Boletim do NPC

4 de julho de 2018

Notícias do NPC

Dia 24 de julho, vamos para a praça pública mostrar a nossa comunicação

No dia 24 de julho estaremos na rua, na Cinelândia, realizando o 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular. Nesse dia, haverá debates, aulas públicas e apresentações culturais sobre 1968 e a atualidade das lutas de 50 anos atrás. Para as rodas de conversa, estão confirmadas as participações de Cid Benjamin, Cecília Boal, Stanislaw Szermeta, Darlan Montenegro, Dulce Pandolfi e Luis Eduardo Mergulhão Ruas. Também estarão presentes comunicadores e militantes de diversas comunidades do Rio de Janeiro, como Gizele Martins (Maré), André (Morro da Formiga), Júlio Lacerda (Jorge Turco), Diquinho (Complexo do Alemão), Valéria Barbosa (Cidade de Deus) e o professor José Claudio Alves. Clique aqui para conferir o folder com a programação completa!

Notícias do NPC

Envie material para o II FESTIVAL DA COMUNICAÇÃO SINDICAL E POPULAR

Os materiais para serem expostos na Feirinha da Comunicação, que vai acontecer durante o 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular, devem ser enviador para o NPC! Aqui vai o endereço: Núcleo Piratininga de Comunicação - A/C Claudia Santiago - Rua Alcindo Guanabara 17/ sala 912 - CEP: 20031-130 / Rio de Janeiro RJ. Saiba quais materiais serão aceitos!

Notícias do NPC

2º Festival da Comunicação Sindical e Popular promove debate sobre 1968, ditadura no Brasil e resistência

A ideia do 2º FESTIVAL DA COMUNICAÇÃO SINDICAL E POPULAR é levar para a rua a produção da imprensa sindical, popular e alternativa no nosso país desde o início do século passado. Será uma feira da comunicação dos trabalhadores, com tudo organizado em barracas e exposto para quem estiver passando pelo Centro do Rio nesse dia. Como se trata de comunicação do povo, de ecoar as vozes do morro, não há lugar melhor do que a Cinelândia. Nesse histórico bairro, serão apresentadas lutas e histórias em aulas públicas sobre momentos vividos e que têm relação com os desafios de hoje. Ao longo do dia, haverá rodas de conversa sobre: “a resistência no Brasil em 1968: luta armada, contracultura e movimento operário”; “pensamento de Che Guevara e Marighella nos acontecimentos de 1968”; e “Liberdade de Expressão nas favelas cariocas ontem e hoje”. Além dos debates e exposição de materiais, haverá ainda uma intensa programação cultural.

Notícias do NPC

24 de julho: Dia da Comunicação Popular no Rio de Janeiro 

24 de julho é Dia Municipal da Comunicação Popular, por iniciativa do mandato do vereador Renato Cinco (PSOL). Realizado pela primeira vez no ano passado, entrou para o calendário oficial do estado do Rio de Janeiro através de projeto de lei do deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL-RJ). A data é em homenagem a Vito Giannotti, um grande lutador pela comunicação dos trabalhadores, que faleceu em julho de 2015. Nesse dia, também haverá uma homenagem a Marielle Franco. Potente voz do morro em defesa dos trabalhadores, foi calada tão precocemente, em 14 de março de 2018.

Notícias do NPC

Saiba como participar do Festival

Os sindicatos, associações, coletivos de comunicação e movimentos populares poderão ter uma barraquinha para expor suas publicações. Interessados devem entrar em contato com o NPC pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 98556-3909. Também teve início o financiamento coletivo do festival. Todos os apoios serão divulgados! A contribuição pode ser feita pela plataforma Kickante (clique aqui e acesse) ou através de depósito na conta do NPC. As entidades terão recibo. Os dados bancários são: NÚCLEO PIRATININGA DE COMUNICAÇÃO / CNPJ: 02.510.093/0001-20 / Banco do Brasil / Agência: 3520-3 / Conta: 63311-9.

Vídeos sobre o Festival

WebTV do Sinttel divulga vídeo sobre Festival

Em pouco mais de dois minutos, a jornalista Claudia Santiago, idealizadora do evento, explica o objetivo e o funcionamento do 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular em entrevista para a TV do Sinttel. Vamos lotar a Cinelândia com aulas e apresentações culturais em uma grande festa em homenagem à comunicação dos trabalhadores. | Assista ao vídeo!

Vídeos sobre o Festival

NPC convoca trabalhadores para o Festival por meio de vídeo

A cientista política Luisa Santiago, pesquisadora do NPC, convida a todos os trabalhadores e trabalhadoras para estarem no 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular do NPC. Junto a Douglas Heliodoro, Camila Araújo, Eliomar Coelho e Renata Souza, ela fala sobre a importância desse evento. Também lembra a edição anterior, realizada em “um dia muito bonito, de muita luta e muita troca”. | Assista ao vídeo.

Vídeos sobre o Festival

Cobertura da TVT do 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular

No ano passado, a equipe da TV dos Trabalhadores (TVT) esteve na Cinelândia e fez uma bela matéria sobre o nosso 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular. | Clique para assistir.

Vídeos sobre o Festival

[Por TV-Sinttel] Reportagem Especial do 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular

Confira a reportagem especial realizada pela equipe do Sinttel RJ sobre o 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular.

O Festival na mídia dos trabalhadores

[Por Brasil de Fato RJ] ‘Festival vai levar para a Cinelândia debate sobre 1968, ditadura e resistência’

‘Festival vai levar para a Cinelândia debate sobre 1968, ditadura e resistência’ é o título da matéria que a jornalista Sheila Jacob fez para o jornal Brasil de Fato do Rio de Janeiro. Confira!

O Festival na mídia dos trabalhadores

[Por Rede Brasil Atual] Núcleo Piratininga prepara 2º festival de comunicação, na Cinelândia

[Por Redação RBA - publicado 10/06/2018] São Paulo – A organização não-governamental Núcleo Piratininga de Comunicação realiza em 24 de julho o 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular. O evento na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, é um grande encontro, com oportunidades de intercâmbio de práticas em comunicação popular, experiências organizativas, espaço para desfrutar de atrações culturais e debater o Brasil. Os temas deste ano serão a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), a resistência ontem e hoje e também os 50 anos de 1968. A data escolhida coincide com o Dia Municipal da Comunicação Popular, que entrou no calendário oficial após promulgação de um projeto do deputado estadual Eliomar Coelho (Psol). “A data é em homenagem a Vito Giannotti, um grande lutador pela comunicação dos trabalhadores, que morreu em julho de 2015”, diz a organização. | Continue lendo.

O Festival na mídia dos trabalhadores

[Por ANDES] 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular lança financiamento coletivo

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e a Teia de Comunicação Popular do Brasil lançaram a plataforma de financiamento coletivo do 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ) no dia 24 de julho. O festival faz parte do Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e a data marca o falecimento de Vito Giannotti, fundador do NPC. O Festival é inteiramente gratuito e em praça pública, por isso, ele só será possível com contribuições financeiras voluntárias. As colaborações podem ser feitas através da plataforma de financiamento coletivo: https://goo.gl/UZdzMv. A proposta do NPC é que o evento tenha música, teatro e dança para expor os mais diversos trabalhos de comunicação realizados por sindicatos, coletivos, movimentos sociais e associações de moradores, construindo um espaço de trocas e encontros da comunicação e da cultura contra hegemônicas. | Continue lendo.

Pérolas sobre o Festival

Por Reginaldo Moraes (SP)

Você sabe a importância da comunicação. É através dos meios de comunicação que tomamos conhecimento dos fatos que têm impacto na nossa vida. E você sabe que um fato vale pelo modo como ele é apresentado. Vale quem conta a estória. E nós contamos a nossa. A maior parte dos meios de comunicação do nosso país pertence a gente muito rica e poderosa. Há no Brasil cerca de 90 redes de rádio e TV que praticamente monopolizam a informação, a diversão, a cultura. Elas estão na mão de seis grandes famílias empresariais e meia dúzia de organizações religiosas. O pessoal de cima. | Continue lendo.

Pérolas sobre o Festival

Por Katia Marko (RS)

O Festival da Comunicação Sindical e Popular é um espaço de celebração da nossa tarefa diária de dar voz aos invisíveis à grande imprensa. E neste ano se reveste de uma grandeza ainda maior, pois será no Dia da Comunicação Popular, 24 de julho, data que homenageia o nosso mestre Vito Giannotti. Como ele nos gritava, precisamos comunicar com todos os meios. E nada melhor do que estar na praça pública pra falar com o povo. Portanto, quem não for pro festival, bom sujeito não é, ou tá ruim da cabeça, ou doente do pé.

Pérolas sobre o Festival

Por Paula Padilha (PR)

O Festival da Comunicação Popular e Sindical proporciona a ocupação do espaço público, da rua, da praça, de forma diferenciada pelas comunidades, sindicatos e mídias alternativas, pois possibilita a troca de experiências unindo a formação acadêmica (e o acesso aos debates articulados por quem está nas universidades) com a cultura popular das favelas através da música, da dança, da atuação. Para os sindicatos, é uma importante forma de visibilizar suas lutas para além dos trabalhadores de determinadas categorias. Todas as experiências podem ser compartilhadas, solidarizadas e adaptadas para as realidades sociais e de atuação das diversas regiões do país.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 365 - Especial

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link