Boletim do NPC

10 de abril de 2019

Notícias do NPC

1º de Maio: caderno do NPC conta história do Dia do Trabalhador e da luta pela jornada de 8 horas

SÓ TEMOS 100 EXEMPLARES - O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lançou um caderno sobre a história do 1º de Maio e de dois séculos de lutas operárias. Neste ano de 2019, esse material é mais útil ainda, porque é um excelente instrumento para conversar com os trabalhadores sobre a importância dos sindicatos e das lutas para não perdermos os direitos que foram conquistados com anos de luta. Quando a industrialização começou os trabalhadores não contavam com leis que os protegessem minimamente. A jornada de trabalho era aquela que o patrão determinava. Salário-mínimo, nem pensar. Indenização por demissão, também não. Aposentadoria, ninguém sabia o que era. Se acidentou, azar o seu. Não tinha seguro acidente-de-trabalho. Se não fosse a luta, estaríamos assim até hoje. A cartilha recupera a história da conquista das 8 horas de trabalho e alerta aos trabalhadores e às trabalhadoras que é preciso estar sempre de olhos bem abertos para não perder direitos. | Saiba como adquirir.

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de “Circuito pela democracia: 55 anos do golpe de 1964”

Professores da UFRJ realizam, durante o mês de abril, diversas atividades sobre o golpe de 1964 e a ditadura que se instalou então. São mesas de discussão, exibição de documentários e debate com o diretor, lançamento de livro e rodas de conversa. As atividades começaram no dia 1º de abril e vão até o dia 29. Na terça-feira 16 de abril, a jornalista Claudia Santiago (NPC) fará a mediação de uma mesa sobre “Militares ontem e hoje na política”. Dela participam os professores Eduardo Heleno (UFF) e Adriana Barreto (UFRRJ). Será às 17h, no Salão Nobre do IFCS. A programação completa, com dias e temas das outras mesas, pode ser conferida aqui.

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de mesa-redonda sobre ‘Comunicação e direito à alimentação’

No próximo dia 17, às 19h, a equipe da TV Alimentação e Poder promove um encontro para comemorar um ano de coletivo. Nesse dia, a jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participará de uma roda de conversas sobre "Audiovisual, comunicação e o Direito à Alimentação" junto com com Moriti Neto (o Joio e o Trigo) e Jorge Grinspum (Festival Entretodos de Curtas de Direitos Humanos). Haverá, também, a entrega do prêmio Tina Galvão de Comunicação e Direitos Humanos. O evento acontecerá no Espaço Cultural A Próxima Companhia: Rua Barão de Campinas, 529, Santa Cecília - São Paulo (SP).

Notícias da Teia

Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira começa dia 12 de abril

Há cinco anos a cidade de Marabá, sudeste paraense, sedia o Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira. O evento, protagonizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), é realizado em parceria com os movimentos sociais da região, em particular os dedicados à luta pela terra. Evandro Medeiros, professor da Unifesspa, coordena o evento. As sessões ocorrem em diversas cidades entre os dias 12 e 18 de abril. O festival ocorre em abril, no mês em que ocorreu o Massacre de Eldorado de Carajás (1996). Neste ano, a homenageada será a Comissão Pastoral da Terra (CPT). | Confira a programação e saiba mais AQUI

Artigos

Morte com CEP

[Por Tatiana Lima/ para o BoletimNPC] “Se esse fosse um país sério, a gente estava botando fogo nas ruas”. A fala de Emicida num programa de TV é a mais absoluta verdade. Se esse fosse um país sério com seus cidadãos, a gente estava colocando fogo nas ruas em revolta popular igual quando a polícia atirou em um jovem negro em Londres no ano de 2014. Mas aqui a gente duvida da vítima. A gente acha normal matar preto. Acha um erro ok, plausível e viável soldados dispararem contra um carro em meio a uma via urbana povoada. Sobretudo quando esse motorista é preto. Mesmo que sejam disparados 80 tiros. Mesmo que soldados debochem. Mesmo quando se mata um pai na frente do filho de sete anos. E sabe por quê? Porque é ok matar preto. Mais ok ainda sob o argumento da segurança pública. | Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Agência Chama responde ao vídeo divulgado pelo Planalto sobre a ditadura  

No último dia 31 de março, o canal de whatsapp do Palácio do Planalto divulgou um vídeo que defende a ditadura militar e diz que a versão conhecida pelo mundo todo sobre o período é uma mentira. A equipe da Agência-rede Chama resolveu responder com outro vídeo, contando a verdade e reunindo aqui algumas fontes confiáveis onde é possível pesquisar sobre a Ditadura. | Assista a resposta e navegue pelo site para conhecer a verdade.

De Olho Na Vida

Todo dia é de luta para os povos originários

[Por Sérgio Domingos/ Pílulas Diárias] Em abril, comemora-se o Dia do Índio. Mas todo dia é dia de luta para os povos originários. Eles são, hoje, um dos setores mais mobilizados contra o governo Bolsonaro. Uma de suas principais lutas atualmente é contra a ameaça de municipalização da saúde indígena. Uma medida que eliminaria o programa voltado para esse setor da população cujas que exige uma atenção à saúde de características específicas. Em 27/03/2019, houve protestos nos estados do Amazonas, Acre, Ceará, Mato Grosso, Pará, Roraima, São Paulo, entre outros. O governo teve que recuar. Pelo menos, por enquanto...

NPC Informa

Campanha pretende recuperar e disponibilizar acervo de J. R. Ripper

A campanha de financiamento coletivo “Bem Querer o Brasil” propõe a recuperação e a disponibilização do acervo digital de João Roberto Ripper. Ele é um dos maiores fotodocumentaristas do Brasil, com mais de 50 anos de registro das histórias abafadas ou esquecidas do país. Por sua lente, vemos as injustiças contra crianças e adultos em situação de escravidão; as dificuldades da seca no semi-árido; e também as histórias de força das lutas dos movimentos sociais e populações tradicionais. O objetivo da campanha é, em seis meses, trabalhar todo o material digital, organizado e catalogado, com cada uma de suas imagens preenchidas por informações e contexto. Este material será então doado para a Fundação Biblioteca Nacional para conservação a longo prazo e será disponibilizado para o público para consulta e pesquisa no site do fotógrafo. Cópias deste acervo também serão enviadas para entidades e instituições documentadas para auxiliar em suas lutas e reforçar suas políticas de memória. Saiba mais sobre a campanha e como pode ajudar em https://benfeitoria.com/bemquererobrasil.

NPC Informa

14/4: próxima edição do Domingo É Dia de Cinema será sobre ditadura

Está marcada para o dia 14 de abril a próxima edição do Domingo É Dia de Cinema. O tema desse encontro será "Ditadura nunca mais". Haverá exibição do documentário "Pastor Cláudio", ex-delegado que conta sobre tortura e assassinatos de militantes políticos no período da ditadura. Depois, segue um debate com Beth Formaggini, diretora do filme; Luzmarina Campos, pastora luterana e mestre em direito; Orlando Zaccone, delegado de polícia; e Luiza Acita, professora de história e coordenadora do CEAT. A exibição começa às 9h30, no Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88). Os ingressos custam R$ 6,00. A atividade é voltada prioritariamente para pré-vestibulares comunitários, mas também é aberta à participação de todos os interessados.

NPC Informa

Mostra “Luzes e Formas” no Sindipetro-NF

A sede do Sindipetro-NF está com uma nova exposição. Na terça-feira, 9, ocorreu a abertura da mostra “Luzes e Formas”, da artista plástica Luanny Vidal. Os trabalhos que integram a exposição são pinturas a óleo que exploram técnicas de luz e sombra, especialmente a luz solar. “Tudo foi pensado e estudado para garantir a harmonia de cores fortes, muito presente no meu trabalho, sem pesar no olhar do observador”, explica Luanny. A artista de 26 anos nasceu em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, e atualmente reside em Macaé, onde atua também como servidora pública e é estudante do curso de Pintura em Tela na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). | Saiba mais.

Proposta de Pauta

Sem debate e sem voto da comunidade acadêmica, Ricardo Silva é indicado para cargo de reitor da Unirio

[Por Sheila Jacob/Boletim NPC] Uma sessão do Colégio Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), realizada na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, decidiu pelos nomes que constarão na lista tríplice a ser enviada ao governo para a escolha do próximo reitor da instituição. Só que algo inédito aconteceu. Pela primeira vez, a maioria dos professores conselheiros não seguiu o resultado das urnas. Encabeça a lista um candidato que não participou de nenhum debate e não passou pela consulta eleitoral. Trata-se de Ricardo Silva Cardoso, atual vice-reitor. Depois dele, vêm os professores Leonardo Villela de Castro, que teve 72% dos votos válidos, e Claudia Aiub, com 28%. Os nomes serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro para decidir quem estará à frente da gestão 2019-2023. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Novo plano de Bolsonaro estreia esta semana: uma TV estatal verde-oliva

[Por Daniel Giovanaz e Vivian Fernandes/ Brasil de Fato] 10 de abril de 2019. Essa é a data que trará uma pá de cal sobre a experiência de uma TV pública no Brasil. Nossa potencial BBC tupiniquim vai, definitivamente, ser oficializada como uma máquina de propaganda para o governo federal. E, ainda que o fim de uma TV pública agrade o oligopólio privado do rádio e da TV no país, um outro segmento vai ser ainda mais beneficiado: os militares. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

80 tiros em Guadalupe: como os jornais impressos do Grupo Globo abordaram a notícia

[Por Tatiana Lima, no twitter] Jornal para pobre e classe média baixa à esquerda: destaca o fato bárbaro de militares terem disparado 80 tiros em carro e fuzilado um homem. Jornal para classe média a alta e ricos, do mesmo grupo de mídia, à direita: chamada apenas no canto inferior direito. É assim que se segrega e forma opinião. As capas são dos jornais de segunda-feira, 8 de abril.

De olho no mundo

ComunicaSul vai cobrir greve geral e luta contra capitalização da Previdência no Chile

[Por Barão de Itararé] A rede de comunicação colaborativa ComunicaSul, integrada por diversos meios alternativos, está no Chile de 8 a 13 de abril. Os integrantes do projeto cobrem a greve geral, convocada para o dia 11, e as manifestações populares contra a capitalização/privatização da Previdência. Este é o mesmo modelo apresentado pelo governo Bolsonaro aos brasileiros. Saiba mais sobre a iniciativa.

Democratização da Comunicação

FNDC define agendas prioritárias em 2019

A Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aprovou oito ações prioritárias para o ano de 2019. As medidas foram debatidas em reunião co Conselho Deliberativo do Fórum realizada em fevereiro deste ano. São ações na área de telecomunicações, internet, radiodifusão, comunicação comunitária e alternativa e comunicação pública. | Saiba mais sobre cada uma delas.

Memória

Jornal ‘Repórter’ fez parte da imprensa alternativa contra a ditadura

[Por Cristina Chacel, em sua página no Facebook] Essa é a capa da edição número 1 do jornal Repórter, de dezembro de 1977. Um tempo de trevas, tortura, perseguições. Um tempo também de jornalistas que eram exemplo de uma categoria corajosa, combativa, de luta. Um tempo em que ser jornalista podia ser razão de orgulho.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindicato Químicos Unificados e Rede Livres lançam prêmio ‘A Vida Acima do Lucro’

No dia 8 de abril, o Sindicato Químicos Unificados e Livres - Rede de Produtos do Bem lançam o Prêmio “A Vida Acima do Lucro”. A iniciativa, que será anual, tem como objetivo homenagear trabalhadores, educadores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais que se dedicam a proteger a vida e impedir que os interesses econômicos se sobreponham a ela. Além da premiação, neste dia será relançado o filme “O Lucro Acima da Vida”. A partir de agora, ele está disponível no youtube. O filme, dirigido por Nic Nilson, é um drama ficcional baseado na história real de luta dos ex-trabalhadores da Shell/Basf. O elenco conta com atores como João Vitti, Déo Garcez, Denis Derkian, Celso Batista, Zezé Motta, Ailton Graça e Mateus Carrieri. O longa pode ser visto no canal da TV Movimento no Youtube, no link: https://youtu.be/6LcfwwcmeDA | Saiba mais sobre o prêmio.

Dicas

Boletim do Espaço Gramsci indica quatro livros sobre a ditadura

“Para que nunca se esqueça. Para que jamais se repita”. Foi com esse objetivo que o Espaço Gramsci indicou algumas obras sobre a ditadura civil-militar brasileira. Alguns dos títulos disponíveis sobre o assunto são “Seu amigo esteve aqui”, livro-reportagem de Cristina Chacel sobre a história de Carlos Alberto Soares, assassinado na Casa da Morte de Petrópolis; “A repressão militar-policial no Brasil”, livro escrito clandestinamente a muitas mãos por diversos presos políticos na década de 1970; “As duas guerras de Vlado Herzog”, de Audálio Dantas, sobre a trajetória do jornalista Vladimir Herzog, desde a fuga da Iugoslávia até o assassinato pela ditadura no Brasil; e, por fim, “Água braba”, em que Lurildo RIbeiro Saraiva recupera alguns acontecimentos marcantes como a "passeata dos cem mil", o sequestro do embaixador americano e a troca do prisioneiro por presos políticos da ditadura. Para ter mais informações sobre cada livro e saber como adquirir, basta clicar aqui.

Dicas

Filme ‘O fotógrafo de Mauthausen’

[Por Rodrigo da Silva] O filme, disponível na Netflix, é baseado na história real de um prisioneiro em um campo de concentração nazista. Ele conseguiu preservar o negativo de fotos feitas por um oficial da SS. As imagens serviram de provas dos crimes cometidos pela Alemanha de Hitler. Um filme necessário em tempos de discursos que flertam com o autoritarismo e em que tenta se negar o holocausto e o genocídio promovidos pela extrema direita. Além de ser um filme belo por si, com atuações excelentes e ótima fotografia. Não passarão! Ditadura Nunca Mais!

Pérolas

Por Camila Marins, jornalista e editora da revista ‘Brejeiras’

2019 e a mídia insiste em manchetes de "mulher gay". Colegas jornalistas, não dói escrever LÉSBICA.

Pérolas

Por Emicida, rapper

Se o Brasil tivesse respeito pelos seus cidadãos, era para esse país estar pegando fogo hoje (8/4). Oitenta tiros num carro de família que estava indo pra um chá de bebê. Um pai morreu na frente de um filho de sete anos. O militar, que atirou, debochou quando a mulher desceu do carro. A gente é de um país em que o segurança do mercado se sente livre para asfixiar um cara, assassinar aquele cara, e não acontece nada. Isso é um soco no estômago, um tapa na cara do brasileiro, pra mostrar como o nosso Estado é genocida. E a gente precisa urgentemente fazer alguma coisa com relação a isso.

Pérolas

Por Astrid Prange, jornalista alemã

A falsificação da história depois da visita a um museu em memória às vítimas do Holocausto cruzou todos os limites. Eu, como jornalista alemã, estou atônita. No mundo ideologicamente envenenado de Bolsonaro, a história parece ser uma massa de manobra.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 382

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link