[Por Vito Giannotti] O lema tradicional do Fórum Social Mundial é “Outro mundo é possível”. Hoje já há quem, como o presidente da Venezuela Hugo Chàvez, comece a mudar este lema para “Outro mundo é necessário”. Sim, porque não sobram dúvidas que o modelo de capitalismo que hoje é hegemônico, só pode nos dar o império da barbárie. Basta ver o que Israel, patrocinada pela ONU sob domínio dos EUA, está fazendo em Gaza, exatamente nos dias do Fórum de Belém.

O sindicato dos Servidores da Justiça Federal do Pará/Amapá, levou para a oficina de Comunicação com o NPC sua última revista com uma capa chocante.  

Todos lembram daquela foto de uma criança morrendo de fome, no Zaire, alguns anos atrás, com um urubu a espera de sua morte para dela se alimentar. A tragédia desta foto não tem fim. O fotógrafo esperou a criança cair morta e ser devorada pela ave de rapina. Anos depois, em profunda depressão acabou se matando. E tem mais. Olhem bem a foto. Não é uma criança que está na frente do urubu. É um corpo tão acabado de um homem que de tão magro e raquítico parece ser de uma criança.  

Pois é esta foto que o Sindjuf/PA-AP colocou na capa da sua revista com a manchete: “Será que outro mundo é possível?”. 

Rosa Luxemburgo, cem anos atrás já dizia que a alternativa da humanidade era uma só: “socialismo ou barbárie”. A capa da revista do Sindjuf insinua a mesma coisa: outro mundo só será possível, sim. Só com um novo modelo: um mundo socialista. Até lá, os urubus vão fazer seus banquetes.