Para celebrar os 70 anos de sua fundação, o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-RJ) organizou uma grande festa, homenageando não só os professores, mas muitos outros homens e mulheres que se destacaram na luta por liberdades democráticas, igualdade de direitos e, é claro, por uma educação de qualidade, voltada para os interesses do povo.

Entre os homenageados, alguns ícones da história da esquerda brasileira, como Apolônio de Carvalho, que lutou nas Brigadas Internacionais Antifascistas da Espanha e combateu na Resistência Francesa; educadores como Paulo Freire, Anísio Teixeira e Milton Santos; mulheres que se destacaram nas lutas revolucionárias e feministas, como Maria Werneck, Maria Augusta Tibiriçá e Heloneida Studart; religiosos como o bispo dom Mauro Morelli, e políticos como Ulysses Guimarães.

A festa foi documentada em vídeo que percorre as principais lutas políticas e sociais das sete últimas décadas. Recupera desde as lutas pela emancipação feminina à participação do Brasil na II Guerra Mundial, até a luta pelas diretas e o impeachment de Collor, campanhas nas quais o Sinpro, como entidade de classe, também se envolveu.

Ficha técnica:

Direção: Isabel Azevedo e Suely Nascimento; 2001; 60 minutos.

Produção: Mana Comunicação Ltda.

Realização: Sinpro-RJ 

Contato:(21) 3262-3465 // comunica@sinpro-rio.org.br // http://www.sinpro-rio.org.br