A segunda parte do curso Estados Unidos: trajetória de desenvolvimento do país, hegemonia e imperialismo acontece nessa sexta-feira, 24 (das 18h às 22h) e no sábado, 25 (das 9h às 13h). As aulas serão transmitidas pela internet no endereço http://www.ustream.tv/channel/NPC2. A relação entre a guerra e economia e questões estratégicas estão entre as questões que serão tratadas nesta etapa de encerramento do curso.

O curso, que foi realizado no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2012, é fruto de uma parceria entre o NPC, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) e o Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ). Para o diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveira, “é importante conhecer a história desde o começo para poder entender quais são os interesses atuais que norteiam o capitalismo americano”.

curso Eua

Na primeira etapa, realizada nos dias 10 e 11 de maio, o professor Reginaldo Moraes tratou da história da formação do país desde o século XIX e destacou que houve forte investimento estatal na construção da infraestrutura que impulsionou a ocupação do Oeste do país e também na formação dos seus grandes centros de pesquisa e tecnologia. Geografia econômica, estrutura educacional e desigualdade de renda no país também foram alguns dos outros temas abordados. Os vídeos destas aulas estão disponíveis aqui.

 

Assista a opinião completa de Agamenon Oliveira sobre a importância do curso neste vídeo.