Boletim do NPC

14 de janeiro de 2019

Notícias do NPC

NPC na estrada

O Núcleo Piratininga retornou suas atividades no dia 7 de janeiro, depois de férias coletivas da equipe. Um recomeço marcado por um encontro no qual conversamos sobre o Rio, o Brasil, o mundo... E começamos a organizar nossas atividades para 2019. Veja aqui alguns momentos desse encontro marcado pelo afeto entre nós, e pelo compromisso com a luta por uma sociedade justa e solidária, atravessada por relações igualitárias. Nas primeiras semanas do ano novo, foram entregues as últimas agendas produzidas pelo NPC para 2019. Nossas atividades começam por Rio de Janeiro, Maranhão e Brasília. No dia 26 de janeiro, Claudia Santiago participa do Encontro Estadual dos Bancários, em São Luís. Em 14 de fevereiro estará em Brasília, no encontro estadual da Condsef.

Notícias do NPC

Acervo da biblioteca Carolina de Jesus está sendo catalogado

No início de 2018, inauguramos a Biblioteca Popular Carolina de Jesus, que aos poucos foi crescendo e hoje já conta com um acervo de cerca de 350 livros. Os títulos que compõem a biblioteca estão sendo catalogados para ser emprestados, a partir de fevereiro de 2019, para os alunos e ex-alunos do curso de comunicação popular do NPC. Comunicação, literatura e história do Brasil e do mundo são alguns dos temas já disponíveis. Teremos uma planilha para ser compartilhada entre os alunos, onde poderão consultar título, autor e uma sinopse do livro. Em breve inauguraremos essa novidade! Até lá, o Espaço Gramsci permanecerá fechado para reestruturação.

Artigos

O assassinato de Rosa Luxemburgo, cem anos depois

[Por Valerio Arcary] Foi há cem anos. Já se disse que o silêncio é a maior das represálias. O aniversário deve ocorrer sem maior repercussão. No dia 15 de Janeiro de 1919, no calor da crise revolucionária que permanecia aberta depois da revolução de novembro de 1918 que derrubou o Kaiser, Rosa Luxemburgo foi assassinada, ao lado de Karl Liebknecht. A reabilitação teórica e política de Rosa está ainda por ser feita diante dos olhos da nova geração. Mas enquanto existir uma esquerda que tenha paixão revolucionária Rosa Luxemburgo estará viva. Desde o 9 de Janeiro, Berlim era uma cidade em estado de sítio. Rosa e Liebknecht sabiam que estavam encurralados, e que o cerco se apertava. Há vários dias viviam em permanente mudança de endereços. Até que a delação levou as milícias paramilitares ao seu esconderijo. | Continue lendo.

Entrevistas

Crise e Golpe, com Alysson Mascaro

O programa Teologia de Boteco recebeu, no dia 6 de janeiro, a presença do professor Alysson Mascaro para falar sobre os temas que estão presentes no seu novo livro Crise e Golpe, lançado pela Boitempo e outros assuntos relacionados à conjuntura. Ouça aqui!

Radiografia da Comunicação Sindical

Vito inspira!

No dia 15 de janeiro Vito Giannotti completaria 76 anos. Em sua homenagem, a EquipeNPC escreveu alguns textos que reproduziremos na seção “Radiografia da Comunicação Sindical” deste boletim. A maior homenagem a esse nosso companheiro é fazer pulsar a comunicação sindical. Confira as mensagens de Sheila Jacob, Sergio Domingues, Ana Lucia Vaz e Cristina Braga!

A Comunicação que queremos

Você conhece a Teia de Comunicação Popular do Brasil?

Em 15 de março de 2018, no Fórum Social Mundial, em Salvador, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) juntamente com outras entidades e movimentos criou a Teia de Comunicação Popular do Brasil. É uma rede de solidariedade entre diferentes experiências de comunicação contra-hegemônica, espalhadas pelo País. A Teia reúne em seu site essas experiências. Além disso, diariamente, a página e redes sociais são atualizadas com notícias e histórias de trabalhadoras e trabalhadores do país: sindicalistas, camponeses, povos e comunidades tradicionais, moradores das periferias das grandes cidades. Tudo o que diz respeito aos desvalidos nos interessa. Faça parte: clique aqui!

NPC Informa

Ocupação Vito Giannotti completa 3 anos

No último dia 15, a Ocupação Vito Giannotti completou três anos. A festa vai ser nesse sábado, dia 19. Confira a programação.

NPC Informa

Mórula lança nova edição de Pedrinhas Miudinhas

"Pedrinhas Miudinhas", primeiro livro de crônicas Luiz Antonio Simas, foi publicado em 2014. Ele estava esgotado e a nova impressão acaba de chegar. Por isso, aproveitando o dia de São Sebastião e o aniversário da livraria Folha Seca, e editora Mórula convida para um novo lançamento. Vai ter samba e a festa promete ser bonita. É só chegar! No domingo, dia 20.

Proposta de Pauta

Professor é espancado em Minas Gerais

[Por Estelamaris Cunha Borges. 14.01.2019] O querido e respeitado professor de Artes do IFMG - Campus Ouro Preto - foi friamente espancado na madrugada de ontem. Motivo aparente: Haroldo é gay. A homofobia é uma ameaça à liberdade, à diversidade e às diversas formas de amor. Ela ganha força quando está legitimada pelo discurso de ódio, pela intolerância, pelo obscurantismo e pela mentira! Haroldo está em coma no Hospital João XXIII.

Memória

O projeto Percursos e Memórias, a História da Disputa: Disputa da História realiza debate no sábado, dia 19, às 10h30, no Memorial da Resistência, em São Paulo. (Largo General Osório, 66). No primeiro encontro realizado no dia 15/12/2018 (https://bit.ly/2Fiw2n6), esteve em debate o legado da memória institucional e da memória social sobre a ditadura militar. Saiba mais!

Dicas

Rolês pra quem é de luta!

2019 mal começou, mas sua previsível sucessão de retirada de direitos, autoritarismos, arbitrariedades e conservadorismos já caminha a passos largos. O importante é que vai ter luta e a resistência já marca presença nas artes, nos teatros, nos museus! Para quem mora ou vai passar pelo Rio ou São Paulo, seguem quatro dicas imperdíveis de rolês. Confiram!

Pérolas

Por Gustavo Gindre

Não existem seres humanos a priori. Nós somos fruto do contexto. Se eu bebo, minha personalidade muda. Basta tomar um remédio psicotrópico que minha personalidade muda. Aos 49 eu sou uma pessoa diferente do que era aos 15. Com sono eu sou diferente. Enfim, não há um Gustavo a priori, indelével. O Gustavo é construído de acordo com o contexto. Uma pessoa com uma arma não é igual a essa mesma pessoa sem arma. Ela muda, porque o contexto é diferente. Pessoas que não se imaginavam fazendo determinadas coisas podem tomar atitudes que elas próprias não esperam. Até porque a arma não é apenas um objeto inanimado. Junto com ela vem toda uma história, um simbolismo e uma subjetividade.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 374

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link