Foto: Secretaria de Comunicação da Presidência do Uruguai

Foto: Secretaria de Comunicação da Presidência do Uruguai

Por Rosângela Ribeiro Gil | Uruguai sai na frente mais uma vez. Agora com a abertura, no dia 31 de julho último, de discussão pública sobre novas outorgas de televisão aberta. Como está no site do governo daquele país, “pela primeira vez na história da televisão uruguaia, o governo recorreu a esta instância de discussão e intercâmbio no marco do processo de assinatura de canais de TV digital terrestre”. Participaram representantes do Estado, da sociedade civil, empresários e jornalistas, num clima de seriedade e respeito. Todos com igual direito e tempo para se pronunciar.

Leia aqui as propostas apresentadas.

Finalizada a audiência pública em que foram apresentadas propostas de comunicação para a televisão digital, o presidente da Comissão Honorária de Assessoria Independente, Luis Ferrari, destacou a importância de a sociedade conhecer, discutir e apresentar suas propostas aos projetos.  A próxima etapa consiste no estudo dos projetos apresentados, após será encaminhado um informe, até o dia 13 de agosto, que será encaminhado à Presidência da República, por meio do Ministério da Indústria, Energia e Minério (MIEM).

Como assinalou o subsecretário do ministério, Edgardo Ortuño, “esta audiência marca um antes e um depois, é a primeira vez que se realiza um procedimento como este, no Uruguai, para a outorga de canais abertos”. E nós completamos: uma iniciativa nova na América do Sul, com certeza.