Boletim do NPC

27 de fevereiro de 2019

Notícias do NPC

Vão começar as aulas da turma de 2019 do Curso de Comunicação Popular

O Núcleo Piratininga de Comunicação inicia, logo depois do carnaval, as aulas do tradicional Curso de Comunicação Popular, que acontece entre março e setembro no Rio de Janeiro. O curso, financiado pela Fundação Rosa Luxemburgo, é destinado a moradores de favela e periferias que atuem ou queiram atuar na Comunicação Popular do local onde vivem. Nosso objetivo é incentivar a comunicação popular, estimulando a produção de veículos alternativos e também colaborando para a melhoria e ampliação dos já existentes. As aulas teóricas falarão sobre comunicação popular hoje, história da imprensa, análise da mídia, publicidade social na comunicação popular, mídia na cidade do Rio de Janeiro, segurança na internet, democratização da comunicação, geografia do Rio de Janeiro, entre outros. As aulas práticas são de redação, reportagem, entrevista, internet, vídeo e fotografia. Vamos juntos que 2019 exigirá muito trabalho e muita luta!

Artigos

A cobertura de encenações em cenários de guerra

[Por Sylvia Moretsohn em 23.02.2019] Vendo a vergonhosa cobertura da RTP sobre o conflito na Venezuela (e me custa dizer isso, considerando a memória que tenho da excelência da cobertura da invasão do Iraque, mas isso tem tanto tempo e as coisas mudam), vendo a insistência em mostrar a imagem do ônibus que encenava (e pelo menos isso a TV dizia: que era uma encenação, mas uma coisa é o que se diz, outra é o que se mostra) o trajeto para cruzar a fronteira entre a Colômbia e o país vizinho para entregar a tal "ajuda humanitária", vendo a insistência na exibição da imagem de um caminhão incendiado (e sobre isso voltarei ao final do texto), não pude deixar de me recordar do que dois correspondentes internacionais portugueses, muito diferentes entre si, relataram de sua experiência na cobertura de encenações em cenários de guerra. | Leia o artigo completo.

Notícias da Teia

MAB publica dossiê sobre o crime da Vale em Brumadinho

No dia em que se completa um mês do crime da mineradora Vale no rio Paraopeba e na bacia do rio São Francisco, após o rompimento da barragem de Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) publica um estudo sobre o crime. O dossiê tem por objetivo fazer a denúncia do crime da Vale sob a ótica dos trabalhadores. Nós, atingidos por barragens, que sofremos na pele a recorrente violação de direitos, também denunciamos a destruição e a apropriação de bens naturais, a exploração dos trabalhadores e o desrespeito às comunidades por parte das grandes empresas para a geração de lucros extraordinários.O MAB continuará a denunciando esses crimes e lutando pelo direito dos atingidos por barragens em todo o Brasil. Água e Energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular! | Confira o dossiê completo.

NPC Informa

Livro de poemas ‘Matrioskas’ será lançada no Rio dia 13 de março

No mês das mulheres, a jornalista e escritora Rubermária Sperandio lançará seu livro de poemas, intitulado “Matrioskas”, no dia 13 de março, às 19h, no Olho da Rua (Rua Bambina, 6, Botafogo). Um livro feminista, com prefácio da escritora Clara Averbuck. Diz um trecho: “...De amor, de cortes, de manchas na alma, de desejo, de passado, das constantes mãos em nossas bocas tentando impedir que as palavras saiam, pois elas saem e dançam juntas pelas páginas do livro, inteiras como a última Matrioska...”.

A Comunicação que queremos

Websérie “Pretas” é lançada no Luxardo e no Youtube

A Websérie Pretas, produção colaborativa paraense, foi lançada nesta segunda-feira, 25, no Cine Líbero Luxardo e, em seguida, no canal da produtora Invisível Filmes, na plataforma de vídeos Youtube. Em 9 episódios narra vivências de mulheres negras em diferentes contextos. Os episódios trazem histórias que trazem à tona discussões sobre aceitação, sexualidade, solidão, intolerância religiosa e mostram a humanidade da mulher preta. Um trabalho audiovisual de resistência diante das narrativas criadas pelo machismo e racismo ao longo da história universal, com reflexões quanto ao lugar da mulher negra na sociedade e o quanto esta precisa falar e ser ouvida. | Continue lendo e assista.

De Olho Na Mídia

Com jornalistas em estado de greve, Jornal do Brasil vira alvo da Justiça do Trabalho

[Por Eduardo Miranda/Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)] Há quase três meses sem pagar com regularidade os salários dos funcionários, o Jornal do Brasil se tornou alvo do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). Atualmente, os funcionários do jornal estão em estado de greve, com redução da jornada de trabalho. Na última sexta-feira (21), o MPT-RJ publicou um edital para dar ciência a funcionários e ex-funcionários do jornal de uma sentença coletiva na Justiça e incentivá-los para que ingressem com ações individuais com o objetivo de cobrar as dívidas trabalhistas. | Continue lendo.

De olho no mundo

Venezuela, a bola da vez na guilhotina da grande mídia

[Por Reginaldo Moraes] A mídia brasileira veste a farda? É o que parece. Veste a farda mas fica na retaguarda. A Venezuela não é um país vizinho. A Venezuela é um personagem da política interna, ela é o espantalho da "esquerda", do "socialismo", daquilo que não pode ser. Na Venezuela, vejam só, há eleições com o principal líder da oposição na cadeia. Que coisa estranha, não é? Na manobra para vender o peixe podre, vale, como sempre, inventar coisa que não existe. A provocação na fronteira se chama "ajuda humanitária". É o termo utilizado pelo agente laranja americano. E o termo adotado pela mídia dos laranjas daqui. | Continue lendo.

Democratização da Comunicação

Daniel Fonseca fala sobre ‘quem controla a mídia no Brasil’ em entrevista ao Democracia Participativa

O programa de rádio Democracia Participativa entrevistou o pesquisador Daniel Fonseca sobre o tema da comunicação, direito humano fundamental que, como ele afirmou, “vem sendo historicamente violado e negado, sobretudo no Brasil”. Ele comenta a concentração midiática no país a partir do site “Quem controla a mídia no Brasil”. Essa foi uma pesquisa que chegou à seguinte conclusão: “Nosso sistema de mídia mostra alta concentração de audiência e de propriedade, alta concentração geográfica, falta de transparência, além de interferências econômicas, políticas e religiosas. Foram analisados 50 veículos em quatro segmentos (TV, rádio, mídia impressa e online), que pertencem a 26 grupos de comunicação. Os resultados estão neste site, na forma de um banco de dados com informações sobre os veículos, as empresas, seus proprietários e dos indicadores e temas em destaque”. | Saiba mais e ouça a entrevista.

Proposta de Pauta

Manifestações do 8 de março ocorrerão pelo país inteiro

8 de março é Dia Internacional das Mulheres. Dia de recordar as lutas, os desafios, os avanços e as batalhas pela garantia de direitos como o de votar e ser votada; estudar, trabalhar; ter licença-maternidade; se divorciar; dividir tarefas em casa; dentre outros. Para lembrar essa história e para pensar sobre os desafios que estão colocados, diversos atos serão realizados, pelo país inteiro, na sexta-feira da próxima semana. No Rio de Janeiro, por exemplo, a concentração será às 17h, na Candelária. Em São Paulo, será às 16h, no Vão Livre do MASP. Em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, a partir das 10h vão acontecer vários debates durante o dia e, às 18h, um ato na Esquina Democrática. Saiba onde ocorrerá o da sua cidade.

Radiografia da Comunicação Sindical

Reforma da Previdência em pauta na Rádio Trabalhador

[Por Maísa Lima] Na manhã de segunda-feira (25), o programa Antena Ligada da Rádio Trabalhador (www.radiotrabalhador.com.br) tratou do tema que está tirando o sono da classe trabalhadora: a Reforma da Previdência pretendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Estiveram presentes no estúdio o advogado e ex-presidente do Instituto Goiano de Direito Previdenciário, Hallan Rocha e o consultor previdenciário Jesus Divino. Ambos foram categóricos: a reforma extingue a aposentadoria por tempo de contribuição e achata o valor do benefício. “Além disso, o tempo de transição – 12 anos – é muito pequeno. Na prática, o projeto encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional dificulta o acesso à aposentadoria e as pessoas vão receber algo em torno de 60% do que teriam direito pelas regras atuais”, explicou o advogado. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

Escola de amestrados, país de robôs!

[Por Ed Wilson Araújo em seu Blog] O Brasil está mergulhado em um pântano cultural que puxa para o fundo e mata algumas esperanças. Outras, pela dinâmica da História, não se deixarão tragar. É isso que nos anima em meio às notícias ruins. A investida dessa vez é uma derivação do projeto Escola Sem Partido, vindo à tona pelo comunicado do Ministério da Educação às escolas, para que os estudantes cantem o hino nacional e sejam filmados, a pretexto de “incentivar a valorização dos símbolos nacionais”. Ainda por cima, os alunos teriam de ouvir uma carta cujo desfecho seria o bordão publicitário da campanha presidencial de Jair Bolsonaro. O objetivo é claro: matar o sentido pleno da educação como prática de liberdade e desconstruir o Estado laico, regido por uma Constituição de 30 anos. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

STF vê infiltração de PM em atos anti-Copa como ilegal e anula condenações dos 23

Os ministros da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta terça, 25/02, que foi ilegal a atuação de um policial militar infiltrado nas manifestações de junho de 2014 contrárias à realização da Copa do Mundo daquele ano no Brasil. Foram os depoimentos do policial Maurício Alves da Silva, que participou de vários atos ao lado dos manifestantes sem ter se identificado como policial, que levaram à condenação pela Justiça do Rio de Janeiro de 23 manifestantes, acusados de promoverem atos de dano ao patrimônio ligado à ação de grupos black bloc. Os ministros do STF também determinaram a anulação da condenação dos manifestantes, pois a sentença foi baseada em grande parte no depoimento do policial. [Com informações do site UOL]

Memória

26 de fevereiro de 1869: Nascimento de Nadezhda Krupskaya

Nasce, em São Petersburgo, Nadezhda Krupskaya, militante marxista e referência na luta pela emancipação da mulher trabalhadora. Professora e dirigente de círculos operários da periferia russa, disse certa vez: “Quando comecei a compreender o papel que o operário devia desempenhar na libertação de todos os trabalhadores, senti um desejo irresistível de estar entre os operários, de trabalhar entre eles”. Casou-se com Lenin em 1898 na Sibéria, onde ambos encontravam-se presos por suas atividades políticas. Foi ali, no exílio, que ela escreveu sua primeira brochura, “A mulher operária”, com o objetivo de incorporar as mulheres russas no trabalho revolucionário. Em 1901, passou a contribuir com a produção do primeiro jornal marxista ilegal da Rússia, o “Iskra” (Centelha). Ao lado de Inessa Armand e Clara Zetkin, esteve à frente da manifestação no dia 8 de março de 1917, que foi o estopim da Revolução Russa e da derrubada do czarismo. Foi do Comissariado do Povo de Instrução Pública da União Soviética, lutando contra a herança maldita do analfabetismo.

Dicas

Minha tese de doutorado

[Por João Brant] Semana passada, parte do Brasil descobriu, pela troca de áudios (conversa? rs) entre Bebianno e Bolsonaro, que a Globo faz lobby. Percebida no meio de uma polêmica que derrubou o Secretário Geral, a emissora soltou uma nota dizendo que “visitas de diretores do Grupo Globo a autoridades dos diferentes poderes, servidores públicos, executivos de empresas e representantes da sociedade civil são rotineiras”. De fato, as visitas são rotineiras e este tipo de atuação é normal para empresas desse porte. Mas como seu conteúdo não costuma vir a público, isso torna todos os estudos sobre o lobby das empresas de televisão raros e difíceis. Particularmente, sempre achei que era preciso entender melhor essa história. Até porque ela ajuda a montar o quebra-cabeças sobre o real poder das empresas de televisão. Dediquei, então, meu doutorado a entender como essas empresas atuam para defender seus próprios interesses. | Continue lendo e faça o download.

Dicas

Bloco de carnaval do Rio de Janeiro, Comuna que Pariu! completa dez anos

Em 2019, o bloco de carnaval Comunica que Pariu!, que desfila no centro do Rio de Janeiro na segunda-feira de carnaval, completa dez anos. O Bloco Revolucionário do Proletariado, como se autodenomina, foi fundado pela Juventude Comunista do PCB em 2009 como uma tentativa de organizar mais uma arma da crítica na luta de classes, inspirado na formulação poética de Paulo Leminski, que dizia que na luta de classes todas as armas são boas, pedras, noites e poemas. O samba desse ano falar sobre sua história e sobre as lutas de resistência que encaramos diariamente. Não perca: segunda-feira, dia 4 de março, às 15 horas, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. [Fonte: Página do PCB]

Pérolas

Por Spike Lee, na cerimônia do Oscar 2019

Hoje é 24 de fevereiro, o mês mais curto do ano. Também é o mês do ano da história negra. 1619… Há 400 anos nós fomos roubados da África e trazidos para a Virginia, escravizados. A minha avó, que viveu até 100 anos de idade, apesar de sua mãe ter sido escrava, conseguiu se formar. Ela viveu anos com seu seguro social, e conseguiu me levar para a universidade NYU. Diante do mundo, eu gostaria de reverenciar os ancestrais que construíram esse país, e também os que sofreram genocídios. Os ancestrais que vão ajudar a voltarmos a ganhar nossa humanidade.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 378

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Rubermária Speradndio (RJ), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link