Emocionante documentário de Eduardo Coutinho sobre a vida da comunidade da favela Santa Marta (morro Dona Marta, Zona Sul do Rio de Janeiro). Durante 60 minutos, o cineasta registra com sua câmera as mais diferentes situações do cotidiano na favela, colhendo depoimentos dos moradores, das lideranças locais, artistas populares, compositores, policiais, donas de casa, crianças, jovens e adultos. Nenhum tema importante é esquecido: violência policial e doméstica, tráfico de drogas, opressão, associação de moradores, educação, cultura, lazer, imigração, passado, futuro, sonhos, profissões, religião, fé, racismo, preconceitos, casamento, sexo, namoro…

Tendo como fundo musical sambas e canções de compositores e intérpretes locais, homens e mulheres contam suas histórias, falam de seus sonhos e desejos, expressam a sua dor. As manifestações culturais também estão presentes – das mais conhecidas, como o samba e o pagode, às mais antigas e tradicionais, como a folia de reis e pastorinhas. Ao final do vídeo, recordando Zé Kéti, tem-se mesmo a sensação, de que “o morro não tem vez”, mas “quando derem vez ao morro toda a cidade vai cantar”.

Sugestão de uso: Associação de moradores, pastorais de favela, grupos interessados no debate sobre a questão comunitária, sobre a questão da reforma urbana, sobre violência policial e doméstica, público em geral.

Direção: Eduardo Coutinho; 1987; 60

Produção: Iser

Contato: (21) 2555-3764 // 2555-3750 r. 3248 // www.vivario.org.br min.