telesurPor Rosângela Ribeiro Gil | Em 24 de julho de 2005, exatamente há oito anos, os povos latino-americanos conheceram um novo conceito, popular e democrático, de televisão, justamente na data de aniversário de nascimento de Simón Bolívar. A Televisión del Sur (TeleSur) foi criada graças à parceria entre os governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai. A sua sede fica na Venezuela.

Com o lema “Nuestro Norte es el Sur” (Nosso Norte é o Sul), a Telesul é um canal televisivo que “nasce de uma evidente necessidade latino-americana que permita a todos os habitantes desta vasta região difundir seus próprios valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias ideias e transmitir seus próprios conteúdos, livre e equitativamente”. Diferentemente do “bombardeiro” das emissoras de televisão comerciais e mais alinhadas aos interesses políticos e econômicos de grandes grupos e de governos como o dos Estados Unidos.

Nesta data, portanto, devemos render homenagens, também, à visão de vanguarda do presidente Hugo Chávez, morto em março último, que tomou a iniciativa de dar à população latino-americana uma alternativa comunicacional para toda a América Latina e Caribe, em resposta à hegemonia das grandes corporações americanas, como a CNN e outras emissoras que transmitem em espanhol, desde Miami e Atlanta.

Importante destacar que a emissora com a cara e a voz dos latino-americanos não tem fins comerciais ou de lucro. Os programas da emissora podem ser acessados gratuitamente pelo site www.telesurtv.net.

Essa história, portanto, estará incompleta sem Hugo Chávez, por isso, reproduzimos, a seguir, um documentário da própria TeleSur sobre o legado chavista para o avanço popular da nossa região.