livraria

Amigo militante, sindicalista, estudante, professor!

Não deixe de conhecer a Livraria Antonio Gramsci, UMA LIVRARIA MARXISTA no centro do Rio.

Estamos na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (ao lado do Teatro Dulcina, rua da Câmara dos Vereadores). Informações pelo telefone (21)2220-4623 e pelo e-mail livraria@piratininga.org.br .

O Núcleo Piratininga de Comunicação inaugurou, em 2011, a Livraria Antonio Gramsci na Cinelândia. Em apenas dois anos de existência, o lugar já se tornou ponto de encontro de sindicalistas, jornalistas, professores, estudantes e militantes de diversas áreas. O objetivo deste espaço aconchegante é divulgar trabalhos, pesquisas e materiais de referência nacional e internacional que tratem da história dos trabalhadores e da comunicação, os dois principais eixos de atuação do NPC. Sindicalismo, educação, sociologia, cultura, novas tecnologias, lutas e movimentos sociais, mulheres e direitos humanos são alguns dos outros temas também privilegiados na Antonio Gramsci, onde podem ser encontradas obras clássicas do pensamento marxista e da esquerda mundial.

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, explica que a livraria surgiu da paixão pela leitura e pela divulgação de ideias. “O NPC vem há duas décadas reafirmando a necessidade de se construir um mundo com igualdade de direitos e justiça social. A livraria é mais uma pecinha do grande mosaico de instrumentos da esquerda para a construção de um mundo para todos”, explica a jornalista. Segundo ela, o objetivo é divulgar trabalhos pouco conhecidos. “Nosso acervo está sendo construído com dicas recebidas de todo o país. Quanta coisa boa é produzida e ninguém fica sabendo?”, questiona.

Na Livraria, é possível encontrar cartilhas produzidas pelo e para o MOVIMENTO SINDICAL e outros MOVIMENTOS SOCIAIS; clássicos do pensamento marxista, históricos ou trabalhos acadêmicos atuais; títulos da Ed. Expressão Popular, com preços acessíveis; e também a bela Agenda do NPC de 2014, que apresenta dia a dia Lutas e Revoluções Populares na América Latina dos séculos 19 ao 21. O material, coordenado pelo NPC e escrito por pesquisadores, é um importante meio de formação da classe trabalhadora sobre a história de resistência do Brasil e dos outros países do continente.