Boletim do NPC

19 de janeiro de 2018

Notícias do NPC

Cursos do NPC

Está aberta a temporada dos cursos volantes do NPC. Em 2018 serão oferecidos cursos de Comunicação Sindical, Comunicação Popular, Redação na imprensa sindical, Oratória para Mulheres, História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil e no Mundo e Mídias Digitais. Informações com Lidiane pelo telefone (21) 2220-5618 // 2220-46-23 // npiratininga@piratininga.org.br .

Notícias do NPC

Agenda 2018 – “Lutas por direitos no Brasil e no mundo” 

Informamos com muita alegria que a agenda NPC 2018, “Lutas por direitos no Brasil e no mundo” está quase esgotada. Restam apenas 10 exemplares! Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os contribuíram com o trabalho todos os que, confiando no NPC, compraram nossas agendas. Elas são decisivas para a nossa autossustentação. Ainda temos 200 agendas “Mulheres de Luta”.

Notícias do NPC

NPC inaugura Biblioteca Popular com lançamento de livro sobre o Haiti

No dia 31 de janeiro, a partir das 18 horas, terão início as atividades de 2018 do Espaço Gramsci, com a inauguração da Biblioteca Popular Carolina de Jesus, que funcionará dentro do Espaço. Todos poderão ler os livros no local, que fica aberto diariamente de 13h às 18h. Levar para casa, só os alunos do NPC. Além da inauguração da nossa Biblioteca, receberemos o jornalista e historiador Marco Morel para um papo sobre o seu novo livro “A Revolução do Haiti e o Brasil Escravista: O Que Não Deve Ser Dito”. Não perca! O Espaço Gramsci fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, Cinelândia. Ao lado da Câmara dos Vereadores.

Artigos

Julgamento de Lula: parece louco, mas é tão lúcido como Hiroshima

[Reginaldo C. Moraes] O que observo, antes de mais nada, é que estamos diante de qualquer coisa menos um ato de direito. O que está em curso é um julgamento estritamente político. Trata-se de produzir uma condenação a la carte. Conforme a vontade do freguês que a encomendou. A expressão pode parecer dura, mas sua pertinência é evidenciada até mesmo pela impossibilidade de prever o resultado desse jogo. É tão incerto que mesmo os donos da bola sentem a necessidade de multiplicar pressões e manifestações extra-judiciais, midiáticas, para entusiasmar os jogadores, os três desembargadores votantes. Parece que se vê com temor qualquer resultado menor do que um puro e duro 3 x 0. No mérito da questão – que abordo em mais detalhe no texto já indicado – o que mais me chama atenção é esta inacreditável declaração do juiz: “o réu é culpado porque não há outra narração possível para explicar os fatos”. | Leia o artigo completo.

Artigos

Facebook e seu novo algoritmo: a distopia total

Ao se construir uma distopia, é bem difícil deixá-la aos moldes tanto de Orwell quanto de Huxley ao mesmo tempo. Mas, com as mudanças recentemente anunciadas no feed de notícias do Facebook, Mark Zuckerberg parece ter realizado esta façanha. Os mundos assustadores de George Orwell (1984) e Aldous Huxley (Admirável mundo novo) são, de muitas maneiras, opostos simétricos. Um trata de um Estado de vigilância que controla o que as pessoas conhecem da história ao literalmente reescrever os jornais. O outro, trata do controle de seus cidadãos ao fazê-los usar uma droga dissociativa chamada soma. Em seu esforço de “melhorar” o Facebook, Zuckerberg agora tenta ambas as táticas. Ele está reduzindo o acesso dos usuários às notícias reais — no século XX, chamávamos isso de censura — ao passo que aumenta a probabilidade de você visualizar apenas as notícias terrivelmente falsas postadas por aquele seu tio maluco. Porque, oras, conteúdo postado pela família lhe faz feliz, e apenas queremos que você seja feliz, certo? | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Rádio Democracia acompanha, no dia 24, o julgamento de Lula

Das cinco horas à meia-noite do dia 24 de janeiro, a Rádio Democracia acompanha o julgamento de Lula orientada pela defesa do direito de o ex-presidente participar das eleições. Essa é uma iniciativa do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, que entrará em rede com cerca de 300 emissoras alternativas de todo o país. A cobertura especial será transmitida pelo site www.radiodemocracia.net.br e coordenada pelo jornalista Alexandre Haubrich.

A Comunicação que queremos

Rádio Brasil de Fato acompanha julgamento de Lula  

Na segunda-feira (22), começou a ser transmitida a programação especial da Rádio Brasil de Fato voltada à cobertura especial do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento será nesta quarta-feira, em Porto Alegre. A rádio é online e pode ser ouvida pelo site do Brasil de Fato e pelo aplicativo (disponível, por enquanto, apenas na Play Store: clique aqui para baixar). A emissora funcionará apenas nos dias 22, 23 e 24/1, das 7h às 22h. A cobertura conta com a participação de correspondentes direto da capital gaúcha. Também fazem parte notícias e análises sobre as mobilizações populares que ocorrem a partir de segunda-feira, tanto em Porto Alegre como em outras cidades. Uma rede de jornalistas está participando dessa iniciativa.

De Olho Na Mídia

Jornalista popular protesta contra cobertura de jornal

[Por Claudia Santiago Giannotti] No dia 21 de janeiro, às 11h35 da manhã pelo horário de Brasília, a jornalista Gizele Martins mostrou através de uma rede social sua indignação com a capa do jornal carioca “Meia Hora”. “O que esses jornalistas estão pensando? Isso é criminalização da pobreza... queremos respostas sobre essa reportagem racista. Nós vamos cobrar, Meia Hora. Isso é uma tamanha irresponsabilidade. Vcs são racistas.”, desabafou. Sem saber, Gizele estava dando o ponta pé em uma campanha de indignação contra a edição do jornal. Pessoas começaram a fazer capas com imagens da zona sul e da Barra da Tijuca com manchetes como “Pedalinhos suspeitos na Lagoa” e “Piscinas suspeitas na Barra”. Não satisfeitos criaram um evento na mesma rede social. Até o cair da noite desta segunda-feira, dia 22, duas mil pessoas já haviam confirmado presença em um ato contra a criminalização da favela, no próximo domingo, dia 28, das 11 às 18h, em frente ao jornal Meia Hora, que fica na Rua dos Inválidos, nº 198, na Lapa.

Proposta de Pauta

Publicidade da reforma da Previdência no Google fere direito à informação

[Por Mariana Pita/ Carta Capital] Há poucos dias foi noticiado que o governo de Michel Temer avalia mais uma forma de tentar ganhar defensores para a impopular reforma da Previdência. Desta vez a estratégia seria contratar plataformas de buscas do Google para oferecer resultados customizados de acordo com o perfil do cidadão para pesquisas sobre o termo. A notícia se soma às informações assombrosas sobre os altos gastos públicos do governo federal com publicidade relacionada à difusão da posição do governo quanto à reforma da Previdência e a negociações escusas com veículos de comunicação por verbas oficiais. Acende-se, assim, um alerta sobre os limites da publicidade oficial. | Contine lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Rádio Classista, criada pela Fetrace, aborda diversos temas de interesse dos trabalhadores brasileiros  

Trabalhadores do Ceará e dos outros estados brasileiros podem ter acesso a músicas, informações, debates e noticiários alternativos e de qualidade por meio da RÁDIO CLASSISTA. A emissora é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Ceará (Fetrace) e está completando dois anos de existência neste início de 2018. A ideia de criação da rádio surgiu em novembro de 2015, depois de dois secretários da Federação participarem de uma oficina sobre webradio e streaming oferecida no Curso Anual do NPC. Trata-se de Francisco Luiz Neto, secretário de comunicação, e Marcos Pereira, da formação. Após a atividade no Rio de Janeiro, eles voltaram para Fortaleza animados para colocar essa ideia em prática. Graças à direção, que logo abraçou a ideia, poucos meses depois a então Rádio Fetrace foi ao ar. Hoje sua importância também é reconhecida por 22 sindicatos filiados à Federação, que retransmitem a programação em suas páginas na internet. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

O novo individualismo já tem alguns séculos    

[Por Sergio Domingues] Anthony Elliott é professor de sociologia das universidades South Australia e Keio, no Japão. Em 31/12, publicou artigo na Folha de São Paulo discutindo um novo tipo de individualismo. Segundo ele, o individualismo atual “nos encoraja a mudar tão completa e tão rapidamente que nossas identidades se tornam descartáveis”. Ele cita o filósofo e escritor estadunidense Don DeLillo, para quem: ...o capitalismo mundial gera transformações à velocidade da luz, não só em termos do movimento súbito de fábricas, migrações em massa de trabalhadores e transferências instantâneas de capital líquido, mas em “tudo, da arquitetura ao tempo de lazer, à maneira pela qual as pessoas comem, dormem e sonham”. Ora, em 1848, o Manifesto Comunista já afirmava que a burguesia “não pode existir sem revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção, e com isso, todas as relações sociais”. | Continue lendo.

De olho no mundo

Segundo New York Times, ‘Democracia é empurrada para o abismo no Brasil’

Nesta terça-feira (23), foi publicado, no “New York Times”, em sua versão online, um artigo que apresenta uma leitura do atual cenário brasileiro. O texto foi assinado pelo economista estadunidense Mark Weisbrot, co-diretor do Centro para Pesquisas Econômicas e de Políticas Públicas (Center for Economic and Policy Research - CEPR), em Washington. "Nos últimos dois anos, o que poderia ter sido um avanço histórico - o Partido dos Trabalhadores garantir autonomia para o Judiciário investigar e processar casos de corrupção - virou o oposto. Como resultado, a democracia do Brasil está em seu momento mais frágil desde o fim da ditadura militar", escreveu.

Mundo do trabalho

Reunião na sede do Sintsef Ceará, com mais de 200 delegados, debate Reforma da Previdência

[Por Assessoria do Sintsef-CE] No sábado, 13 de janeiro, aconteceu, na sede do SINTSEF/CE, a primeira reunião de delegados sindicais de base de 2018. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, vindos de todas as regiões do Ceará. A atividade começou com uma explicação sobre os impactos da reforma da Previdência, feita por Roberto Luque, um dos coordenadores gerais do Sindicato. Foram detalhadas até as alterações que Michel Temer precisou fazer para tentar aprová-la no Congresso Nacional, próximo dia 19 de fevereiro. As muitas perguntas feitas na ocasião mostraram como é necessário ter acesso à informação para seguir resistindo às investidas do governo Temer contra os trabalhadores. O SINTSEF distribuiu um material explicativo sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16 que irá dificultar o acesso ao direito de aposentadoria de milhões de brasileiros. Também lançou a edição 289 do Jornal do SINTSEF. A publicação traz em suas páginas centrais: “Dez mentiras sobre a reforma da previdência"; "Quem são as empresas devedoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)"; "Quem são os verdadeiras privilegiados por se aposentarem cedo e que agora criminalizam os servidores públicos”. Para acessar o jornal da entidade, focado nos impactos da Reforma da Previdência, basta clicar aqui.

Memória

Amanhã: um jornal de estudantes para o movimento operário

[Por Lucas Estanislau/ Opera Mundi] Em 1967, o golpe civil-militar completava três anos e ainda não havia mostrado sua pior face - o que aconteceria em dezembro de 1968, com a instauração do AI-5. Os destinos do Brasil ainda eram incertos e a sociedade se movimentava na resistência ao regime dos militares. Neste ano, chegava às bancas um novo semanário com um nome que fazia referência ao futuro, ao que está por vir, ao Amanhã. No dia 13 de março, foi impressa a edição número zero do semanário estudantil, que falaria com os trabalhadores e duraria apenas sete números. | Leia mais sobre o jornal na página do Opera Mundi.

Dicas

Verdades e mitos sobre o filme “O jovem Karl Marx”, de Raoul Peck

Este ano, completam-se 200 anos de nascimento de Karl Marx. Em homenagem à data, a Boitempo – prepara uma série de lançamentos. Entre eles está a biografia intelectual e política de Karl Marx escrita pelo pesquisador da Marx-Engels-Gesamtausgabe II, Michael Heinrich. Intitulada Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, a obra será dividida em ao menos três volumes, dos quais o primeiro terá sua publicação mundial este ano. A pedido da editora, ele escreveu sobre o filme O jovem Karl Marx, digirido por Raoul Peck, e que está atualmente em cartaz em ao menos dez cidades no Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória. A tradução é de Artur Renzo. | Confira!

Dicas

Filme brasileiro mostra vida de operária demitida aos 65 anos de idade

Está em cartaz o filme “Pela janela”, primeiro longa da cineasta Caroline Leone. Ele conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida e fica deprimida. Acaba sendo consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana. Inicia, então, uma jornada de libertação e transformação interior. Além de ser um belíssimo filme que dialoga com diversos públicos, a obra tem como segundo plano questões urgentes a serem discutidas, como as reformas trabalhistas e da Previdência Social.

Dicas

Publicação sobre Rainha Jinga está disponível para download

Está disponível em português, para download gratuito, a obra "Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba". A publicação digital conta a história da Rainha Jinga, uma das lideranças mais expressivas que Angola já teve. Ela representa um marco de governança feminina fora do comum, que se revelou como negociadora e diplomata, além de apresentar táticas de guerra e espionagem importantes para resistir aos projetos de colonização portuguesa. A publicação faz parte da série Mulheres na História da África, da Unesco. Pode ser acessada aqui.

Pérolas

Por Guilherme Boulos

“Quando juízes fazem política, não se pode falar em democracia”.

Pérolas

Por Darcy Ribeiro, em ‘O povo brasileiro’

"A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 357

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


www.nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link