No dia 7 de janeiro último, foi realizada mais uma reunião para discutir a situação dos trabalhadores que serão demitidos pela Usiminas com a desativação da linha primária da empresa, no polo industrial de Cubatão (SP). Estima-se que mais de quatro mil empregados, entre diretos e terceirizados, serão dispensados até o final deste mês de janeiro. O encontro foi na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santos, e contou com a presença dos sindicatos dos engenheiros (SEESP) e dos metalúrgicos da Baixada Santista, e da direção da empresa. Na ocasião, a siderúrgica apresentou um rol de itens para minimizar a situação dos demitidos, abrangendo os empregados já aposentados, os aposentáveis (ou igual a 70% do teto da Previdência Social) e aqueles que tenham problemas de saúde que exijam cuidados específicos. Os sindicatos não aceitaram a proposta, porque ela impõe condicionantes. Sem concordância entre as partes, o MPT determinou a realização de mais uma audiência prevista para acontecer no dia 14 de janeiro.

Foto: Reprodução de imagem da TV Tribuna

usiminas

Audiência no MPT de Santos, no dia 7 de janeiro último, com sindicatos e Usiminas

Newton Guenaga Filho, presidente da Delegacia Sindical do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), na Baixada Santista, que vem participando de todas as reuniões, disse que a empresa não deveria impor critérios para o recebimento dos benefícios adicionais, “pois não se trata de uma benevolência ou caridade da empresa, mas sim de uma demissão em massa que ela vai causar”.

Já o presidente do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Resende de Sá, em entrevista a emissora de televisão local, lamentou que a siderúrgica, cuja matriz fica em Ipatinga (MG), está aproveitando o momento de crise para implantar um plano empresarial elaborado há muito tempo. “A Usiminas não vai acabar, ela vai mudar de ramo. Ela deixa de ser uma siderúrgica para ser tornar uma laminadora e uma operadora na área de logística”, criticou, referindo-se, no último caso, ao porto privativo que a empresa conseguiu, em 1995, com a edição da Portaria nº 94, que retirou o terminal portuário da jurisdição do porto organizado. A Usiminas, à época Cosipa, foi privatizada em 1993.

Confira aqui reportagem sobre a reunião no MPT.