Esta produção é fruto do projeto “Educação de Jovens e Adultos nos Assentamentos de Reforma Agrária na Região Sul do Paraná: Alfabetização, Escolarização e Capacitação”. A partir de entrevistas concedidas pelos próprios alunos do projeto, o documentário mostra como a necessidade de começar a trabalhar cedo, para ajudar no sustento da família, contribui para afastar o trabalhador rural dos estudos. E destaca a importância da alfabetização sob diversos ângulos – desde a elevação da autoestima do aluno à capacitação para o mercado de trabalho e à sua valorização como ser humano.

O analfabetismo é apontado como um instrumento de exclusão e dominação política. A alfabetização, ao contrário, é sinônimo de cidadania e inclusão social. O vídeo aborda também o papel dos alfabetizadores nesse processo e exibe dados estatísticos lastimáveis, como o de que mais de 56% da população brasileira não chegaram a concluir a 4ª série e mais de 30% não sabem ler nem escrever. O projeto é uma parceria do MST com diversas instituições governamentais, como universidades públicas e o Incra.

Sugestão de uso: Vídeo indicado para entidades de trabalhadores rurais, pastorais da terra, professores, educadores e estudantes de Pedagogia.

Direção: não consta; 2004; 20 min.

Produção: Quem TV

Realização: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Contato: (41) 3324-0099 // quemtv@cefuria.org.br