tvt_lembrar

“Lembrar e Resistir” – este é o nome da série documental produzida pela Rede TVT para relembrar o golpe civil-militar de 1964. Lançada nesta terça (04.04), a série especial contém quatro episódios com depoimentos de alguns funcionários da empresa Volkswagen sobre as perseguições que sofreram dentro e fora da fábrica. E, além disso, falam sobre a luta que travam na justiça, por uma reparação. 

Em 2015, o Ministério Público Federal recebeu das mãos de centrais sindicais uma série de documentos, provas físicas e testemunhais de que a empresa alemã Volkswagen colaborou diretamente com os militares durante a ditadura.

Os documentos, organizados por ex-funcionários e comissões da verdade, indicam que a empresa fornecia informações sobre funcionários com atuação sindical e política para os órgãos de segurança da época. E também permitia torturas no interior da fábrica, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Leia o resumo e assista os episódios:

1º episódio – Lembrar e Resistir: o golpe de 64 e os trabalhadores

Ex-funcionários contam como era o clima na Volkswagen e demais montadoras locais. E explicam como foi se criando o clima de opressão, que perdurou durante todo o período em que a democracia se encontrava suspensa no país.

Assista em: http://www.tvt.org.br/lembrar-e-resistir-o-golpe-de-64-e-os-trabalhadores-2/

2º episódio – Lembrar e Resistir: a perseguição aos trabalhadores

Ex-funcionários falam sobre as demissões e prisões, devido à militância no Sindicato dos Metalúrgicos. E também citam outras violações que as empresas da região praticavam com os trabalhadores, como o impedimento ao trabalho e até a prática de tortura dentro das fábricas.

Assista em: http://www.tvt.org.br/lembrar-e-resistir-perseguicao-aos-trabalhadores-episodio-02/

3º episódio – Lembrar e Resistir: fábricas como centros de tortura

Ex-funcionários da Volkswagen contam como foram perseguidos, presos e torturados por suas atuações sindicais. O momento do país era de tensão e, mesmo tendo uma família para sustentar, muitos não tiveram medo de enfrentar militares e patrões e foram à luta.

Assista em: http://www.tvt.org.br/lembrar-e-resistir-fabricas-como-centros-de-tortura-episodio-3-2/

4º episódio – Lembrar e Resistir: responsabilidade e reparação

No quarto e último episódio, os metalúrgicos falam sobre a participação dos militares na segurança da Volkswagen e como isso afetava a moral dos funcionários da empresa. Contam ainda sobre como a Volkswagen extrapolou os limites do respeito, ao financiar projetos repressores e até abrigar um ex-nazista como funcionário e protegido.

Assista em:

http://www.tvt.org.br/lembrar-e-resistir-responsabilidade-e-reparacao-episodio-4/