Boletim do NPC

29 de junho de 2018

Notícias do NPC

NPC participa do I Encontro Estadual de Comunicação da CTB, no Rio

A CTB-RJ lança seu novo portal no I Encontro Estadual de Comunicação, que acontece hoje (29) e amanhã (30) no Sindicato dos Comerciários. A jornalista Tatiana Lima representou o NPC no evento, na mesa “A Comunicação Sindical e as mídias não-hegemônicas na linha de frente na batalha contra o Capital”, juntamente com Altamiro Borges (Barão de Itararé). “A luta pela democratização da mídia e pela neutralidade de rede. O que os sindicatos têm a ver com isso?”; “Desafio das mídias não-hegemônicas na conjuntura fluminense” e “Forma e Conteúdo: As diferentes faces da comunicação” foram temas debatidos no encontro.

Notícias do NPC

Curso de mídias digitais do NPC vai a Curitiba

Gustavo Barreto, monitor de tecnologia da informação do NPC estará na Fetec-PR, em Curitiba no dia 12 de julho. Participarão dez sindicatos de diversos municípios do Paraná: Curitiba, Londrina, Arapoti, Cornélio Procópio e Apucarana, Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Toledo. Durante oito horas serão debatidos os diversos temas. | Clique aqui e confira!

Notícias do NPC

Contribua com NPC

Contribua com ações do NPC na luta pela comunicação da classe trabalhadora. Criado em 1994 por Claudia Santiago e Vito Giannotti, o NPC tem a comunicação sindical como seu principal foco de atuação. Nos últimos 15 anos atua também na comunicação popular. Para o NPC, os trabalhadores devem ter a sua própria comunicação: uma comunicação que lhes diga respeito e que seja de interesse de sua classe. Para isso é necessário formação política, técnica e ação. Você pode contribuir com a manutenção do NPC de várias maneiras. Entre em contato com a gente e conheça nossas atividades. O NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação conta com seu apoio para desenvolver os seus trabalhos. Faça um depósito ou transferência! Banco do Brasil: Agência: 3520-3 / Conta Corrente: 63.311-9 / CNPJ: 02.510.093/0001-20.

Notícias da Teia

Justiça “atropela” Incra e despeja ribeirinhos assentados no Marajó (PA)

[Por Lilian Campelo – Brasil de Fato | Belém (PA)] Chovia fino no dia 7 de junho deste ano quando Valdely Moraes de Souza, 36 anos, viu sua casa de madeira ser destruída no lote de assentamento rural situado na Ilha dos Carás, em Afuá (PA), por homens que cumpriam ordem judicial do juiz da vara única da comarca. O município integra a região do Marajó, arquipélago flúvio-marítimo no Pará. | Continue lendo no site da Teia de Comunicação Popular do Brasil!

Entrevistas

Claudia Santiago fala ao Sinttel-RJ sobre II Festival da Comunicação Sindical e Popular

Clique aqui e confira o vídeo feito pela WebTv do Sinttel-RJ. Esperamos por você no 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular, dia 24 de julho, Dia da Comunicação Popular em homenagem a Vito Giannotti. Contribua! Participe deste dia de festa dos trabalhadores!

Artigos

O problema não é a internet, mas o sistema que a toma como locus da espionagem e da ideologia

[Por Elaine Tavares- 25.06. 2018] As novas tecnologias e a criação das redes sociais colocaram uma novidade na vida cotidiana de bilhões de pessoas: o acesso rápido às informações e também a possibilidade de produzi-las e distribuí-las. Assim, o que era até bem pouco tempo quase que exclusividade dos jornalistas ou formadores de opinião ligados aos meios de comunicação, passou a ser comum para qualquer pessoa no planeta que tenha acesso à rede mundial de computadores. Mas, o que parecia ser uma vitória da democracia tem mostrado que, no sistema capitalista de produção, nada mais é do que mais do mesmo. Isso porque nos últimos tempos o que se percebeu foi que as informações que circulam na internet também estão dentro da forma-mercadoria geradora de mais-valia ideológica. A enxurrada de notícias falsas, fabricadas por empresas especializadas nesse fazer, tem servido para produzir “verdades” que servem aos interesses do capital e das forças que conformam o poder político e econômico do sistema. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Agora tem Brasil de Fato no Rio Grande do Sul

O jornal Brasil de Fato já circula nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. A partir de 2018 chegará em outros estados. No Rio Grande do Sul está tudo preparado para vir ao mundo a primeira edição. bdf Esse lançamento é simbólico. Afinal, foi em Porto Alegre, no dia 25 de janeiro de 2003 que nasceu o jornal, durante o III Fórum Social Mundial. O auditório Araújo Viana estava lotado. Participaram alguns dos maiores nomes da esquerda mundial, entre estes, Eduardo Galeano e Sebastião Salgado. O Brasil de Fato se propõe a ser um jornal de esquerda a serviço da classe trabalhadora.

Proposta de Pauta

A extinção da Fundação Piratini é luto para a comunicação pública

O governador José Ivo Sartori (PMDB), encerrou as atividades da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e FM Cultura no dia 30 de maio último. O Observatório da Comunicação Pública soltou uma nota na qual lamenta a decisão. Fundada em 1974, a Fundação Piratini, era responsável pela TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE RS) e FM Cultura 107,7. “Foi afiliada à TV Cultura de São Paulo e também já retransmitiu conteúdo da TV Educativa do Rio de Janeiro. Atualmente, estava em afiliação à TV Brasil. No início dos anos 2000, se integrou à Rede Pública de Televisão, que unia todas as emissoras educativas do país em cadeia nacional, transmitindo uma programação conjunta, com atrações dos diversos canais interligados à rede. A emissora ficava nas antigas instalações da também extinta TV Piratini. Programas como Radar, Galpão Nativo, Pandorga, 7 no ar e Mãos à Obra foram um marco na programação da estatal, garantindo sempre boa audiência. |Continue lendo.

NPC Informa

Violência e Direitos Humanos na Baixada Fluminense

Sábado, dia 30 de junho, às 9:30h, acontece o debate '' Violência e direitos humanos na Baixada Fluminense'' na Paróquia Bom Pastor, em Belford Roxo. Segundo dados do Atlas da Violência de 2018, o município de Queimados foi apontado como a cidade brasileira com a maior taxa de mortes violentas. Saiba mais!

Radiografia da Comunicação Sindical

Em vídeo, AEPET mostra os interesses por trás do mito de que a Petrobrás está falida

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) divulgou um vídeo de pouco mais de seis minutos em que mostra que o discurso de que a Companhia está falida é mentira. Ela continua sendo a maior e mais importante empresa do país. O vídeo mostra por que querem nos fazer acreditar que a única solução é a privatização. Também defende que deve ser permanente a defesa da Petrobrás e de sua missão desenvolvimentista. O vídeo pode ser visto AQUI!

De Olho Na Mídia

Quem controla a comunicação no Brasil?

[Por Gustavo Gindre/Facebook] Há alguns anos eu insisto em afirmar que não faz mais sentido falar nas tantas famílias que controlam a comunicação no Brasil. É a Globo e pronto. O resto vem lá atrás. Pois a Copa do Mundo é um excelente momento para verificar essa diferença. A Globo é a única empresa brasileira a transmitir a Copa do Mundo, tanto na TV aberta quanto na TV paga. Sofre concorrência apenas da norte-americana Fox Sports. A empresa dos Marinho montou um gigantesco estúdio no endereço mais nobre de Moscou (a Praça Vermelha) e levou 197 profissionais para a Rússia (TV Globo, SporTV e globoesporte.com, não incluindo o jornal O Globo). Já o SBT mandou duas equipes de três pessoas (repórter, cinegrafista e produtor). A Record e a Bandeirantes enviaram uma equipe de três pessoas cada uma. E a TV Aparecida mandou um repórter e um cinegrafista. Até onde fui capaz de pesquisar, as demais empresas brasileiras de TV paga e TV aberta não enviaram equipes para a cobertura da Copa do Mundo.

De Olho Na Vida

“Vidas nas Favelas importam”: ato na Cinelândia

Na quinta-feira, dia 28, centenas de pessoas se reuniram na Cinelândia para protestar contra a violência policial no ato “Vidas nas Favelas importam”. As favelas e periferias brasileiras sempre sofreram com a violência do Estado em suas várias formas. Em fevereiro deste ano, foi decretada uma intervenção federal militar no Rio de Janeiro e sabemos que é nesses espaços que essa política mostra sua face mais cruel. Na quarta-feira, dia 20, na Maré, o menino Marcus Vinicius, de 14 anos, foi morto pela polícia quando ia para a escola. Esse é mais um entre os muitos casos de violência contra a população favelada. Confiram algumas imagens!

De olho no mundo

Argentina: greve geral contra a política econômica de Macri

[Reprodução/Telám] A segunda-feira, 25 de junho, foi marcada por mais uma greve geral contra o governo de Mauricio Macri na Argentina. A Confederação Geral do Trabalho (CGT) e outras centrais iniciaram logo cedo uma paralisação de 24 horas. Essa é a terceira paralisação generalizada que acontece desde que ele assumiu o cargo, dois anos e meio atrás. A paralisação aconteceu cinco dias após o primeiro desembolso do empréstimo que o Fundo Monetário Internacional (FMI) está dando ao governo argentino. Em contrapartida, o governo se comprometeu a reduzir os gastos públicos e a inflação, que este ano deve chegar a quase 30%. Os sindicatos protestam contra o empréstimo, o aumento de tarifas e pedem o fim das demissões da administração pública. Além disso, pedem a reabertura da negociação dos reajustes salariais deste ano, que foram calculados no início do ano com base numa projeção de 15% de inflação. Hoje a projeção do Banco Central é de 27%.

Memória

26 de junho de 2018: 50 anos da ‘Passeata dos Cem Mil’ 

[Por Comunicação MPA/ Foto de Evandro Teixeira] Há 50 anos, em 26 junho de 1968, o povo brasileiro tomava as ruas na manifestação que ficou conhecida como a Passeata dos 100 Mil, em oposição à Ditadura Militar. O Brasil mergulhara nas sombras, mas a esperança sobrevivia nas pessoas que saíram às ruas de braços dados e entoando canções de liberdade, igualdade e esperança. "Foi um dia glorioso para nós, brasileiros", revela o fotógrafo, Evandro Teixeira, responsável pelo registro que entrou para a história do país.

Dicas

Filme ‘Auto de Resistência’ chega aos cinemas

“Auto de Resistência” é um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis em casos classificados como suposta “legítima defesa”. No filme, a versão policial é posta em xeque tanto por familiares que lutam por Justiça quanto por vídeos que registram a violência das forças do Estado. O filme acompanha a luta de mães que perderam seus filhos e os bastidores dos casos na Justiça de violência policial no Rio de Janeiro. Com direção de Natasha Neri e Lula Carvalho, o documentário foi ganhador do festival 23º É Tudo Verdade / It's All True, que passou no Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, ele está nos cinemas de várias cidades do Brasil. Se na sua cidade estiver passando esse filme, vale a pena conferir. Veja o trailer!

Dicas

‘Ponciá Vicêncio’, romance de Conceição Evaristo

A escritora Conceição Evaristo oficializou sua candidatura à Academia Brasileira de Letras na segunda-feira, 18 de junho. A autora possui uma vasta obra, que conta com livros de contos, romances e poesia. Em 2015, com “Olhos d’água”, ela conquistou o Prêmio Jabuti. Nesse boletim, indicamos “Ponciá Vicêncio”, primeiro romance da autora. Em poucas páginas e com uma linguagem muito sedutora, Evaristo conta a história da protagonista, que dá título ao livro. Por meio das reflexões e lembranças de Ponciá, ficamos sabendo de sua trajetória de vida, a ida do interior para a cidade grande, o respeito à memória e à história de seus ancestrais e o sonho de reencontrar a família. Também aprendemos muito sobre o nosso país, com relatos de escravidão e exploração do trabalho, violência doméstica e desigualdade social. “A vida escrava continuava até os dias de hoje. Sim, ela era escrava também. Escrava de uma condição de vida que se repetia. Escrava do desespero, da falta de esperança, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos, de inventar outra e nova vida”.

Pérolas

Por Laurindo Leal Filho, em sua página no Facebook

O Roda Viva de segunda (25) com a Manuela D’Avila mostra que o fundo do poço da TV Cultura é muito mais profundo. É por essas e outras que a comunicação pública até hoje não se consolidou no Brasil. A história da Fundação Padre Anchieta é trágica. Contei um pouco dos seus primórdios na década de 1980 no livro "Atrás das Câmeras". O professor Octávio Ianni, no prefácio, transcreve a seguinte citação: "Se você pensar bem na história da TV Cultura, você se assusta. Parece uma história de assombração, que chega a atingir momentos de terrível brincadeira". A Manu que o diga.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 364

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link