Boletim do NPC

22 de março de 2019

Notícias do NPC

Começou a turma de 2019 do Curso de Comunicação Popular

Na terça-feira, 12 de março, ocorreu a aula inaugural do curso de comunicação popular do NPC. Nesse dia, foi exibido o documentário “Comunicação popular no Rio: quem faz?”. Os alunos também se apresentaram e conversaram sobre a programação. Estão previstas aulas teóricas sobre comunicação e, também, oficinas práticas de escrita, fotografia, edição de vídeo e redes sociais. A primeira aula, de redação e reportagem, será no dia 30 de março. Ao final do curso, será lançado o jornal “Vozes das comunidades”, que há mais de dez anos vem sendo distribuído todo 7 de setembro, na manifestação do Grito dos Excluídos.

Notícias do NPC

NPC recebe companheiros do Comitê Belgo-Brasileiro

Na última terça-feira, 19 de março, recebemos, no NPC, o engenheiro Dirk Ameel e a professora Cecília Kooken, do Comitê Belgo-Brasileiro. Eles puderam conhecer melhor o trabalho do Núcleo e também visitaram o Espaço Gramsci. Além de conversarmos sobre nossas atividades, falamos um pouco sobre a situação brasileira e questionamos sobre a ascensão da direita na Europa. Também perguntamos sobre a imagem do presidente brasileiro no exterior, ao que responderam: “A pior possível”. De lá, eles seguiram para a Ocupação Vito Giannotti, onde conversaram sobre a questão da moradia do Rio de Janeiro e se informaram sobre a história de resistência da ocupação. Depois, foram para o Armazém do Campo, onde puderam conhecer o espaço do MST de comercialização dos produtos da Reforma Agrária.

Notícias do NPC

NPC colabora com o ‘Dicionário de Favelas Marielle Franco’

Vem aí o “Dicionário de Favelas Marielle Franco”, que será lançado no dia 10 de abril de 2019, na Fiocruz. Nesse dia, haverá oficinas, mesas-redondas, homenagens, apresentações e palestras envolvendo coletivos de favelas. O NPC foi uma das organizações que contribuíram para a construção do material, enviando alguns dos verbetes que compõem o dicionário. Mais perto será divulgada a programação completa.

Notícias da Teia

Despejo da comunidade Taboca, no Tocantins, viola resolução de direitos humanos

[Por Maurício Hashizume/ De Olho Nos Ruralistas] “Não temos para onde ir. E a gente não quer sair. Lá é muito bom. Nasceu criança e tudo. E ainda não recebemos garantia nenhuma. Não sabemos nem onde as crianças vão estudar”. Moradora da Comunidade Taboca, no município de Babaçulândia, Luzimária Fonseca dos Santos expressa assim, num misto de desamparo e perplexidade, a situação vivida por ela e pelas 70 famílias que ocupam e produzem na área há sete anos. Diante do despejo ordenado pela juíza Wanessa Lorena Martins de Sousa Motta, da Comarca de Wanderlândia (TO), um amplo efetivo do 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína iniciou o processo de reintegração de posse da área nesta quarta-feira (20). | Continue lendo.

Artigos

Tempos da aceleração sem sentido (2)

[Por Sérgio Domingues/ Pílulas Diárias] Em 4 de fevereiro, Jean-Claude Guillebaud publicou artigo no portal “La Vie”, sobre “A grande inquietude contemporânea”. Para o jornalista e escritor francês, as mudanças por que passamos nos últimos trinta anos, por sua “amplitude e, especialmente, sua velocidade, foram suficientes para deixar todos atordoados”. Elas teriam acontecido “mais rápido do que o pensamento”. Para o articulista: “o colapso do Império Romano, o Renascimento, o Iluminismo ou as duas Revoluções Industriais, deram origem a outro mundo. Mas nós ainda temos dificuldades, por enquanto, para ler o atual turbilhão planetário”. | Continue lendo.

Entrevistas

‘A Reforma Psiquiátrica é hoje uma política de Estado, patrimônio do povo brasileiro’

[Por Telma Gil/ NPC] A professora e assistente social Rita Cavalcante, da Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS-UFRJ), é pesquisadora e especialista da Política de Saúde Mental, Álcool e outras drogas. Ela assina uma avaliação crítica à Nota Técnica 11/2019, da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde. A Nota Técnica, por ela criticada, reorganiza a política pública de saúde mental e acompanhamento a dependentes de substâncias psicoativas, como álcool, maconha, cocaína, crack e outras drogas. Na avaliação da pesquisadora, a Nota desconsidera o Art. 4º da Lei da Reforma Psiquiátrica, que prevê que “a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes”. Nessa entrevista, ela fala sobre o retrocesso que representam as mudanças apontadas no documento, o ataque à constituição e os impactos de uma política que não resulta de um debate público. “Como pesquisadora e militante da saúde mental, desconheço onde e quando esse diagnóstico do Ministério da Saúde foi colocado em espaços públicos de debate técnico e acadêmico no plano nacional”, afirma. Conta, ainda, que a luta pela Reforma Psiquiátrica fez parte da luta pela democracia no Brasil. | Confira!

Radiografia da Comunicação Sindical

Reforma da Previdência em debate na WebTV Sinttel-Rio

A WebTV Sinttel-Rio exibe, diariamente, programas com debates, as atualizações mais recentes de toda a categoria de Telecomunicações e as notícias mais recentes do Sindicato. No programa Sinttel Agora de hoje, sexta, 22, foi ao ar a palestra realizada no dia 19 de março, no Sintsaúde-RJ, onde o ex-ministro Carlos Gabas explicou motivos para não fazer a atual Reforma da Previdência proposta pelo governo. Confira!

De Olho Na Vida

Comunidades quilombolas de Alcântara (MA) temem futuro com presença dos EUA na região 

[Por Mayara Paixão/Brasil de Fato | São Paulo (SP)] – Desde o ano de 1983, mais de 150 comunidades quilombolas do município de Alcântara, no litoral maranhense, têm suas vidas afetadas pela instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Sob o argumento de garantir a segurança das pessoas durante o lançamento de foguetes, 312 famílias foram remanejadas de seus territórios tradicionais. | Leia o texto completo.

NPC Informa

Centrais sindicais e movimentos populares organizam atos nesta sexta contra desmonte da Previdência

Nesta sexta-feira, dia 22, diversas cidades do Brasil realizam atos e protestos da jornada nacional de Luta em Defesa da Previdência. As manifestações estão sendo organizadas por dez centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Descubra onde ocorrerá o ato em sua cidade.

NPC Informa

No Rio, haverá debate sobre “Socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo”

Hoje, cem anos após a morte da revolucionária Rosa Luxemburgo, suas reflexões seguem pertinentes para as questões de nossa época, como também o dilema que cunhou – “socialismo ou barbárie” – não perde sua relevância. Sobretudo em um tempo em que, depois das guerras de extermínio total, ressurgem fantasmas históricos do passado. O socialismo democrático de Rosa se apresenta, assim, como uma perspectiva mais que necessária para aqueles que ousam construir dias melhores. É nesse intuito que a Fundação Rosa Luxemburgo organiza o ciclo de debates “Socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo”. No Rio de Janeiro, a atividade será no dia 28 de março, às 19h, no Salão Nobre da UFRJ (Largo São Francisco de Paula, 1, Centro do Rio. Participam do debate a professora e pesquisadora Isabel Loureiro; o filósofo, tradutor e organizador dos livros de Rosa, Holger Politt; o professor e pesquisador Marildo Menegat; e a trabalhadora da USP Diana Assunção, que é editora do Esquerda Diário e fundadora do Grupo de Mulheres Pão e Rosas. Saiba mais!

A Comunicação que queremos

Instituto ‘E se fosse você’ produz vídeos sobre campanhas de ódio e fake news

A jornalista e ex-deputada Manuela D’Ávila inaugurou, no mês de março, uma série de vídeos produzidos pelo instituto “E se fosse você”. O objetivo é combater as mentiras que circulam pelas redes sociais e lutar contra as campanhas de ódio que têm se disseminado pela internet. Três vídeos já foram postados: um sobre os ataques virtuais à pesquisadora e blogueira feminista Lola Aronovich; outro sobre as mentiras que circularam sobre Marielle Franco após o assassinato da vereadora; e, o mais recente, é sobre as notícias falsas que atacam a deputada Maria do Rosário. Além dos vídeos, o instituto também tem produzido Podcasts com entrevistas sobre os assuntos abordados. Saiba mais pelo canal da Manuela Dávila, onde os vídeos são divulgados.

Proposta de Pauta

Sugestão de Gizele Martins

Dia 20 de março é dia de campanha contra a empresa Cemex, que beneficia o apartheid promovido por Israel contra a Palestina. É essa companhia que constrói os muros militares e os assentamentos ilegais na região. “Que tal produzir materiais que denunciem as empresas que lucram com o genocídio das nossas populações?”, questiona a jornalista e moradora da Maré, Gizele Martins.

De Olho Na Mídia

Datena e o jornalismo Mundo Cão vendem o ódio bolsonarista há três décadas na TV

[Por João Filho/ Intercept Brasil] O Brasil já se acostumou a acompanhar violência explícita na TV. Quase todas as emissoras têm em sua grade de programação um jornal policial vespertino que traz diariamente as novidades do mundo cão. Há quase três décadas, empresas privadas se utilizam de concessões públicas para fomentar uma cultura de ódio, vingança e violência. Chavões como “bandido bom é bandido morto” e “direitos humanos para humanos direitos” vem sendo exaustivamente repetidos pelos apresentadores desses programas. Ali a violência policial é reverenciada, suspeitos são tratados como culpados e os direitos humanos servem apenas para proteger bandido. Pobres, negros e gays têm seus estereótipos negativos reforçados todos os dias. Qualquer semelhança com o bolsonarismo não é mera coincidência. | Leia a matéria completa.

De olho no mundo

ONU: tempestade que atingiu Moçambique foi a pior no Hemisfério Sul

[Com informações da Agência Brasil e Rádio Notícias TSF] A tempestade que atingiu Moçambique provocou o pior desastre natural do Hemisfério Sul, disseram representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas. O cenário descrito pela ONU é de devastação. O ciclone Idai, que passou também pelo Malaui e o Zimbabue, deixou pelo menos 222 mortos, segundo balanço provisório divulgados pelos governos na segunda-feira. O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou que mais de mil pessoas podem ter morrido. A cidade natal do escritor moçambicano Mia Couto, Beira, foi uma das mais atingidas. “Estou eu quase tão destruído quanto a minha cidade”, escreveu o autor.

De olho no mundo

Panorama dos jornais alemães de esquerda

A seguir, apresentamos um levantamento de jornais de esquerda da Alemanha. O material foi sistematizado por Mareen Butter, jornalista alemã que escreve sobre política brasileira. Os títulos, apresentados por ela, são “Neues Deutschland” (“Nova Alemanha”); “Junge Welt” (jW) (“Mundo jovem”); “Tageszeitung” (tradução “O jornal diário”); der Freitag (“A sexta-feira”); e Süddeutsche Zeitung (“jornal Alemão do Sul”, abreviatura SZ). Saiba mais sobre as características desses periódicos e números de sua tiragem e circulação clicando aqui.

Memória

Durante exílio, mulheres brasileiras construíram espaços de luta

[Por CEDEM/Unesp] Feministas latino-americanas, que residiam na França no final dos anos 1960, formaram grupos para denunciar e discutir a condição feminina nos países em desenvolvimento. Dois grupos se destacaram nessa militância: o Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris (1976 – 1979) e o pioneiro Grupo Latino-Americano de Mulheres em Paris (1972 – 1976). Documentos produzidos pelo Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris foram organizados pela Seção Feminina do Partido Comunista Brasileiro, que integram a coleção ASMOB (Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano), custodiada no CEDEM. Eles falam de um grupo em permanente mobilização política pelo fim da ditadura no Brasil. Mas não só. As brasileiras conceberam o espaço como um local de socialização, um ponto de encontro onde poderiam falar de suas realidades, suas dificuldades e outras questões não vinculadas diretamente à política. Os documentos forneceram subsídios para a pesquisadora Maira Luisa Gonçalves de Abreu, durante a realização do mestrado “Feminismo no Exílio: o Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris e o Grupo Latino-Americano de Mulheres em Paris”. | Saiba mais!

Dicas

Dicas de leitura do Espaço Gramsci

No último boletim do Espaço Gramsci, foram apresentadas algumas dicas de leitura que podem nos ajudar a entender o tempo atual e, também, um lançamento da Editora Expressão Popular. Os livros indicados foram: “O ódio como política - a reinvenção das direitas no Brasil”, organizado por Esther Solano; “Marx e a superação do Estado”, de Ademar Bogo; “Imaginação e criação na infância”, de Vigotski; e “Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade”, organizado por Jörn Schütrumpg. Para saber mais sobre essas obras, basta clicar aqui.

Dicas

Documentário na Netflix conta a história do artista chileno Victor Jara

Em 1973, o cantor Victor Jara foi assassinado pela ditadura de Pinochet, no Chile. Tornou-se, assim, símbolo de resistência e da luta contra o autoritarismo. O documentário “ReMastered: Massacre no Estádio” conta sua luta e a busca por justiça. Está disponível na Netflix.

Dicas

Conheça e acompanhe o blog ‘Literatura marxista’

Toda segunda-feira o blog “Literatura marxista” é atualizado! Seu principal objetivo é divulgar lançamentos e reedições de livros e revistas da tradição marxista no Brasil. Uma das últimas publicações foi sobre o lançamento de “Apontamentos sobre o autoritarismo”, de Florestan Fernandes. A edição é da Expressão Popular, em parceria com a Adunirio (seção sindical dos docentes da Unirio, filiada ao Andes-SN). | Acesse aqui!

Pérolas

Por Carolina de Jesus

“Uma palavra escrita não pode nunca ser apagada. Não, senhor, ninguém pode apagar as palavras que eu escrevi.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 380

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link