shopping_vitoria

Nos últimos dias, dois episódios de repercussão nacional serviram para nos lembrar que sim, existe racismo por aqui. O primeiro, bastante divulgado pelas redes sociais, foi a notícia de que A FIFA TERIA DESISTIDO DO CASAL LÁZARO RAMOS E CAMILA PITANGA. No lugar deles, resolveu escolher o casal branco-loiro-europeu Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para o sorteio das chaves da Copa. O caso serviu para recender os debates sobre se existe, ou não, racismo no Brasil.

Não custa nada lembrar que se tratava de um sorteio será na Bahia, o Estado mais negro do país, segundo o IBGE de 2010. O fato também tem provocado diversos debates sobre a própria representação dos negros nos meios de comunicação. “O ano todo a gente vê o negro e a negra sempre de porteiro, empregada ou atrás das grades. Quase sempre desclassificados. É assim nos canais comerciais da TV brasileira. O negro não tem vez”, afirmou o coordenador do NPC, Vito Giannotti, em artigo publicado no Brasil de Fato.

Na mesma semana, um episódio que ocorreu na capital do Espírito Santo também foi divulgado pelas redes sociais e provocou o repúdio de muita gente. No dia 30 de novembro, no Shopping Vitória, diversos jovens negros e pobres foram humilhados por policiais. Eles foram colocados sentados sem camisa com as cabeças baixas e as mãos cruzadas sobre a nuca. Conforme divulgou em nota o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, “a ocorrência de um arrastão no interior do estabelecimento foi descartada pela assessoria do próprio Shopping Vitória, que afirmou que nenhuma loja foi roubada ou danificada durante o desenvolver dos fatos. Portanto, a violência desproporcional e os procedimentos humilhantes aos quais foram submetidos aqueles jovens basearam-se exclusivamente no preconceito e na tendência de marginalização e criminalização de qualquer manifestação social e cultural que não tenha sua gênese dentro dos parâmetros estéticos legitimados pelas convenções elitistas vigentes”.

 

Episódios como esses nos lembram a cada dia que, diferente do que afirmou Ali Kamel, SIM, EXISTE RACISMO NO BRASIL.