Boletim do NPC

31 de maio de 2019

Banner

Alunos do curso de comunicação do NPC produzem vídeo em defesa da educação pública

No sábado (24/05), a aula do curso de comunicação popular do NPC foi sobre filmagem e edição de vídeo. Os monitores Fernando Santos e Fabiana Batista, que já fizeram o curso em outras edições. Como exercício prático, os alunos prepararam um vídeo para criticar os cortes na educação pública.

Notícias do NPC

Claudia Santiago participa de encontros no Rio e no Maranhão

Na semana passada, o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS) promoveu um encontro de formação de três dias para pensar sobre “comunicação estratégica e incidência política”. No primeiro dia, nossa coordenadora, a jornalista Claudia Santiago, orientou a discussão. Ela falou sobre “A comunicação na sociedade de hoje enquanto espaço estratégico de disputa”. Nos outros dias, foram abordadas questões como ambiente digital e medidas de segurança na rede. Estiveram presentes, nesse encontro, representantes da Pastoral Carcerária, CPT, Cimi, dentre outras entidades. Depois dessa atividade, Claudia Santiago foi para o Maranhão. Lá, nos dias 25 e 26 de maio, ela deu curso de oratória no Sindicato dos Bancários (foto).

Notícias da Teia

Estudantes protagonizam defesa da educação ocupando as ruas de Curitiba

[Por Paula Zarth Padilha] Ato público contra os cortes orçamentários na educação promovidos pelo governo Bolsonaro tem apoio popular e reuniu mais de dez mil pessoas na capital paranaense Uma emocionante manifestação de estudantes universitários na noite desta quinta-feira, 30 de maio, reuniu professores, familiares, ativistas partidários e dos movimentos sociais e sindicais em defesa da educação. O ato contra os cortes no orçamento das universidades públicas federais promovido pelo governo Bolsonaro tomou dimensões para além dessa pauta e denunciou os diversos retrocessos a que a população de um país em crise econômica e política está submetida: cortes nos benefícios sociais, riscos à aposentadoria, desemprego recorde, discriminações raciais, de gênero e diversidade, ataques ambientais. | Continue lendo.

Entrevistas

Radiojornal Tambor conversa com César Bolaño sobre o Intercom Nordeste

O programa Radiojornal Tambor entrevistou nesta sexta, 31/05, César Bolaño. O tema da entrevista foi o Intercom Nordeste, congresso regional de comunicação que acontece de 30 de maio a 01 de junho na Universidade Federal do Maranhão. Bolaño é graduado em Jornalismo pela USP, mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações.

A Comunicação que queremos

Brasil de Fato Paraná lança campanha de financiamento para manter o jornal nas ruas

No final de maio, foi lançada, com um debate, a campanha “Mantenha o Brasil de Fato Paraná nas ruas!”. A ideia é manter a distribuição, toda semana, desse jornal que sempre traz notícias que não são encontradas na mídia comercial. Desde 2016, o Brasil de Fato Paraná divulga informações sobre os problemas nos bairros da cidade, sobre as lutas sociais na defesa da terra, da moradia popular, das juventudes, da cultura local, enfim, da organização por direitos. São vinte mil exemplares distribuídos no estado, em 26 cidades e 50 pontos de distribuição. Saiba como ajudar clicando aqui.

Radiografia da Comunicação Sindical

Fisenge divulga boletim especial sobre o saneamento

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) divulgou, nesta semana, um informativo sobre a questão do saneamento no Brasil. As notícias abordam, principalmente, a tentativa de privatização do saneamento no país, por meio da MP 868/2018, e os prejuízos que podem vir se essa medida for aprovada. Leia o informativo e saiba mais em http://bit.ly/2JHRLIh

Artigos

O evangelho segundo o smartphone

[Por Reginaldo Moraes/ Jornal da Unicamp] Jean M. Twenge, professora da San Diego State University, tem vários livros estudando as diferenças culturais entre gerações. Não tenho nenhum conhecimento razoável nessa área – na verdade, só tenho conhecimentos fora do razoável. Mas para um leigo como eu ela sugere algumas coisas instigantes. O primeiro livro que me caiu no colo foi o “Generation Me”. É um veredito assustador. A Geração Me é a geração do “tudo para mim”. Logo depois vem a geração “iGen”, uma evidente alusão ao mundo dos iPads, iPods e iPhones. Ou, em termos mais amplos, à tralha tecnológica que gira em torno da Internet, a rede mundial que se tornou pública e comercial na metade dos anos 1990. | Continue lendo.

De Olho Na Mídia

Atos pela Educação ganham destaque na imprensa internacional

[Brasil de Fato] Os sites de alguns principais veículos de comunicação do mundo deram destaque, inclusive em suas home pages, aos atos ocorridos em mais de 200 cidades brasileiras nesta quinta-feira (30), nos quais cerca de 1 milhão de pessoas saíram às ruas para protestar contra os cortes na Educação promovidos pelo governo Bolsonaro. O britânico The Guardian chegou a afirmar que observadores consideram os atos de ontem "como os maiores protestos contra um presidente brasileiro recém-instalado em décadas” Os protestos serviram ainda de convocatória para uma greve geral contra o processo de extinção de direitos, em curso desde que Bolsonaro assumiu a Presidência. | Continue lendo.

De Olho Na Vida

‘Parem de nos matar’: manifestação contra violência policial no Rio de Janeiro  

Domingo, 26 de maio, foi dia de moradores e movimentos populares saírem às ruas da orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para gritar: “Parem de nos matar!”. O protesto lembrou os nomes de diversas vítimas da violência policial no Estado. Também fez duras críticas à atual política de segurança pública, que já teve 434 mortos apenas no primeiro trimestre de 2019, segundo dados do Instituto de Segurança Pública”. O atual governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi muito criticado pelos presentes por ter comandado e filmado uma ação da polícia em Angra dos Reis, atirando a esmo e colocando em risco a vida da população, principalmente negra e pobre. Eles também lembraram o caso do professor de jiu-jitzu Jean Aldrevande, assassinado pela polícia em maio no Alemão. A foto é de Adriana Medeiros.

Proposta de Pauta

Em reality show canadense, o amianto é o principal vilão

Fernanda Giannasi, da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, publicou em seu Facebook sobre a série “Irmãos à obra”, um reality show canadense, apresentado na TV a cabo no Brasil pelos canais Netflix e Discovery Home & Health. Dois irmãos gêmeos, Jonathan e Drew Scott, ajudam casais na busca e transformação da casa dos seus sonhos. São muitos os tormentos que os irmãos e os proprietários passam no decorrer da reforma. Dentre eles e um dos principais vilões, está um nosso velho conhecido aqui no Brasil: o AMIANTO. É quando eles começam a demolir paredes, arrancar o carpete e retirar os móveis antigos que o amianto geralmente aparece. Ao encontrar vestígios de amianto na obra, a reforma é interrompida imediatamente. Esse aspecto é interessante porque o STF proibiu, no Brasil, em novembro de 2017, a produção o uso e o comércio de amianto no Brasil. Só que, no início de maio de 2019, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou que irá se comprometer para liberar o uso do produto no país. Para saber sobre os prejuízos causados pelo material, acompanhe a página Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto: https://abrea.org.br/

Democratização da Comunicação

Renato Rovai lança livro sobre jornalismo digital no Brasil

O editor da Fórum, Renato Rovai, lançou, na última quarta-feira (29), seu novo livro “Um novo Ecossistema Midiático: A história do jornalismo digital no Brasil”. O livro aborda o novo ciclo da imprensa que teve início no país em 1995, quando o Jornal do Brasil decidiu colocar sua edição impressa para circular também na internet. Dividido em quatro grandes capítulos, o trabalho conta a história da internet, suas fases e os grandes debates que se deram sobre seu potencial libertador, por um lado, e de controle pelo outro. Também traz reflexões a partir de 38 entrevistas com personagens que fizeram a história do jornalismo digital no país. Nos dois últimos capítulos, Rovai discute questões atuais como fake news, o poder dos algoritmos, a influência de plataformas de rede como o Facebook na produção de notícias, a mudança do papel do jornalista e a crise do financiamento da imprensa. Para comprar, basta acessar aqui!

De olho no mundo

Italianos homenageiam Marielle Franco em história em quadrinhos

[Com informações do jornal O Globo] A vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) realmente virou semente, não apenas no Brasil, mas também no exterior. O jornal italiano “Il Manifesto” publicou, recentemente, uma história em quadrinhos sobre a lutadora brasileira, assinada por Assia Petricelli e Sergio Riccardi. A publicação começa assim: “Eu sou cria da Maré. Sou mulher negra. Sou anticapitalista. Sou militante política. Sou mãe". Além de retratar a vida de Marielle, a história em quadrinhos ressalta dados sobre a violência no Brasil, como o de que, por exemplo, em 2017, uma lésbica foi morta por semana. O exemplar impresso, de quatro páginas e em formato de tabloide, foi vendido junto com o jornal nas bancas da Itália. A edição digital ainda está disponível no site do Manifesto, mediante o pagamento de 1 euro (aproximadamente R$ 4).

Memória

A curva do S agora é patrimônio do Pará

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), sancionou a lei que declara e reconhece como patrimônio histórico e cultural do estado do Pará a “Curva do S”. Esse é o local em que ocorreu o episódio conhecido como “Massacre de Eldorado do Carajás”, uma chacina de militantes sem terra que ocorreu há 23 anos, no dia 17 de abril de 1996. De autoria do Deputado Dirceu Ten Caten (PT), a Lei nº 8.856/2019 garante a proteção do espaço da ‘Curva do S” para destinação de manifestações artísticas e culturais, preservando a sua história como contribuição para evitar que outros atos dessa natureza aconteçam novamente. A foto é de João Roberto Ripper. | Com informações do MST.

Dicas

Peça ‘Roda Viva’ continua em cartaz até o final de junho

O jornalista e professor Laurindo Leal Filho informou, pelo facebook, que a temporada da peça "Roda Viva" em São Paulo, prevista para terminar no próximo dia 2 de junho, foi prolongada. Agora ela fica em cartaz até o dia 29 de junho, devido à grande procura de ingressos. O espetáculo está em cartaz no Teatro Oficina: Rua Jaceguai, 520, Bela Vista, São Paulo. Garanta o ingresso pela internet.

Pérolas

Por  Elza Soares, ao receber o título de Doutora Honoris Causa na UFRGS

“Eu sou bisneta e neta de escravos. A minha bisavó Henriqueta foi uma escrava. A minha avó, Cristina, foi uma escrava e a minha mãe, Rosária, pegou o final da escravatura. Estou aqui representando elas com muito orgulho. Nós queremos mais educação, nós queremos mais cultura, mais universidades gratuitas e escolas públicas”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 386

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915) e Sheila Jacob

Redação: Sheila Jacob

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link