Boletim do NPC

26 de abril de 2019

Notícias do NPC

Turma de 2019 do curso de comunicação popular do NPC está linda!

Nos sábados, dia 30/03 e dia 13/04, aconteceram as duas primeiras aulas da turma de 2019 do Curso de Comunicação Popular do Núcleo Piratininga de Comunicação. Foram dois dias de muito trabalho e debates sobre redação, reportagem, ferramentas da comunicação e a comunicação popular a partir da perspectiva de quem faz. A próxima aula será sábado, dia 27 de abril, sobre diagramação e fotografia. Sigamos!

Notícias do NPC

Foi lançado o Dicionário de Favelas Marielle Franco, que tem contribuições do NPC

Uma plataforma virtual que reúne conteúdos diversificados sobre as favelas do Rio de Janeiro. Esse é o Dicionário de Favelas Marielle Franco, que foi lançado na terça-feira, 16 de abril, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Coordenado pela professora Sônia Fleury, o material vem sendo construído a muitas mãos, de forma coletiva. O projeto se propõe a combater preconceitos e mostrar a diversidade de saberes, vivências, memórias, identidades, culturas e experiências que marca as favelas cariocas. O Núcleo Piratininga de Comunicação contribuiu e vem contribuindo com a inserção de verbetes. Alguns dos já publicados são: "Curso de Comunicação Popular do NPC", "Teia de Comunicação Popular do Brasil"; "Filme: A Comunicação Popular: Quem Faz?" e "Vila Recreio 2: Sonhos Demolidos". O dicionário pode ser acessado de forma gratuita em https://wikifavelas.com.br/ | Saiba mais.

Notícias da Teia

Quebradeiras de coco babaçu na Amazônia: luta em defesa das territorialidades

A Teia de Comunicação Popular publicou um ensaio fotográfico sobre as quebradeiras de coco babaçu na região da Amazônia. O projeto foi feito pelas pesquisadoras Geovania Machado Aires, Cynthia Martins e Camila do Valle. Elas realizaram trabalho de campo em distintas comunidades, sobre os saberes locais e o cotidiano das quebradeiras de coco. Também realizaram discussões e debates com as famílias, principalmente em torno dos conflitos. As tensões com os fazendeiros envolvem situações como a criação bubalina; apropriação ilegal de terras; saída de famílias de terras nas quais estavam historicamente estabelecidas; roubo de ruínas de Engenhos; devastações em grande escala de palmeiras; colocação de cercas elétricas para interdição das quebradeiras em adentrar as áreas de coleta e os campos naturais; e envenenamento das denominadas pindovas,as palmeiras pequenas. Para ler o texto e conferir as fotos, basta clicar aqui.

Artigos

Comunicação pública, mais um tiro na democracia, alvejada sem resistência

[Por Laurindo Lalo Leal Filho/ Rede Brasil Atual] Uma das primeiras medidas do governo golpista ao tomar o poder em 2016 foi a de acabar com a comunicação pública no Brasil. Através de medida provisória, transformou a EBC em empresa estatal, extinguindo, para isso, o seu Conselho Curador. Com o atual governo, o processo de desmonte foi institucionalizado. Ao arrepio da Constituição, que prevê a “complementaridade dos sistemas público, privado e estatal”, o presidente da EBC publicou portaria fundindo em uma só as TVs Brasil (pública) e a NBR (estatal). Esta última difere da pública por ser dirigida exclusivamente pelo poder governamental, sem nenhuma mediação da sociedade. Ao mesmo tempo foi anunciada a programação da emissora resultante da fusão, marcada pela prevalência de programas oficiais voltados para propagandear ações do governo e de exaltação às Forças Armadas.| Continue lendo.

A Comunicação que queremos

Brasil de Fato MG lança especial sobre os três meses do atentado de Brumadinho

Uma especial do jornal Brasil de Fato MG está todo dedicado ao crime de Brumadinho, ocorrido há exatos três meses. Há matérias que denunciam como o rompimento da Barragem foi o maior acidente de trabalho do país; e também que investigações apontam que desde 2002 a Vale já sabia dos riscos. O jornal apresenta histórias dos que sobreviveram e publica uma entrevista com André Sperling, promotor de Justiça. Ele afirma como as grandes empresas, para ter cada vez mais lucro, diminuem os custos de manutenção das barragens. Leia o material na íntegra.

Radiografia da Comunicação Sindical

Sindicato de Vinhedo faz outdoor contra Reforma da Previdência

Sindicato dos Químicos de Vinhedo (SP) entraram na campanha nacional contra a ‘reforma da previdência’ do governo Bolsonaro com seis outdoors em pontos de grande circulação da cidade. Na imagem, a mensagem lembra que o próprio presidente Jair Bolsonaro se aposentou aos 33 anos. A campanha faz parte da campanha nacional unificada contra a reforma da Previdência.

De Olho Na Vida

Entidades se unem para apurar violações de direitos humanos no Rio

Denúncias de violações dos direitos humanos na segurança pública do Rio de Janeiro serão analisadas por um Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa da Cidadania. O grupo, formado por organizações da sociedade civil e do poder público, foi lançado na quarta-feira (24). A jornalista Gizele Martins, do movimento de favelas, afirmou que essa é uma tentativa de promover o diálogo com os que mais sofrem diretamente com a violação dos direitos praticada pelas polícias e pelo exército, tanto para apurar as denúncias quanto para pensar políticas públicas. “O objetivo é trabalhar a sensibilidade do atendimento nos órgãos públicos, que muitas vezes desqualificam o nosso discurso, o nosso sofrimento, colocando em dúvida nossos depoimentos e denúncias”, afirmou. A ideia é dar protagonismo a todas as pessoas que sofrem diretamente com a perseguição policial e com a criminalização, como moradores de favelas, militantes do MST, do MTST e outros movimentos sociais. | Continue lendo.

NPC Informa

MTST promove campanha nacional de arrecadação de alimentos

O MTST lançou, no dia 18 de abril, a primeira Campanha Nacional de Arrecadação de Alimentos – Periferia Sem Fome. Essa é uma forma de contribuir para a garantia do direito à alimentação, previsto pela Constituição Federal. O recebimento de alimentos acontece em diversas cidades do país, até o dia 17 de maio. Há pontos de coleta em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Inclusive no Rio, o Espaço Gramsci, do NPC, é um dos locais de arrecadação (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia). São aceitos alimentos não perecíveis, dentro da validade e com a embalagem fechada. Para saber onde e como contribuir, basta acessar aqui.

Proposta de Pauta

Atos do 1º de Maio ocorrem em todo o país

Manifestações no Dia Internacional do Trabalhador ocorrerão em diversos estados brasileiros na próxima quarta-feira, 1º de Maio. As principais pautas são a luta contra o fim da aposentadoria e em defesa de mais empregos e salários decentes. Em São Paulo, as centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo farão um ato unificado no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h, com intervenções políticas e culturais. Em Brasília, um ato será realizado a partir das 13h no Taguaparque. A data também marca os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF). No Rio de Janeiro, será na Praça Mauá, a partir das 9h. Goiânia (GO) marcará a data a partir das 14h, com concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto, e às 16h sai a manifestação rumo à Praça Universitária, onde às 17h começam o ato político e as atividades culturais. Em Porto Alegre, às 15h tem caminhada na Orla do Guaíba e às 16h ato na Rótula do Gasômetro. Na capital paranaense, Curitiba, às 10h tem panfletagem da cartilha da previdência na Vila Torres e às 14h30 haverá atividade na Vigília Lula. Descubra onde será o da sua cidade.

De Olho Na Mídia

“Manchetômetro”: site analisa cobertura da mídia comercial 

[Por Brasil de Fato] O site “Manchetômetro” monitora a cobertura das grandes empresas de comunicação sobre temas relevantes da política e economia. Um grupo de 30 pesquisadores se dedica a analisar jornais como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e o programa de TV Jornal Nacional. “Existe um monopólio de empresas conservadoras que têm uma prática de jornalismo muito antiética e produzem uma concentração de opiniões favoráveis à posição delas. Quem circula em meios alternativos sabe que existem muitos argumentos contrários a reforma da previdência. No entanto, na GloboNews, Rede Globo e todas as televisões e jornais, existe de fato um coro em favor da reforma [da previdência] sem explorar os problemas que ela tem”, afirmou João Feres Júnior, em entrevista ao programa de rádio do Brasil de Fato. Ele é cientista político, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/UERJ) e coordenador do “Manchetômetro”. | Leia a matéria completa.

De olho no mundo

45 anos depois da Revolução dos Cravos, Portugal inaugura Memorial da Ditadura

“O povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade”. A música “Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, nos faz lembrar um dos episódios mais emocionantes do século 20. Foi a Revolução dos Cravos de Portugal, que, em 25 de abril de 1974, pôs fim à ditadura salazarista. Para lembrar esse período recente, foi inaugurado, nesta semana, um memorial em homenagem aos lutadores e resistentes daquele período. Fica na Fortaleza de Peniche, a cerca de cem quilômetros de Lisboa. O local funcionou como prisão durante o Estado Novo português. Nele, além do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, haverá um mural onde estarão marcados os nomes de 2500 presos políticos que lá estiveram encarcerados entre 1934 e 1974.

Democratização da Comunicação

Rádios comunitárias de Pernambuco têm encontro dia 19 de maio

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) de Pernambuco promove, no dia 19 de maio, o encontro regional das rádios comunitárias do Agreste Pernambucano. Será das 9h às 15h, no auditório da Universidade Maurício de Nassau, em Caruaru. A atividade é voltada para dirigentes de rádios comunitárias da região e tem como objetivo informar as principais pautas de luta a nível nacional e local. Também pretende orientar juridicamente a respeito das atualizações estatutárias, infrações por descumprimento dos apoios culturais e tramitação dos projetos de lei. Haverá ainda um bate-papo sobre captação de recursos e a proximidade do rádio com o público ouvinte através das plataformas digitais de comunicação. Os dirigentes podem se inscrever gratuitamente no local no dia do encontro ou pelo link http://bit.do/ePjc6.

Memória

Jornal da Cidade de Deus – edição de 1978

[Por Tatiana Lima] Hoje, 24 de abril, orientei um aluno da Rural que vai desbravar um projeto prático sobre representação da favela no cinema brasileiro a partir do filme Cidade de Deus. Aí mexendo nas minhas coisas encontrei esse jornal de 1978, chamado o Jornal da Cidade de Deus. Várias coisas me chamam a atenção neste jornal "comunitário", mas a principal é a notícia "Queremos um Cinema. Estamos pedindo muito?". Afinal, falamos da favela que entrou no imaginário social do cinema brasileiro através do cinema (inclusive, construindo uma representação pra lá de controversa) pelo filme "Cidade de Deus". A pergunta é: tem sala de cinema na Cidade de Deus? Ao que eu saiba não. Passaram-se 40 anos. Achei essa pérola na pesquisa sobre comunicação popular que fiz em 2015 para o NPC, para a produção do livro de comunicação popular organizado e escrito por Claudia Santiago.

Dicas

Tarsila do Amaral e Djanira em exposição no MASP

[Com informações do jornal O Globo] O Museu de Arte de São Paulo (Masp) apresenta dois importantes brasis para quem vive em São Paulo ou visita a cidade. As exposições panorâmicas das artistas Tarsila do Amaral (1886-1973) e Djanira (1914-1979) dão ao público do museu oportunidades para se olhar no espelho. Tarsila tem a obra revista em “Tarsila popular”. As 120 obras que compõem a exposição, 52 delas pinturas, apresentam um conjunto com amplitude jamais vista. Juntas, elas revelam o interesse da artista pela criação e os saberes populares. Já em “Djanira: a memória de seu povo” apresenta a trajetória da artista, sua história de vida e suas muitas viagens pelo Brasil, assim como sua pintura engajada. Djanira da Motta e Silva foi uma artista autodidata e de origem trabalhadora que teve uma sólida carreira em vida, mas acabou sendo colocada de lado nas narrativas oficiais da história da arte brasileira. A exposição de Djanira vai até o dia 19 de maio de 2019. A de Tarsila dura um pouco mais: vai até 28 de julho.

Dicas

Nova biografia escrita por Mário Magalhães chega às livrarias em maio

Boa notícia! "Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018" tem chegada prevista às livrarias para 20 de maio. Esse é o livro mais recente de Mário Magalhães, autor da biografia de Carlos Marighella que inspirou o filme dirigido por Wagner Moura. Como escreveu o autor, "o livro conta a história do ano em que o Brasil flertou com o apocalipse. Um ano que tão cedo não vai terminar. É um livro indignado, escrito em um tempo que exige indignação".

Dicas

Filme ‘Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência’

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) disponibilizou, no youtube, o filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”. O documentário conta a história de dez mulheres das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas. Por meio desse “fio” condutor, cada mulher bordou sua história, singular e coletiva, na respectiva região do mapa do Brasil. No final das filmagens, formou-se um mosaico de relatos de dor e superação. Estes bordados, que segundo Violeta Parra “são canções que se pintam”, trazem ao público uma reflexão do que é ser mulher atingida por barragens no Brasil de hoje.

Pérolas

Por Anderson França, no Facebook

Morreram mais de 500 em Moçambique. Nenhum rico enviou dinheiro. Que Deus é esse né? Catedrais impecáveis, e o povo lá fora, afogando.

Pérolas

Por Paulo Freire, em ‘Pedagogia da Autonomia’

Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar. A boniteza de ser gente se acha, entre outras coisas, nessa possibilidade e nesse dever de brigar. Saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 383

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link