Por Vito Giannotti

No começo de novembro, muitos estanharam que a TV Globo mostrasse uma manifestação de SEM TETOS lutando por sua casa. Ninguém imaginava que a TV do Jardim Botânico mostrasse uma luta do povo por seus direitos. Mas foi. A Globo apresentou uma luta de sem-teto exigindo moradia, no bairro de Santa Teresa. Mas o chocante não foi a manifestação em si. O chocante foram os discursos feitos pelo líder destes SEM TETO. No microfone, como numa manifestação verdadeira, o líder fazia discursos altamente revolucionários. Iguaizinhos aos discursos de tantos líderes que encontramos na vida real.

Ontem o Rei do Gado, hoje Império 

Ontem Orei do Gado, hoje a história de um diamante. Logo, quem não tem memória curta, lembrou que a Globo já fez isso em 1997. Naquela ocasião a novela “Rei do Gado” mostrou um acampamento do MST, que apareceu milagrosamente na novela. Acampamento cheio de SEM TERRA com lideranças legítimas para dirigir a luta. Era o ano do Massacre de 19 SEM TERRAS, em Eldorado de Carajás. O MST e a Reforma Agrária recebiam muito apoio da sociedade.
Mas logo quem tinha se encantado com o fato da Globo dar este tremendo destaque à luta do MST, se desencantou. Após alguns capítulos a Globo mostrou sua verdadeira cara. Mostrou sua verdadeira mensagem sobre o MST. As lideranças do assentamento foram apresentadas como aproveitadoras, escolhendo para si as melhores terras e a principal lutadora dos sem terra se casou com o fazendeiro. E … adeus ideal de luta com a companheirada. Mensagem da Globo? Claríssima. Eh! minha gente, não se iludam. É assim mesmo…toda liderança de esquerda é assim. Vendida, sem ideal. Aproveitadora. Tudo igual.

Desta vez a Globo passou dos limites  

Agora no começo de novembro a novela IMPÉRIO disse o porquê de os sem-teto terem entrado na novela. A mensagem da senhora Globo é extremamente venenosa, criminosa, que merece 100 manifestações de repúdio. Na trama da novela, o líder dos sem-teto é transformado em ladrão. Ele e mais outros três personagens sem caráter roubam pedaços do famoso diamante. Mas não para por aí. Em outro capítulo, este líder é mostrado como morador de um super apartamento e dono de um carro de luxo. Se o que dizem as sinopses das revistas que antecipam os capítulos das novelas se confirmar… O líder dos sem-teto também vai matar. ´´E isso, assassino! Belo líder revolucionário. Um assassino.

Tá feito o serviço. Eis a mensagem da Globo. Está clara: pessoas de esquerda são sempre, segundo a Globo, ladrões, mascarados, falsos e assassinos.

Essas cenas vão fazer um estrago tremendo na cabeça de 80% da população que assiste a novela inocentemente.