Boletim do NPC

24 de agosto de 2018

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de aula sobre mídia, violência e direitos humanos

A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participa no dia 25 de outubro, do V Curso de Extensão, Mídia, Violência e Direitos Humanos na mesa sobre Comunicação Popular. As inscrições já estão encerradas!

Notícias do NPC

24º Curso Anual do NPC: programação e inscrição!

Comunicação e ORGANIZAÇÃO POPULAR – Que passos podemos dar em 2019? Aprendendo com o passado para construir o futuro. Trincheiras que perdemos e aquelas que precisamos construir. De 21 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro. Clique aqui, veja a programação e saiba como se inscrever!

Para pensar

[Brasil de Fato/RS] Entre aqui e confira a charge em tamanho real!

Artigos

Com a reforma trabalhista, o tempo é de comunicação sindical

[Por Esdras Gomes] A reforma trabalhista foi uma medida para garantir o aumento dos lucros e o desmantelamento dos sindicatos. Os meios de comunicação amparados pelos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) verificaram que a ampla maioria da população não é sindicalizada. A pesquisa “Aspectos das relações de trabalho e sindicalização” do IBGE, de 2017, demostra que, “(…) Em 2015, havia, no Brasil, 94,4 milhões de trabalhadores de 16 anos ou mais de idade, dos quais 18,4 milhões (19,5%) eram sindicalizados em qualquer um dos trabalhos que tinham na semana de referência”. | Leia o artigo completo.

Entrevistas

Tem uma greve de fome em Brasília

Em greve de fome há 25 dias, o dirigente do MST JAIME AMORIM concede ao TUTAMÉIA emocionante entrevista. | Confira!

A Comunicação que queremos

Programa Fala Negrada todo sábado na Rádio, na Rádio Classista, das 9 às 11h

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o TAMBOR DE CRIOULA foi identificado como referência entre as manifestações culturais do Maranhão. De acordo com o IPHAN, o Tambor de Crioula "é uma dança marcada por fortes traços africanos, na qual uma roda de mulheres baila diante da parelha de três tambores (grande, meião e crivador) tocados por homens". No programa deste sábado discutiremos sobre a experiência de mulheres negras nessa brincadeira que nasceu como forma de lazer, devoção e resistência dos povos afrodescendentes escravizados no Brasil. Nosso programa será conduzido pela querida Patrícia Bittencourt que entrevistará as coreiras Juliana Morena T'Oxum e Lorena Lyse. | Acesse aqui e não perca!

A Comunicação que queremos

Gente bonita põe blog no ar

Um grupos de jovens trabalhadores de São Paulo criou recentemente o blog “Você sabia?” No editorial, assim eles se apresentam. “Esse meio de comunicação foi criado com o intuito de dialogar com você trabalhador(a), estudante, que no dia-a-dia está na correria, enfrenta ônibus, trem lotado e mal sobra tempo aos finais de semana.” A galera sabe o que quer e sabe que sem comunicação, sem conversar com os manos e as manas, não sai do lugar. Leia o finalzinho do editorial de apresentação: “Esperamos que esse meio de comunicação contribua na sua formação, leitores e leitoras, pois entendemos que conhecimento é poder e portanto, uma arma poderosa na construção de uma sociedade de plenos direitos e dignidade.” Se quiser conhecer a nova cria da perifa, como se diz em São Paulo, clica aqui.

A Comunicação que queremos

Assembleia geral da Rede Abraço em Brasília

Começa hoje 24 de agosto, no hotel Planalto Bittar, em Brasília, a assembleia geral da Abraço. Na abertura estarão em debate a reativação da entidade, alteração estatutária e eleição da diretoria. No dia 25 haverá um ato em comemoração ao aniversário de 22 anos da Abraço Brasil com transmissão ao vivo via site e facebook, às 9h. Temas em debate: - Situação jurídica das rádios comunitárias pós portarias 3.343/15 e 1.909/18 do MCTIC; - Palestra com Ailton Santos – Coordenador Jurídico da Abraço Brasil; Conjuntura Nacional da Radiodifusão Comunitária e os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional com Geremias dos Santos.

Artigos

Sindicalizar é preciso!

[Esdras Gomes Silva*] A derrota no Supremo Tribunal Federal (STF) era prevista, mas nos iludíamos para amenizar a situação de derrota que se configura no movimento sindical. Os meios de comunicação e o setor empresarial apostam de que vão matar os sindicatos com o fim da contribuição sindical obrigatória. Eles apostam que as entidades não são capazes de organizar ou sindicalizar 10% dos seus trabalhadores na base. Sindicalizar é preciso! Muitos ficam apostando em algumas formas de contribuições obrigatórias. A melhor solução é realizar grandes campanhas de sindicalização permanentes. | Leia o artigo completo.

NPC Informa

Banqueiros querem tirar direitos das mulheres

Na oitava negociação da Campanha Nacional 2018, além da tentativa de retirar outros direitos dos bancários e da oferta de apenas 0,5% de aumento real, a Fenaban (federação que representa os altamente lucrativos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa e outros bancos) propôs pagar PLR proporcional aos dias trabalhados para as mulheres em licença-maternidade, e não integral como hoje está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. A ideia causou assombro no Comando Nacional dos Bancários, que representa os trabalhadores na mesa de negociação, e foi prontamente rejeitada. | Leia mais.

De Olho Na Vida

Pistoleiro que matou líder quilombola é condenado no Maranhão

[Por Emilio Azevedo*] No Brasil de tantos conflitos sociais, a dura batalha contra a violência no campo teve um ponto alto na última quarta feira, dia 22 de agosto, no Maranhão, nas cidades de São João Batista e São Luís. Na primeira, ocorreu o julgamento e condenação de um dos responsáveis pela morte do líder quilombola Flaviano Pinto Neto. Enquanto isso, na capital do estado, estava sendo realizado o Seminário Vidas Ameaças, que prestou homenagens a Josimo Tavares, Dorothy Stang e outros mártires da luta pela terra. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Mas o problema está nas Favelas, né?

[Coletivo Favela em Foco] Uma operação conjunta entre polícia militar e o exército está sendo realizada desde a madrugada do dia 20 de agosto em favelas do Complexo do Alemão e Maré. O saldo de mais esta operação sem zelo pela vida e patrimônio dos moradores não poderia ser diferente, com mortes, feridos e muito terror gratuito do Estado para todos e todas. No Complexo da Penha promotores culturais e ativistas dos direitos humanos denunciaram abusos e contavam corpos pelas favelas além de invasões às propriedades privadas. Na Maré, casos de tortura de 4 jovens além de mortes chegaram as instituições locais pelos moradores. Milhões de reais estão sendo usados para isso, matar e torturar a população mais pobre enquanto os Perrellas em seu caso do Helicoca e as ligações de Aécio Neves com Zezé são abafados e acobertado pela polícia, exército, judiciário como um grande acordo nacional. Mas o problema está nas Favelas, né? [Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2018]

Proposta de Pauta

Desmonte da Comunicação Pública

É com grande lamento que nós - Jorge Lz e Julianna Sá - comunicamos o fim do ciclo do programa RADAR dentro da Rádio Roquette-Pinto / 94 FM. Sem abrir mão da marca da nova gestão da rádio - que em seus primeiros momentos substituiu o nome que homenageava seu fundador para “94FM”, e tentou apagar anos de trabalho com a retirada de todos os registros históricos que estavam nos corredores do prédio -, nos foi feito um comunicado tardio e desrespeitoso sobre o cancelamento do programa. Tardio porque fomos surpreendidos por chamadas no ar anunciando o programa que ocupará a grade no mesmo horário. Desrespeitoso porque nos foi dado ontem, quarta-feira, já avisando que nesse sábado não teremos mais nossas duas horas de música e entrevista, nos tirando a possibilidade de comunicar à audiência - que não é pequena - o fim dos trabalhos na emissora. Um "De repente, após as eleições, voltamos a conversar" dá o tom final dessa postura. | Leia mais.

Proposta de Pauta

Auditores-Fiscais do Trabalho interditam máquinas e atividades da Seara de Três Passos

[Por Andrea Bochi, com informações da SRTb/RS. Edição: Nilza Murari] Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram ação fiscal de 14 a 17 de agosto na empresa Seara Alimentos Ltda, no município de Três Passos. Como resultado da ação, a equipe interditou máquinas, equipamentos e setores, diante da caracterização de risco grave e iminente à integridade dos trabalhadores. A operação faz parte da estratégia de fiscalização de setores econômicos prioritários, coordenada pela área de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul – SRTb/RS. | Continue lendo.

NPC Indica

Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985

[Assessoria de Comunicação da Pinacoteca] A Pinacoteca de São Paulo apresenta, de 18 de agosto a 19 de novembro de 2018, a grande exposição coletiva Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985. Quinze países estarão representados por cerca de 120 artistas, reunindo trabalhos em fotografia, vídeo, pintura e outros. Entre elas estão Lygia Pape, Cecília Vicuña, Ana Mendieta, Anna Maria Maiolino, Beatriz Gonzalez e Marta Minujín. | Saiba mais!

De Olho Na Mídia

Entre os patrões da mídia, só Samuel Wainer se salva

[Laurindo Leal] Com a honrosa exceção de Samuel Wainer não vejo em nenhum outro empresário da mídia motivos para elogios. Todos eles sempre foram os vocalizadores dos interesses patronais. No caso do falecido diretor da Folha de S.Paulo a abertura para idéias progressistas nos anos 1980 e o apoio às diretas-já foram apenas opções mercadológicas para enfrentar o seu concorrente conservador. Não havia nenhum compromisso ideológico tanto é que, conquistada a liderança no mercado, o jornal bandeou-se para uma linha de apoio incondicional ao neoliberalismo. Pouco antes do golpe de 2016 publicou editorial na primeira página que é um primor na defesa do desmonte do Estado e no ataque às conquistas dos trabalhadores. Resume a tal "ponte para o futuro" adotada posteriormente pelos golpistas. | Continue lendo.

Memória

Clara Zetkin, a líder comunista

Em 1910, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a líder comunista alemã Clara Zetkin propõe a instituição de uma data para lembrar e reforçar as lutas por direitos das mulheres. Esta data virá a ser, anos depois, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Pérolas

Por Gizele Martins

A militarização e o controle das vidas empobrecidas são políticas internacionais. Afinal, eles precisam que a gente seja trabalhador precarizado e escravizado para a servirmos aos ricos (que são minoria no mundo). Mas, são eles que detém o poder, o funcionamento, as armas, as forças. Por isso, temos também que internacionalizar a luta contra os que nos oprimem!!! Pela não militarização das vidas!!! [Sobre a ocupação por tempo indeterminado das favelas da Maré, do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, decretado no dia 22/08]

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 368

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link