cartilha andesDossiê Nacional 3 “Precarização do trabalho docente” denuncia realidade destas unidades, a partir do tema “Na defesa da educação pública e de qualidade”. Um retrato da situação das Instituições Federais de Ensino (IFE) do Brasil em 90 páginas, as quais abordam a precariedade à que está exposta a comunidade acadêmica de norte a sul do país. Lançada pelo ANDES-SN no início de dezembro, a segunda edição da Revista Dossiê Nacional 3 “Precarização do Trabalho – Na defesa da educação pública de qualidade” dá continuidade às denúncias feitas pelo Sindicato Nacional ainda no primeiro semestre deste ano, com o lançamento do primeiro volume.

As matérias das duas edições foram produzidas a partir de 34 dossiês elaborados pelos docentes, durante a greve histórica de 124 dias nas IFE, em 2012. As condições de trabalho, prejudicadas ainda mais após a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do processo de expansão sem qualidade adotado pelo governo, e o caráter privatizante incluso nas políticas do Estado para a Educação pública são abordadas nas reportagens, a partir de temas como a falta de democracia e transparência na gestão do orçamento; a pressão por parte da administração das universidades para adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os prejuízos para a comunidade acadêmica e população em geral; a repressão e perseguição aos docentes, técnicos administrativos e estudantes; o aumento nos casos de assédio moral e de adoecimento dos professores.

“O dossiê mostra que em nada melhorou as condições de trabalho dos docentes, pelo contrário, temos uma carreira mais desestruturada, piores condições de trabalho e perda de direitos para os novos docentes”, avalia a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira. Sobre o processo de negociação com o governo, a diretora do Sindicato Nacional afirma que, apesar das inúmeras tentativas, não houve avanço na negociação da pauta dos docentes, como melhores condições de trabalho e carreira.

Revista Dossiê Nacional 3 – Precarização do trabalho docente I
O volume 1, lançado no dia 24 de abril durante ato das entidades do setor da Educação no MEC, aborda o tema Cargos, vagas e Reuni: os efeitos da expansão quantitativa da educação federal e apresenta uma série de reportagens com entrevistas, fotos, depoimentos, documentos e charges, além de ensaio fotográfico que mostra a realidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e oito artigos. Ao todo, as duas publicações somam 190 páginas.

Confira aqui a publicação: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-538744690.pdf