[Por Clemente Ganz Lúcio/Dieese] O planejamento do Dieese para 2017 procura responder ao cenário de desafios do movimento sindical, indicando três grandes prioridades para a atuação das Centrais Sindicais.

  1. Centralidade do emprego na luta sindical, seja porque é condição para a vida econômica, seja porque o salário é mobilizador da demanda pelo consumo, animador da atividade produtiva das empresas e da capacidade fiscal pela arrecadação tributária.
  2. Enfrentamento das profundas transformações – e regressões – que as medidas de ajuste fiscal e reformas previdenciárias farão no sistema de seguridade social brasileiro. A disputa será garantir a sustentabilidade de uma seguridade social de caráter universal para a Previdência, assistência e saúde, cujos princípios sejam a igualdade e a equidade
  3. Proteção da legislação trabalhista. A regulamentação de questões como a terceirização, a proteção à saúde e segurança no trabalho, as novas formas de ocupação que se multiplicam no setor de serviços e que também invadem a indústria, o comércio e o trabalho no campo, deve considerar a qualidade do emprego e das relações de trabalho.