Boletim do NPC

29 de março de 2019

Notícias do NPC

Teia de Comunicação Popular é divulgada no programa de rádio do Brasil de Fato

A radialista Denise Viola entrevistou a jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago, no último dia 19 de março. O tema foi a comemoração de um ano da Teia de Comunicação Popular do Brasil. “A Teia não produz conteúdo. Quem faz isso é o Brasil de Fato; o Vias de Fato, do Maranhão; o Terra Sem Males, do Paraná; a Comissão Pastoral das Terras; o blog O Furo, do Pará; a Rádio Classista, do Ceará; e tantos outros veículos. Essas entidades, organizações e grupos de comunicação produzem matérias, entrevistas e reportagens. Conteúdo impresso, na rádio e nas redes. O que a gente faz? A Teia reúne e divulga o que esses diversos coletivos de comunicação estão produzindo”, explicou Claudia. | Confira a entrevista!

Notícias da Teia

Projeto ‘Jovens em Comunicação’ realiza atividades formativas no Bico do Papagaio (TO)

[Por Bruno Alface] Quando pensamos em jovens que vivem nas áreas rurais do Brasil, imaginamos que tipos de ferramentas em suas mãos? Enxadas, rastelos, pás, ou smartphones e câmeras fotográficas? Como a identidade cultural desse público juvenil pode ser compreendida, respeitada e preservada? Quais são as demandas das juventudes rurais brasileiras hoje em nossa sociedade? Essas questões podem ser refletidas a partir da experiência do Projeto Social ‘’Jovens em Comunicação’’, concebido e executado pela Organização Não Governamental APA-TO – Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins. Fazendo uso de uma metodologia educomunicativa, a ação beneficia jovens, homens e mulheres, de faixa-etária entre 15 e 32 anos, que residem em comunidades rurais e tradicionais do Bico do Papagaio, região do extremo norte do estado do Tocantins. | Leia a matéria completa.

Artigos

Trump e sua tropa. Os anormais que viram regra

[Por Reginaldo Moraes/ Jornal da Unicamp] Em 2017, um grupo de 27 psiquiatras e especialistas em saúde mental organizou um livro de artigos que pode parecer estranho. E é, mas deveria produzir um outro sentimento: o medo, mas o medo que não paralise. Foi editado por Bandy X. Lee e se chama The Dangerous Case of Donald Trump (ed. St. Martin's Press, NY]. Eles dizem que uma outra forma de “normalidade maligna” é introduzida por Donald Trump e seu governo. Um presidente visivelmente perigoso se torna “normalizado” e essa normalidade ameaçadora passa a dominar não apenas o governo, mas, também, aqueles que a ele se opõem. Determina a dinâmica da vida social e do debate político. | Leia o texto completo.

A Comunicação que queremos

Portal Desacato, de SC, dá visibilidade a informações que a mídia empresarial oculta ou distorce

Em 25 de agosto de 2007 foi lançado o Portal Desacato, com o objetivo de dar visibilidade à pauta dos trabalhadores e trabalhadoras, os excluídos e as lutas sociais do país. Surgiu no formato de revista digital e, com o tempo, foi aumentando e diversificando sua produção. Hoje, além da atualização permanente do site, toda semana circula o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras (JTT). O último programa, por exemplo, foi sobre a reforma da previdência anunciada pelo governo. Há, ainda, outros programas, que abordam temas como as lutas atuais indígenas, a defesa da soberania nacional, as mulheres latino-americanas, dentre outros. Conheça, acompanhe e colabora com essa iniciativa em http://desacato.info.

Radiografia da Comunicação Sindical

CUT disponibiliza ferramenta contra a Previdência de Bolsonaro

Para barrar a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL), a CUT criou uma ferramenta de luta e mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019) que praticamente acaba com a aposentadoria de milhões de brasileiros. Trata-se do site ‘Reaja Agora’. Ele permite aos trabalhadores e trabalhadoras se informarem sobre as principais alterações que o governo quer fazer nas regras da aposentadoria e como elas afetarão a vida de cada um. O site também dá acesso a uma calculadora, o chamado “Aposentômetro”, para que todos possam calcular e comparar quanto tempo falta para se aposentarem com as atuais regras e com as regras propostas por Bolsonaro. O site é http://reajaagora.org.br.

Entrevistas

Guilherme Boulos: “Não podemos ter uma oposição só de hashtag”

[Por Luís Eduardo Gomes/ Sul 21] Candidato do PSOL à presidência em 2018 e coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos concedeu uma entrevista à equipe do Sul21. Alguns dos temas abordados são a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB), o papel da oposição na reforma da Previdência, o ambiente de repressão aos movimentos sociais no governo Jair Bolsonaro (PSL) e os primeiros meses do novo presidente. Boulos definiu a gestão até agora como um “governo que causa vergonha alheia, aqui e lá fora”, mas destacou que, ainda assim, conseguiu promover uma “série de retrocessos” em seus primeiros 70 dias. “Em 70 dias de governo Bolsonaro, caíram máscaras que desgastaram esse governo. Setores que votaram no Bolsonaro começam a perceber o peixe podre que compraram. Diante disso, é preciso ter uma oposição contundente. Não podemos ter uma oposição só de hashtag. Não podemos ter uma oposição dócil, bem comportada”. | Confira a seguir a íntegra da entrevista.

De Olho Na Vida

Para MAB, assassinato da coordenadora Dilma está relacionado a seu ativismo no Pará

[Por Rede Brasil Atual] O assassinato da coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Dilma Ferreira Silva, pode estar relacionado à sua luta por direitos, ao longo de mais de 30 anos, das pessoas atingidas pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Na última sexta-feira, 22 de março, Dilma foi encontrada morta em sua casa no assentamento Salvador Allende, na zona rural de Baião Nordeste, junto com seu marido, Claudionor Costa da Silva, e seu amigo, Hilton Lopes. Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, os membros da coordenação nacional do MAB, Iuri Charles Bezerra e Gilberto Cervinski, contaram, com base no depoimento de algumas testemunhas da região, que o crime teria sido executado por cerca de cinco a seis pessoas, na noite da quinta (21) para sexta. "A gente está pedindo explicação para isso, tem relação? De que se trata esses acontecidos? Porque não é uma motivação comum que leva ao assassinato de uma liderança conhecida e que tem história na região", ressalta Bezerra. O movimento está buscando uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Pará para pedir providências e punição aos culpados.

NPC Informa

Inscrições abertas para curso de formação e empoderamento de mulheres, em Curitiba

[Por Brasil de Fato] Vão até 30 de março as inscrições para o curso “Promotoras Legais Populares”. O curso surgiu da necessidade de enfrentar as situações de violência, exploração, discriminação e desigualdade sofridas pelas mulheres. O objetivo central é promover formação sobre feminismo e os direitos das mulheres. Dentre os temas dos encontros estão educação popular feminista; construção dos papéis sociais impostos à mulher e ao homem; mulher, mídia e representação cultural; mulheres negras; dentre outros. O curso será às segundas-feiras, a partir de 22 de abril, das 19h às 21h, no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade). É voltado para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade. Não há qualquer tipo de custo. Para se inscrever, basta preencher o formulário. | Confira!

NPC Informa

31ª edição da Medalha Chico Mendes de Resistência

Na segunda-feira, 1º de abril, às 17h30, será a próxima edição da Medalha Chico Mendes de Resistência. Há 31 anos, o Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM), do Rio de Janeiro, vem homenageando pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, por suas lutas na defesa dos direitos à vida e à liberdade. Também reconhece o trabalho daqueles que se dedicam a uma sociedade plural, fraterna e sem torturas, reafirmando sua dignidade e sua memória. Neste ano de 2019, alguns dos homenageados são Santa Rita do Bracuí, o ANDES, mãe beata de Iemanjá, Lúcia Xavier, resistentes do MST, dentre outros. Haverá, ainda, uma homenagem em memória de Marielle Franco. A atividade será na Capela Ecumênica da UERJ.

Proposta de Pauta

Atos para lembrar o golpe de 1964 e as violações de direitos são realizados em diversas cidades

O presidente orientou aos quartéis que comemorassem, em 31 de março, a por ele chamada “Revolução de 64”. Para descomemorar a data, ou seja, para lembrar as violações e os crimes de Estado que esse dia inaugurou, haverá em diversas cidades atos e manifestações em defesa da democracia e dos direitos. | Saiba mais!

De olho no mundo

Por que a primeira-ministra da Nova Zelândia decidiu nunca pronunciar nome do atirador

[Com informações da BBC] Em discurso emocionado no Parlamento da Nova Zelândia, a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, anunciou que nunca dirá o nome do atirador que matou 50 pessoas em duas mesquitas na cidade de Christchurch. “Ele buscou muitas coisas em seu ato de terror, entre delas a notoriedade - é por isso que você nunca me ouvirá mencionar seu nome", disse. Com 38 anos, a política progressista tem recebido apoio dentro e fora do país pelas declarações e medidas pós-ataque. Ela também decidiu desafiar o lobby de armas no país, proibindo todas as armas semiautomáticas e todos os fuzis de assalto. Ela afirmou ainda, em entrevista à BBC, que sente a responsabilidade de combater os discursos de ódio não apenas em seu país, mas em outros. “Se quisermos garantir globalmente que somos um mundo seguro e tolerante e inclusivo, não podemos pensar sobre isso em termos de fronteiras", afirmou Jacinda Ardern em entrevista à BBC, uma de suas primeiras após o atentado no último dia 15.

Democratização da Comunicação

Abraço Rio Grande do Sul realiza seminário em Santo Ângelo

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Sul (Abraço-RS) está organizando, para os dias 6 e 7 de abril, o Seminário Estadual de Comunicação Comunitária. Será no auditório da FASA, em Santo Ângelo (RS). Para acessar o formulário de inscrição, basta clicar aqui.

Memória

11 de março de 1822: nascimento de Maria Firmina dos Reis

A maranhense Maria Firmina dos Reis é considerada a primeira mulher a escrever um romance no Brasil, além de ser pioneira na crítica à escravidão. Nasceu em 1825, em São Luís, e faleceu em 1917, com 92 anos. Negra, publicou, em 1859, a obra “Úrsula”, de tom abolicionista com uma inédita humanização dos negros escravizados. Uma das personagens principais da obra é Susana, uma negra que, ao contar de seu cativeiro, opina: “É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos!”. | Continue lendo.

Dicas

Alameda lança livro sobre a história das crianças sequestradas pela ditadura

A Alameda Editorial e o Instituto Herzog lançam, em abril, o livro “Cativeiro sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil”. A obra contém relatos de sequestros e desaparecimentos forçados de crianças e adolescentes, praticados por agentes da repressão aos movimentos de resistência à ditadura brasileira (1964-1985). O autor, o jornalista Eduardo Reina, demonstra o crime praticado pelo Estado contra a humanidade. No dizer do próprio autor do livro, praticou-se “o desaparecimento e o desaparecimento do desaparecimento”, o que colocou as vítimas em um “cativeiro sem fim”. A obra coloca-se, portanto, a serviço da Memória, da Verdade e da Justiça. O prefácio é de Caco Barcellos. O livro está em pré-venda, com envios a partir de 5 de abril.

Dicas

Documentário ‘O dia que durou 21 anos’ está disponível no youtube

O documentário “O dia que durou 21 anos” foi dirigido por Camilo Tavares. ELe tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. Vai até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. O principal destaque do filme é o grande acervo documental apresentado. Também mostra os interesses e a participação ativa dos EUA durante todo o processo político que levou à deposição de João Goulart e à instalação da ditadura. É importante ver para conhecer a história e saber as semelhanças com o tempo presente.

Pérolas

Por Darcy Ribeiro, em ‘O Brasil como problema’

"O dano maior que nos fez a ditadura militar, perseguindo, torturando e assassinando os jovens mais ardentemente combativos da última geração, foi difundir o medo, promover a indiferença e a apatia. Aquilo de que o Brasil mais necessita, hoje, é de uma juventude que se encha de indignação contra tanta dor e tanta miséria. Uma juventude que não abdique de sua missão política de cidadãos responsáveis pelo destino do Brasil, porque sua ausência é imediatamente ocupada pela canalha".

Pérolas

Por Lilia Schwarcz, no artigo ‘Eu sou porque nós somos. Marielle nunca esteve tão viva’

“Na verdade, quem matou Marielle foi o próprio Estado brasileiro que não sabia onde alocar uma vereadora que falava a partir de lugares sociais que costumam ficar invisíveis.”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 381

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link