Boletim do NPC

14 de fevereiro de 2019

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de Encontro sobre Comunicação Sindical da Condsef

A jornalista e historiadora Claudia Santiago, coordenadora do NPC, esteve hoje, 14 de fevereiro, no 5º Encontro da Comunicação Sindical da CONDSEF, em Brasília. Ela falou sobre "Comunicação sindical e a disputa de narrativa: desafios e ações". Em seguida houve debate com os participantes do evento.

Artigos

Elza Soares critica festa de socialite que teve como tema o Brasil Colônia escravocrata

[Por Elza Soares] Gentem, sou negra e celebro com orgulho a minha raça desde quando não era “elegante” ser negro nesse país. Desde a época em que preto não usava o elevador dos “patrões”. Da época em que os pretos motorneiros dos bondes eram substituídos por portugueses brancos quando havia festividades na cidade com a […]

Entrevistas

‘É o Brasil de hoje que torna vida de Marighella atual’, diz biógrafo  

Em 4 de novembro deste ano se completarão 50 anos da morte de Carlos Marighella, político e guerrilheiro baiano que foi preso em duas ditaduras brasileiras. No final dos anos 1960, ele rompeu com o maior partido de esquerda de então (PCB) por optar pela luta armada. Para seu biógrafo, o jornalista Mário Magalhães, o momento atual da política brasileira reforça as polêmicas que acompanharam o guerrilheiro em vida. Magalhães afirma que Marighella "hoje, 50 anos após a sua morte, desperta mais amor e ódio do que no tempo em que viveu, incluindo o tempo em que foi declarado inimigo público número 1 do governo". Para ele, Moura "está tendo a tremenda coragem de lançar o filme num país governado por um presidente nostálgico da ditadura. Acho isso admirável". Confira a entrevista completa concedida à DW Notícias.

Radiografia da Comunicação Sindical

Jornal GARRA, do Sindsep-PE, divulga veículo alternativo de Pernambuco

Na edição de dezembro de 2018/janeiro de 2019 do jornal GARRA, do Sindsep-PE, deu-se destaque a iniciativas de comunicação alternativa que existem no estado. Além do jornal Brasil de Fato PE, foi divulgado o programa de televisão "Trilhas da Democracia", exibido pela TV Pernambuco, sob a coordenação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini. A estreia foi em janeiro de 2019. Os debates são semanais, exibidos sempre às segundas-feiras, às 20h15. Depois ficam disponibilizados na página do programa no youtube. A ideia é apresentar os temas a partir da defesa dos direitos humanos, das lutas sociais e da mobilização dos trabalhadores. Essa é uma parceria entre a UFPE e a FASE. Confira!

NPC Informa

Aos 80 anos, amigo de Chico Mendes refunda jornal para denunciar governo Bolsonaro

O jornalista acreano Elson Martins acabava de participar de uma importante reunião de trabalho na segunda-feira (11) quando, no fim da noite, começou a receber mensagens de diferentes colegas indignados com a notícia que se tornou uma das mais divulgadas no país: o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acabara de chamar Chico Mendes, o sindicalista internacionalmente reconhecido como ambientalista, de “irrelevante” para o atual momento. Amigo do seringueiro durante as décadas de 70 e 80, ele viu ainda mais sentido em seu trabalho. Ele foi o fundador do Jornal Varadouro, o “jornal das selvas”, uma das mais importantes experiências da imprensa alternativa do país. Exatamente naquele dia ele começava a ser revivido. | Continue lendo!

Proposta de Pauta

Construído coletivamente, sai o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas

O manual contra a censura nas escolas parte de 11 casos reais envolvendo perseguições, intimidações e assédio a professores e/ou instituições. A partir deles, são oferecidas estratégias político-pedagógicas e jurídicas para enfrentar ataques similares. O material privilegia o enfrentamento político-pedagógico dos problemas em vez de soluções judiciais individualizadas. Defende, por isso, o diálogo entre os atores escolares a partir do marco de uma gestão democrática comprometida com a defesa do direito à educação de todos e todas. Quando é o caso de lançar mão de estratégias jurídicas, defende-se que há uma dimensão coletiva, da esfera do trabalho (e da justiça do trabalho), que deve ser invocada quando professores e professoras são agredidas. As escolas precisam defender seus professores de tentativas de ataques a suas liberdades constitucionais. O material defende, assim, menos medo e defesas individuais. Aposta em mais comprometimento coletivo com a educação, com as escolas, com professores e professoras. | Acesse e compartilhe o material!

A Comunicação que queremos

PACS e mulheres agricultoras lançam cartilha sobre agroecologia, feminismos e resistência no Rio de Janeiro

A vida, a luta e a resistência das mulheres agricultoras do estado do Rio de Janeiro frente aos racismos ambientais a que são submetidas no dia a dia são alguns pontos abordados na cartilha “Guardiãs do Território: Agroecologia e Resistências no estado do Rio de Janeiro”. O material foi lançado no encontro do GT de Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). O material aborda o tema da agroecologia a partir do olhar das mulheres e da relação de seus corpos com os territórios onde vivem, plantam e colhem. Além disso, foi lançado o vídeo “Guardiãs do Território: Agroecologia e Resistência no Rio de Janeiro”, que mostra as histórias de algumas das agricultoras que resistem a partir da agroecologia em diferentes partes do estado. Esse material foi produzido em parceria com o PACS. Vídeo e cartilha podem ser acessados aqui.

Democratização da Comunicação

Record mente sobre Encontro Sem Terrinha do MST para agradar Bolsonaro

[Nota do MST] Na noite de domingo (10) muita gente assistiu a uma sequência de mentiras em uma reportagem que a TV Record veiculou sobre o Encontro Nacional Sem Terrinha, que o MST realizou em 2018 em Brasília com 1.200 crianças. A Record fala em doutrinação de crianças, que o MST manipula e não cuida dos sem-terrinha. É tudo mentira! Você sabia que o encontro era sobre direito à educação e alimentação saudável? Pois é! São crianças que estão lutando por escolas e alimento sem veneno. Pelo futuro delas! E com muita literatura, música, amor, diversão. Tudo que as crianças precisam e merecem. Ajude a espalhar a verdade. O MST cuida, junto das famílias sem-terra, de milhares de crianças que sofrem na pele o descaso do poder público em fazer reforma agrária e garantir uma vida digna no campo. Veja uma reportagem feita pelas próprias crianças no encontro e saiba como foi.

De Olho Na Vida

A nova pirataria “francesa” em comunidades quilombolas do Maranhão

[Por Ed Wilson Araújo/ Publicado na Teia da Comunicação Popular do Brasil] Ela atende pelo nome de “Magnólia”; ele, “François”. Há cerca de um ano, pilotando um automóvel surrado da marca “subaru”, branco, o casal percorre comunidades quilombolas do município de Bacuri, no Litoral Ocidental do Maranhão. A pretexto de realizar pesquisas arqueológicas e criar um museu na região, eles se aproximaram das lideranças e moradores, especialmente crianças, até conquistar a confiança e adentrar em áreas onde estão localizados objetos e artefatos de interesse histórico vinculados ao período colonial e da escravidão. | Saiba mais.

De olho no mundo

Professor de história envia crítica ao ‘Jornal do Brasil’ sobre cobertura dos eventos da Venezuela

O professor de história Luis Eduardo Mergulhão enviou a seguinte mensagem ao Jornal do Brasil: “Sabemos de toda a relação da imprensa com os interesses e visões de mundo de quem a sustenta e suas dificuldades financeiras, utilizando, assim, matérias de agências estrangeiras nada plurais. Porém, a reportagem da edição de domingo sobre a Venezuela superou o limite da parcialidade e do mau jornalismo. Dando vivas à oposição, não apresenta sequer uma foto das massivas passeatas em favor do governo, um depoimento favorável de suas lideranças ou movimentos sociais que o apoiam, apresentando um quadro mais amplo e informativo ao leitor. Nada. Ausência completa do básico do jornalismo, o contraditório equivalente. Esperamos do JB, que ensejou tanta esperança com sua volta, que sim, expresse sua visão, mas não caia no lugar comum da grande imprensa, que também ajudou a formar esse quadro de tamanha ignorância e reacionarismo presentes na sociedade brasileira.

Memória

Maria Aragão, médica comunista, completaria 109 anos neste 10 de fevereiro

A médica comunista maranhense Maria Aragão nasceu em 10 de fevereiro de 1910. Ela é uma das personagens femininas brasileiras mais expressivas do século passado, sempre defendendo os direitos das mulheres, dos negros, dos operários e camponeses. Foi vítima de perseguição e agressão, mas nunca deixou de enfrentar as oligarquias e de lutar contra o regime militar na década de 1960. Ao longo da vida se dedicou a causas sociais, buscando sempre igualdade e justiça. Maria Aragão é referência para as lutas populares do Maranhão e do Brasil. Sua trajetória está contada no livro “Uma subversiva no fio da história”, do jornalista Emilio Azevedo. Também podemos conhecer um pouco mais sobre ela pelo documentário “Maria Aragão e a organização popular”, produzido pela Editora Expressão Popular e pela Escola Nacional Florestan Fernandes. Assista aqui!

Democratização da Comunicação

A mídia descontrolada: livro analisa atuação dos meios de comunicação

Já pode ser adquirido, pela internet, o livro "A mídia descontrolada: episódios da luta contra o pensamento único", de Laurindo Leal Filho. A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação. Já está à venda pela internet, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé. | Saiba mais.

Dicas

Em cartaz, no Rio, monólogo que conta a história da militante Soledad Viedma

O espetáculo “Soledad: a terra é fogo sob nossos pés” está em cartaz, no Rio de Janeiro, com apresentações neste final de semana (dias 16 e 17 de fevereiro). Por meio de uma interpretação poética da atriz Hilda Torres, a peça conta a história de Soledad Barrett Viedma (1945-1973). Soledad foi uma militante paraguaia que veio para o Brasil lutar contra a ditadura, em defesa da liberdade e da igualdade social. Ela morou em Recife (PE) e foi da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Sua trajetória de luta, no entanto, foi interrompida no conhecido massacre da chácara São Bento. O episódio foi definido pelo jornalista Elio Gaspari como “uma das maiores e mais cruéis chacinas da ditadura”. | Continue lendo.

Dicas

Filme Vice desnuda poderes nos EUA

[Por Claudia Santiago] O filme Vice, em cartaz em algumas cidades do país, trata dos amplos poderes exercidos pelo ex-vice-presidente Dick Cheney no governo do republicano de George W. Bush. E também antes, quando foi secretário de Defesa, entre outros cargos. Está tudo lá: Torres Gêmeas, invasão ao Afeganistão, Guerra ao Iraque, conexão entre o regime de Saddam Hussein e a Al Qaeda. As armas de destruição em massa que nunca existiram. A construção do conceito de “Guerra ao Terror”. E a relação com as petroleiras. Forte! Vá e veja!

Pérolas

Por Alexandra Kollontai, no artigo ‘O amor-camaradagem’  

A nova sociedade comunista está edificada sobre o princípio da camaradagem e da solidariedade. Mas que é a solidariedade? Não somente devemos entender por solidariedade a consciência da comunidade de interesses; constituem a solidariedade, também os laços sentimentais e espirituais estabelecidos entre os membros da mesma coletividade trabalhadora. O regime social edificado sobre o princípio da solidariedade e da colaboração exige que a sociedade em questão possua, desenvolvida em alto grau, a capacidade do potencial de amor, isto é, a capacidade para a sensação de simpatia.

Pérolas

Por Wagner Moura, em entrevista sobre o filme ‘Marighella’

“Triste do país que faz dos seus artistas os inimigos do povo. É um discurso característico do fascismo. Os artistas, que historicamente são pessoas ligadas a um pensamento crítico, são os primeiros a ser atacados”.

Pérolas

Por Chico César

Cães danados do fascismo/ babam e arreganham os dentes./ Sai do ovo a serpente/ fruto podre do cinismo./ Para oprimir as gentes / nos manter no escravismo./ República de parentes pode crer/ Na nova Babilônia eu e você/ Somos só carne humana para moer.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 376

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Aneci Palheta (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link