Trecho de editorial do jornal 'Folha da Manhã' de 25 de fevereiro de 1926

Trecho de editorial do jornal ‘Folha da Manhã’ de 25 de fevereiro de 1926

O jornalista Gustavo Barreto defendeu, no dia 4 de abril, tese de doutoramento sobre “200 anos de imigração no Brasil por meio da imprensa”, na Escola de Comunicação da UFRJ. Sob orientação do professor Mohammed ElHajji, o trabalho analisa a imprensa no período de 1808 a 2015 a partir da consulta de periódicos jornalísticos impressos presentes no país ou em português em que o tema da imigração foi citado direta ou indiretamente. Foram selecionadas cerca de 200 matérias jornalísticas, que compõe a tese.

De acordo com Gustavo, “durante todo o período analisado neste trabalho – de 1808 a 2015 –, a imprensa se ocupou do assunto a partir de referências conceituais como assimilação, nacionalismo, embranquecimento, eugenia, racismo, xenofobia, tolerância e hospitalidade”.

Responsável pelo curso de Mídias Sociais do NPC, juntamente com Arthur William, Gustavo inovou. Criou um site  – http://midiacidada.org – no qual abrigou boa parte do conteúdo analisado. O conteúdo completo será colocado,  aos poucos, neste site.