Boletim do NPC

25 de maio de 2018

Notícias do NPC

O Festival está no ar. Vamos colocá-lo na rua?

O Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC e a Teia de Comunicação Popular do Brasil realizam o 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular. Em 2018, ele vai acontecer no dia 24 de julho, que é o Dia Municipal da Comunicação Popular aqui no Rio de Janeiro, que foi estabelecido em homenagem a Vito Giannotti. É a data de sua morte. Vamos fazer um grande evento, em praça pública, como Vito acreditava que tinham de ser os eventos do povo, durante um dia inteiro, com música, teatro e dança para expor os mais diversos trabalhos de comunicação realizados por sindicatos, coletivos, movimentos sociais e associações de moradores. Mas para essa ideia tomar conta da Cinelândia, a gente precisa da sua colaboração. Acesse aqui!

Notícias do NPC

Claudia Santiago fala, em Belém, sobre comunicação sindical e luta dos trabalhadores

A jornalista e historiadora Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC, será palestrante no Seminário de Organização Sindical do Sindjuf-PA/AP. O encontro será realizado de 8 a 10 de junho, em Belém (PA). Sua participação será no dia 8 de junho, às 16h, na mesa sobre “O papel estratégico da comunicação sindical na luta dos trabalhadores”. A programação completa do encontro está disponível aqui!

Notícias do NPC

Turma avançada do Curso de Comunicação Popular tem aula sobre o Teatro do Oprimido

No dia 12/05, a turma avançada do Curso de Comunicação Popular do NPC foi ao Centro de Teatro do Oprimido para uma aula diferente. Lá, eles aprenderam não só a teoria da metodologia do Teatro do Oprimido, mas também a prática. Fizeram diversos exercícios e até a montagem de uma cena teatral. Uma nova experiência com uma forma de comunicação diferente: o teatro. Amanhã, dia 26, vamos exibir e debater o filme “Estado de Exceção”, do cineasta Jason O’hara, pela manhã e ter aula com Claudia Santiago pela tarde.

Notícias do NPC

Tatiana Lima participa de encontro da CONTAG

A jornalista e professora Tatiana Lima participou, pelo NPC, do Curso Nacional de Educação Popular em Tecnologias da Informação e Comunicação, promovido pela CONTAG, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio em Brasília. Na ocasião, Tatiana apresentou a sua palestra "Comunicação Popular faz o povo se movimentar".

Notícias da Teia

Teia de Comunicação Popular do Brasil completa dois meses

Durante o Fórum Social Mundial 2018, realizado em Salvador (BA), foi lançada a Teia de Comunicação Popular do Brasil. O lançamento dessa rede de solidariedade e articulação de mídias alternativas foi no dia 15 de março. A proposta é do Núcleo Piratininga de Comunicação, que já conta com a adesão e parceria de sindicatos, organizações e agências de informação contra-hegemônica de diversos estados do país. A ideia é reforçar e ampliar o que já vem sendo produzido em todos os estados brasileiros em matéria de comunicação popular. O site, que reúne todo esse material, foi para o ar em abril. | Continue lendo.

Notícias da Teia

Caravana das Rádios Comunitárias a Brasília

A ABRAÇO Brasil divulgou uma carta convocando dirigentes de rádios comunitárias e das Abraços Estaduais para Caravana das Rádios Comunitárias à Brasília, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de junho. Confira na íntegra!

Entrevistas

“Condomínios fechados são irregulares; ocupações, não”, diz Ermínia Maricato

[Por Rute Pina - Brasil de Fato] O desabamento do edifício no centro de São Paulo há quase um mês, onde havia uma ocupação popular por moradia, gerou debates sobre as ocupações de prédios vazios nas cidades. Mas, para Ermínia Maricato, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo há mais de 40 anos, não fica dúvidas: enquanto os movimentos de moradia fazem cumprir a função social da propriedade, prevista em lei; o muramento de loteamentos fechados, que compõem condomínios irregularmente, é ilegal. “A tradição pouco rigorosa na aplicação da legislação urbanística explica porque os loteamentos fechados se multiplicaram no Brasil todo nos últimos 20 anos”, afirmou a arquiteta. Maricato coordenou a criação do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato do Lula e foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992), na prefeitura de São Paulo. A arquiteta conversou com o Brasil de Fato. Confira trechos da entrevista.

A Comunicação que queremos

Quarta-feira de manhã é dia de ouvir o programa de rádio ‘A hora da verdade’

Na última quarta-feira, 16 de maio, estreou o programa “A hora da verdade”. Quem está à frente é o jornalista Rafael Tomyama, que, além de ambientalista, é ativista do movimento pela democratização da comunicação, como afirmou em entrevista ao NPC. O programa é semanal e pode ser ouvido, pela internet, toda quarta-feira, às 9h (horário de Fortaleza). “A ideia é apresentar notícias por uma ótica diferente da mídia empresarial. Queremos abordar os assuntos na visão dos movimentos sociais, das lutas populares, dos trabalhadores em greve, dos sindicatos ligados à Fetrace e outros”, explicou o jornalista. | Continue lendo.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindsepe-RS lança vídeo sobre golpe

No marco dos dois anos do golpe e dois anos de governo Temer, o Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) fez um vídeo sobre esse tema. São pouco mais de onze minutos. Está disponível aqui!

NPC Informa

3º Fórum Alagoano de Comunicação Comunitária

Acontece, nos dias 25 e 26 de maio, o 3º Fórum Alagoano de Comunicação Comunitária. Serão debatidos a conjuntura nacional, os aspectos jurídicos e os aspectos contábeis da radiodifusão comunitária; a produção da comunicação comunitária e questões de sustentabilidade, entre outros. Confira!

NPC Informa

15 anos do Intervozes: tem festa no Rio de Janeiro  

Em 2018, o Intervozes completa 15 anos de existência na luta pelo direito à comunicação. No Rio de Janeiro, a festa de comemoração vai ser no dia 2 de junho, sábado, às 22h, na Banca do André. O endereço é Rua Pedro Lessa, nº1 - Cinelândia.

NPC Informa

Pesquisadores de comunicação de Sergipe criam coletivo Carolina Maria de Jesus 

[Com informações da página de Cristian Góes] Na segunda-feira, 28 de maio, será realizada a atividade inaugural do Coletivo Carolina Maria de Jesus de Pesquisa em Jornalismo e Cultura, em Aracaju (SE). O evento de lançamento do grupo será às 19h, no Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (rua Maruim, 767). Na ocasião, haverá o debate “Jornalismo e fascismo: encontros, desencontros e desafios”, com o professor Romero Venâncio (Filosofia/UFS). Esse é um coletivo autônomo de estudo, pesquisa e intervenção. O fio condutor é o jornalismo, sempre em diálogo com outras áreas como cultura, filosofia, história, literatura, ciência política etc.

NPC Informa

Encontro “Execução, tortura e desaparecimento forçado: racismo e violência de Estado hoje”

A Subcomissão da Verdade na Democracia “Mães de Acari” e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj convidam para o Encontro “EXECUÇÃO, TORTURA E DESAPARECIMENTO FORÇADO: RACISMO E VIOLÊNCIA DE ESTADO HOJE”. A atividade acontecerá de 5 a 8 de junho de 2018, no salão nobre da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De Olho Na Mídia

MPT notifica Globo por falta de negros em novela e recomenda mudanças

[Por Isabela Vieira/ Agência Brasil] O Ministério Público do Trabalho recomendou à TV Globo 14 medidas para promover a participação de pessoas negras em produções audiovisuais e no jornalismo. A medida foi motivada pela ausência de personagens pretos e pardos na novela Segundo Sol, ambientada em Salvador, na Bahia. O estado tem uma das maiores populações negras no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até uma campanha foi lançada com cartazes de artistas negros que já passaram pela emissora, mas ignorados pela produção. | Continue lendo!

De Olho Na Mídia

A falência da TV Cultura: o ruim não tem fim

[Por Carlos D Medeiros - via Facebook] Se a TV Brasil tinha lá seus problemas, nem se compara a atual TV Cultura, a versão sucateada da finada TV Brasil. Acabo de ver o telejornal Jornal da Cultura. Uma apresentadora negra, de forma constrangida, anuncia as notícias superficialmente redigidas (acho que só deram um google), que depois são comentadas por nada mais nada menos que a dupla ‘carecoide’, Marcelo Tas e Luis Pondé. O ex-CQC desempregado e o filósofo dos patinhos comentam a greve dos caminhoneiros, ciência, política internacional e o escambau com muito lugar comum e muita informação rasa e opiniões desonestas. Sobre a greve dos caminhoneiros: PONDÉ: - Isso só mostra que tem q privatizar a Petrobrás. / TAS: - Muito bem observado pelo Pondé…

Proposta de Pauta

Em 2017, aumentou de 13,34 milhões para 14,83 milhões número dos que vivem em pobreza extrema

[Por Guilherme Boulos - Dia 23.05] Havia, no início de 2017, 13,34 milhões de pessoas vivendo em pobreza extrema; no final do mesmo ano, já eram 14,83 milhões. É cruel e desumano o que está sendo feito com a população mais pobre do nosso país, é inadmissível a retorno da fome e da extrema pobreza. Saiba mais na matéria do El País.

De Olho Na Vida

Documentário ‘Nossos Mortos têm Voz’ estreia na Baixada Fluminense

No dia 24 de maio aconteceu a estreia oficial, na Baixada Fluminense, do documentário "Nossos Mortos Têm Voz". O evento foi no Teatro SESC, em Nova Iguaçu. Após a exibição houve um debate com a presença dos diretores do filme, representantes do Fórum Grita Baixada, do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu e da Rede de Mães e Familiares de Vítimas da Violência de Estado na Baixada Fluminense, protagonistas do filme. O foco principal da produção é o depoimento de mães e familiares de vítimas da violência de Estado na Baixada Fluminense. O objetivo é resgatar a memória dessas vidas interrompidas, apresentando uma visão crítica sobre a atuação das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros. | Leia um texto de Claudia Santiago sobre o filme.

De olho no mundo

Enquanto criticam eleições na Venezuela, meios internacionais pouco questionam  outros resultados

Depois das eleições realizadas na Venezuela no último domingo, dia 20 de maio, o presidente Nicolás Maduro foi reeleito com mais de 67% dos votos. Frente a isso, vários meios da direita internacional continuam com os ataques midiáticos promovidos ao longo de toda a campanha eleitoral. Dessa vez, lançaram suspeita sobre o resultado. Já em outros casos, divulgaram os números sem questionamento algum. Esse foi o caso do Chile, da França e dos Estados Unidos, por exemplo. É o que mostra uma reportagem da Telesur!

Memória

Vito Giannotti: “Jornais não vão se democratizar. Temos que ter o nosso jornal”

[Por Paula Zarth Padilha – Terra Sem Males, em 18.05.2015] Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, uma entidade direcionada ao ensino de comunicação popular para representantes dos movimentos sociais e sindicais, esteve em Curitiba na semana passada, nos dias 13 e 14 de maio, ministrando curso de comunicação para dirigentes sindicais bancários do Paraná. Confira na íntegra!

Dicas

Seminário do Observatório da História da Classe Trabalhadora

Acontece, nos dias 4 e 5 de junho, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, o Seminário do Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora. Confira a programação!

Dicas

Lançamento do documentário ‘A primeira pedra’    

É hoje, 25 de maio, a sessão de pré-estreia do documentário “A Primeira Pedra”. O filme investiga o conservadorismo e a onda de linchamentos no Brasil. Mostra como essa violência, praticada muitas vezes por quem se acha “cidadão de bem”, tornou-se cotidiana. O filme é dirigido por Vladimir Seixas e produzido pela Couro de Rato. Será exibido no Cine Odeon, às 19h.

Dicas

Novo e engajado álbum de Elza Soares está disponível na internet  

[Por Nexo] “Deus é Mulher” é o nome do novo álbum de Elza Soares. Lançado na última sexta-feira, fala sobre política, sexo, feminismo e religião. “A gente precisa se posicionar. Já temos o privilégio de ganhar um microfone. Na música, precisamos ter essa postura de fortaleza”, disse a cantora em entrevista. Para ouvir, basta clicar aqui.

Pérolas

Por Andréa Pachá

Em um episódio de House of Cards, os transtornos do preço do combustível levam ao caos, desejado pelo governo. No Ensaio sobre a Lucidez, do Saramago, a violência é fabricada para que a população amedrontada, se submeta ao arbítrio estatal. Na realidade, o arremedo da ficção nos paralisa e nos deixa perplexos e assustados. Não há democracia por imposição.

Pérolas

Por Conceição Evaristo

"Esse estranhamento de professores de literatura ao texto de Carolina de Jesus, a determinadas expressões de Carolina, é porque ela queria se apossar da língua. Dessa “língua culta” que eu tenho chamado de “língua oculta”, porque somente determinadas categorias sociais se apossam dela. Então, para mim, a escrita de Carolina é um ato transgressor, do conteúdo ao modo como ela maneja a língua portuguesa. Tenho dito que a literatura é uma espécie de vingança”.

Pérolas

Por Rebecca Solnit, em ‘A mãe de todas as perguntas’

“A libertação é sempre, em parte, um processo de contar uma história”.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 363

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link