na Universidade Católica de Pernambuco.

* Dia 16/10, (4ª feira), às 14h – Encontro Interfóruns sobre a Lei de Mídia Democrática – Local: UNICAP (bloco G, auditório G4)

* Dia 17/10 (5ª feira), 13h – Dia “C” – Dia da Juventude Comunicativa – Local: Concentração na Praça do Marco Zero (Recife Antigo). Intervenção urbana, confecção de faixas com frases que estimulem a luta pelo direito à comunicação. Logo após, às 15h, sairão em passeata até a Av. Conde da Boa Vista, no Centro, com a parada nos semáforos para a exposição das faixas. No decorrer do movimento será gravado um vídeo para a divulgação da ação nas redes sociais.

* Dia 18/10 e 19/10, sexta-feira e sábado – Ação de coleta de assinaturas e mostra de pequenos vídeos relativos à campanha, produzidos de forma independente e colaborativa,  no festival Coquetel Molotov.

 

PARÁ

* Dia 11/10, sexta-feira, no Centro de Belém. Em Belém, as entidades que lutam pela democratização da comunicação realizarão atividades durante o Auto do Círio de Nazaré. O FNDC Pará realizará manifestação contra o monopólio da mídia. Em vários pontos de Belém serão coletadas assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática.

 

PARAÍBA

* Dia 14/10, segunda-feira, às 18h, no Sebo Cultural, em João Pessoa. Lançamento da Editora Xeroca! e do livro “Mídia Paraibana em Debate: Comunicação, Cultura e Política”. Exibição de vídeos sobre a democratização – Cinema do beco

* Dia 15/10, terça-feira. Intervenção – “Aos Vivos”, no Parque Solón de Lucena, Centro, das 14h às 16h.

* Dia 16/10, quarta-feira, na Universidade Federal da Paraíba:

– 9h – Mesa de Abertura “Coronelismo Eletrônico – Política no Ar e no Sangue” Aud. do CCHL. | Professora Suzy dos Santos (UFRJ); Professor Heitor Rocha (UFPE); Professor Alfredo Vizeu (UFPE) | Mediadora: Clara Câmara.

– 14h – Debate “Sensacionalismo na Mídia Paraibana” – Sala 402, CCHLA – Mediadora: Juliana Terra.

* Dia 17/10, quinta-feira:

– 7h30 às 11h – Oficina de Leitura e Produção Crítica da Mídia – Jéssica Nascimento – Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Comendador Cícero Leite, Valentina.

– 9h – Oficina de Mini-Transmissor de Rádio FM – Hermes Augusto – Praça da Alegria – UFPB.

– 14h – Mídia e Segurança Pública – processos de criminalização e o espetáculo da violência – Dani Andrade e Samara Monteiro – Pátio da Escola de Direito – Centro.

* Dia 18/10, sexta-feira, às 18h – Exibição solene de “Abúzu – Ecos da Luta do Baixio”, dir. Cecília Bandeira, “Adios, Jampa Vieja!”, dir. Virgínia de Oliveira Silva, e “Sophia”, dir. Kennel Rógis. Local: Andura Castelo.