Na Europa Ocidental, onde há partidos comunistas com seus jornais diários, é tradição, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, fazer grandes festas destes jornais, no mês de setembro. O brasileiro que desembarcar em Portugal, logo poderá observar muitos cartazes, espalhados pelas ruas e praças de Lisboa, convidando para a festa do Avanti, jornal diário do Partido Comunista Português. Mais do que a festa o que desperta a atenção é que o PCP continua resistindo e, sobretudo, possui seu quotidiano, vendido em bancas para quem quiser comprar.

 

Em Paris, no mesmo período, também acontece a grande festa de encerramento do festival de l´Humanité, jornal do PCF. É gente do mundo todo chegando e participando de debates, festas, shows, e tudo regado a vinho e queijos.

 

Na Itália o terreno é mais fértil: lá há três jornais diários da área comunista. L ´Unitá, do ex-partido comunista, hoje chamado Democrático de Esquerda, continua com o antigo nome da época em que foi fundado por Gramsci, embora tenha abandonado idéias e símbolos de quando se chamava de comunista. Abandonou símbolos, idéias e ideologia, mas não abandonou a famosíssima festa Dell`Unitá. Há outro partido, na Itália,  que recolheu a bandeira com a foice e martelo que o antigo PCI jogou fora, o Partido da Refundação Comunista. Desde o seu nascimento, em 92, tem seu jornal. Diário, obviamente. Assim, a Refundação tem o seu Liberazione. Estes dois diários da área de esquerda realizam um mês inteiro de festa-debate, sempre em setembro. E esta festa acontece em Roma, capital, e em muitas cidades menores.  Há um outro jornal, mais intelectualizado, que se define, desde 1968, como um quotidiano comunista: Il Manifesto. Este é o único que não faz a tradicional festa do jornal, em setembro.

 

Assim, nos três paises com fortes tradições de esquerda, Itália, França e Portugal a partir dos seus jornais comunistas, o mês de setembro é transformado em um mês de debates, shows, músicas, danças, teatro,lançamento de livros, revistas e mais debates, debates e debates.

(Por Vito Giannotti)

 

Curiosidade: Por que na Espanha não há esta festa ?

Responda para o coordenador do NPC. Conversaremos pessoalmente sobre sua resposta. vitogiannotti@uol.com.br